Editorial
O primeiro número do ano 2000 da Cadernos de Psicologia e Educação Paidéia se concretiza no momento em que já foi realizada nova análise pela Comissão de Avaliação de Periódicos, vinculada à CAPES e que a confirmou como sendo Nível A, com circulação Nacional. A este fato vem se juntar mais uma notícia alvissareira, a de que a Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, após análise tanto da estrutura quanto do material que é publicado pela Cadernos de Psicologia e Educação Paidéia, aceitou o seu credenciamento, o que significa ter a revista a partir desse número a possibilidade de contar com o aval da instituição e ter sua vinculação ao Projeto SciELO, que permite disponibilizar on-line as revistas credenciadas.
Este é também um momento para se comemorar o aniversário da Cadernos de Psicologia e Educação Paidéia que em 2001 completa uma década e vem, desde sempre buscando ampliar seu papel como veículo de divulgação dos trabalhos de pesquisadores e profissionais, com o objetivo de transmitir à Comunidade Acadêmica resultados importantes, revisões da literatura, discussões de temas e projetos de interesse visando contribuir para a construção de um conhecimento nas áreas da Psicologia e Educação, tendo ainda o suporte e a integração com outras afins: História, Antropologia, Sociologia, Saúde Pública.
A comunicação é um processo básico, parte inerente da atividade científica e portanto uma exigência para todos os pesquisadores. As formas de se cumprir tal exigência podem e devem variar, mas a necessidade de aprimoramento é uma constante, o que implica em burilar cada vez mais a linguagem a ser usada para transmitir o dado coletado Há que encontrar a maneira de dizer os resultados da investigação capaz de fazê-los compreensíveis para toda a comunidade acadêmica; há que relatar de tal modo os procedimentos utilizados tornando-os passíveis de replicação por outros pesquisadores; ao mesmo tempo, há que conhecer e cumprir as regras de publicação. Nesse sentido, a submissão do trabalho redigido a uma análise pelos pares mostra-se um requisito essencial para poder garantir a qualidade do que é publicado, levando a um aperfeiçoamento de quem escreve, de quem analisa e, sem dúvida, da revista.
De fundamental importância tem sido o trabalho desenvolvido pela Comissão de Publicação, em todas as direções: da obtenção de recursos e montagem de uma infra-estrutura para recebimento e encaminhamento dos artigos à divulgação da revista, ao seu credenciamento e indexação. O papel do Conselho Editorial se consolida, tornando a revista conhecida em diferentes regiões do Brasil e alargando as suas fronteiras no exterior.
Este número 18, volume 10, traz inicialmente Artigos de Pesquisa que focalizam na área do Ensino, a Universidade e suas perspectivas para o século XXI e a questão do êxito escolar de crianças de camadas sociais desfavorecidas; o tema da Família aparece focalizado nas suas transformações e dificuldades que ela enfrenta nas camadas populares; finalmente são apresentados artigos que discutem o comportamento de bebês e as implicações da prematuridade frente ao desenvolvimento. O artigo de Revisão da Literatura aborda uma questão atual e discute as intersecções da História e da Sociologia da Educação, da maneira como vem se dando nas pesquisas no Quebec. Finalmente, o artigo que é um Relato de Experiência descreve um procedimento para ajudar adolescentes a analisarem seu comportamento frente à sexualidade.
O número 18 comporta ainda as Notícias de Congressos. Estas informações são consideradas importantes pois, como já se salientou anteriormente, os Congressos permitem uma troca interessante de informações, dada a rapidez da divulgação dos resultados de investigações e projetos de intervenção, facilitando sobremaneira os contatos entre pesquisadores e criando a oportunidade para expansão de projetos que reúnam grupos de diferentes unidades, universidades e países.
E, à medida em que alguns objetivos são cumpridos, outros vão surgindo; mas a intenção é sempre a mesma: crescer e melhorar a cada novo número, apresentando um conjunto de artigos analisados e aceitos por pesquisadores competentes [Os Ad Hoc que dão sustentação à revista ao colaborarem com pareceres circunstanciados a cada trabalho que recebem], selecionados para comporem um conjunto que, dando espaço à diversidade [de autores e de assuntos], mantenha o foco em temas definidos como relevantes.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
30 Jul 2009 -
Data do Fascículo
Jul 2000