Habilidades sociais competem com comportamentos problemáticos, e a combinação destes aspectos pode levar a diferenças na competência social. Este estudo teve como objetivo avaliar diferenças e semelhanças na competência social de 26 pré-escolares em função de: (1) grupos a que pertenciam, sendo um com habilidades sociais e três com comportamentos problemáticos (internalizantes, externalizantes e mistos); (2) tipos de avaliação, considerando-se estimativas de mães e de professoras e observação direta em situação estruturada; e (3) situações estruturadas como demandas para cinco classes de habilidades sociais. O desempenho das crianças em cada situação foi avaliado por juízes e estimado pelas mães e professoras. Verificou-se similaridade na competência social estimada por mães, professoras e no desempenho observado. Somente professoras diferenciaram os grupos (maior competência social para o grupo com habilidades sociais e menor para os grupos internalizantes e mistos). Demandas de assertividade diferenciaram os grupos. Foram discutidas as questões metodológicas e o potencial clínico-educacional das situações estruturadas para promoção de habilidades sociais.
habilidades sociais; distúrbios do comportamento; estimativa; métodos de observação; pré-escolares