Resumo
Para avaliar a consciência fonológica, habilidade determinante para a aprendizagem da leitura e da escrita, é necessário prover evidências acerca do construto que um dado instrumento se propõe a mensurar de modo a fornecer parâmetros confiáveis tanto para a pesquisa empírica como para o desenvolvimento de programas de intervenção educacional e de reabilitação. No Brasil, até o momento, não há estudos de evidências de validade com base na estrutura interna para testes de consciência fonológica. Este artigo apresenta os resultados para a validade de um teste de consciência fonológica constituído por três sub-testes: duas tarefas de subtração do fonema inicial e uma de segmentação fonêmica. A análise fatorial confirmatória multidimensional foi aplicada a uma amostra de 176 estudantes brasileiros ( M idade= 9,3 anos) de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Resultados indicaram modelo bem ajustado, com itens de dificuldade mediana e cargas fatoriais altas; corroborando a estrutura interna e concepção teórica adequadas.
Palavras-chave
consciência fonológica; validade do teste; alfabetização