Resumo
A motivação para aprender é um elemento impulsionador do comportamento do aluno, atuando de modo subjacente à resolução de demandas escolares, porquanto exerce influência no desenvolvimento e expressão das competências socioemocionais e desempenho escolar. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre a motivação para aprender, as competências socioemocionais e o desempenho escolar em crianças matriculadas no ensino fundamental. Foram examinados 9.631 resumos das bases ASSIA, EDUC, ERIC, PsycArticles, Science Direct, SCOPUS e Web of Science, finalizando com 44 estudos. Os achados indicaram uma relação positiva entre os três construtos, corroborando a literatura sobre os benefícios de vários indicadores de bem-estar escolar e psicológico de crianças e adolescentes para potencializar a aprendizagem e o desempenho escolar. Ressalta-se que as interações aluno-família e aluno-professor podem favorecer o sucesso ou insucesso do aluno.
Palavras-chave:
socialização; motivação; rendimento escolar; revisão de literatura