Resumo
Tumores cerebrais pediátricos, frequentemente, acarretam agravos ao desenvolvimento socioemocional. Este estudo objetivou avaliar os efeitos de uma intervenção sobre a competência social de crianças sobreviventes de tumor cerebral por meio do delineamento de estudo de casos múltiplos. Duas díades mãe-criança receberam três visitas domiciliares para a avaliação pré-intervenção, e outras três visitas domiciliares, dois meses após a intervenção, para a avaliação pós-intervenção. A coleta de evidências pré e pós-intervenção envolveu informações clínicas da criança e entrevistas semiestruturadas com a mãe e com a criança sobre os componentes ajustamento social e interação social. A intervenção durou de sete a nove sessões, sendo mãe e criança atendidas separadamente. Os dados foram submetidos à análise de modelos lógicos. Os resultados revelaram melhora na competência social de ambos os casos, especialmente no padrão de interação social com pares. Discutem-se as implicações das sequelas do adoecimento nos déficits e na promoção da competência social.
Palavras-chave:
intervenção psicológica; habilidades sociais; neoplasias; estudo de caso