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Avaliação da Satisfação dos Pacientes, Familiares e Profissionais com um Serviço de Saúde Mental

Resumo

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) visam o tratamento de pessoas com transtornos psiquiátricos e sua reinserção na comunidade. As avaliações destes serviços são importantes para a manutenção da sua qualidade. Este estudo avaliou a satisfação de 84 pacientes, 84 familiares e 67 profissionais com um CAPS III. Foram realizadas entrevistas individuais estruturadas, com aplicação das Escalas de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) e questionários sociodemográficos. Os escores globais de satisfação foram elevados para os familiares e moderados para os pacientes e profissionais. Os familiares estavam satisfeitos com todas as dimensões do serviço, os pacientes com a dimensão do acolhimento e os profissionais com o relacionamento entre colegas no trabalho. Pacientes e profissionais estavam insatisfeitos com a infraestrutura e os profissionais com as condições de trabalho. Os resultados apontaram para a necessidade de investimentos em infraestrutura e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais.

Palavras-chave
serviços de saúde mental; saúde mental comunitária; serviços de saúde pública; satisfação

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