Resumo:
A importância da linguagem e de seu ensino formal durante a fase escolar inicial tem motivado estudos que procuram alternativas para implementá-las com sucesso. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de intervenção sobre as habilidades linguísticas avaliadas. Os participantes foram alunos do 6o ano do ensino fundamental, avaliados quanto à compreensão de leitura, à grafia, ao reconhecimento de palavras e à consciência metatextual. Foi realizado um programa de intervenção com 103 deles, separados em grupo experimental (GE) e de controle (GC). O grupo experimental participou de 10 sessões, usando a técnica de Cloze gradual em textos de gêneros textuais diversos, por meio dos quais pretendeu-se, além do desenvolvimento da compreensão de leitura, também o desenvolvimento da consciência metatextual. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC no pós-teste. Sugere-se a realização de novos estudos para permitir a generalização dos resultados.
Palavras-chave
teste de Cloze; compreensão da leitura; reconhecimento de palavras; metalinguagem