Resumo
Constituem lacunas os modos como se associam depressão materna, práticas educativas e problemas comportamentais infantis. O objetivo do estudo foi verificar: (a) associações entre depressão materna, práticas parentais e problemas de comportamento nesta amostra; (b) efeito preditivo isolado e combinado da depressão materna e das práticas parentais positivas e negativas para os problemas de comportamento; e (c) possível efeito moderador das práticas positivas para a relação entre depressão materna e problemas de comportamento. Participaram 101 mães biológicas de crianças que responderam a instrumentos de autorrelato validados. Os dados foram tratados por análises de regressão uni e multivariada, sendo conduzidas análises de moderação. Verificaram-se associações entre parentalidade negativa, depressão materna e problemas comportamentais; com moderação das práticas positivas na redução do impacto negativo da depressão. Sugere-se o ensino de práticas positivas para minimizar fatores de risco para problemas comportamentais.
Palavras-chave:
depressão; relações mãe-criança; comportamento infantil