Resumo:
O Reading the Mind in the Eyes Test (RMET) é utilizado internacionalmente para avaliação da percepção emocional, mas são poucos os estudosde validade com amostras brasileiras. O teste foi respondido por 1440 participantes, juntamente com o Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias (PEP) e provas de raciocínio abstrato (RA) e verbal (RV). Os itens do RMET foram estudados com modelo de Rasch. Os resultados indicaram que os itens estão concentrados em um nível menor de dificuldade, com falta de itens difíceis para avaliar níveis mais altos de percepção emocional. Tanto o RMET quanto o PEP mostraram correlações significativas com RA e RV, corroborando estudos que mostram que percepção emocional está relacionada a outros tipos de inteligência. Contudo a correlação entre RMET e PEP foi menor do que esperada (r=0,43), sugerindo que percepção de emoção nos olhos está apenas parcialmente relacionada a percepção na face inteira.
Palavras-chave: faciais; inteligência; avaliação psicológica; teoria de resposta ao item