Resumo em Português:
Este estudo busca fazer um levantamento da situação atual da divisão de responsabilidades pelo oferecimento do ensino no Brasil, confrontando-a com as disponibilidades de recursos financeiros dos níveis de governo. Finalmente, é feita uma análise das implicações da Emenda Constitucional n° 14/96 que cria o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, assim como das propostas recentes de municipalização do ensino fundamental.Resumo em Inglês:
This study intends to analyse the present situation of the division of responsabilities with the offering of schools in Brazil and at the same time to confront this with the resources the Federal Gouvernement gives to Education. Finally it is done one analyses of the Constitutional Law numberl4/96.Resumo em Português:
A Escola na atualidade vem sendo muito discutida . É frequentemente falado que ela passa por um conjunto de alterações e que são grandes as dificuldades que enfrenta. Os objetivos desse estudo estão voltados para a análise de dados que descrevem o processo de escolarização de crianças nas décadas de 60/70 e na atualidade, visando traçar comparações e identificar possíveis variáveis associadas às mudanças observadas.Resumo em Inglês:
Presently it is common to find someone discussing the School, the changes she is undergoing and the difficulties she is facing. The objectives of this study are to analyse data that describe the school process in the last four decades and to make comparisons identifying the possible variables that can be associated with the changes observed.Resumo em Português:
Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre as formas de interação entre crianças escolares e desenvolver uma programação de atividades lúdicas para serem executadas no pátio de uma escola rural da região de São Carlos (Estado de São Paulo), nos horários de recreio. Aproximadamente 200 crianças na faixa etária compreendida entre os 7 e 10 anos foram beneficiadas com este programa, que teve a duração de um ano. Após a intervenção, cada atividade aplicada foi avaliada segundo sua eficácia no desenvolvimento da competência social das crianças. Os resultados mostraram que a proposta colocada em prática atendeu às expectativas, destacando-se, entre outros:1) o crescimento do índice de participação das crianças à medida que as sessões de brincadeiras eram oferecidas;2) a progressiva participação de meninas em brincadeiras tidas como masculinas e da participação de meninos em brincadeiras rotuladas como femininas; 3) a progressiva permanência de meninas em áreas do pátio antes frequentadas exclusivamente por meninos e vice-versa;4) a ocorrência de interações entre os sexos e entre crianças que não se conheciam;5) o aumento da cooperação entre os grupos durante as brincadeiras;6) os relatos de professores indicando melhoras no comportamento dentro da sala de aula após o recreio;7) a diminuição acentuada dos comportamentos anti-sociais observados no pré teste.Resumo em Inglês:
This study had as its main objective to analyse the interactions between school children so it could be possible to propose and realize a program with joke activities in the yard of a Rural School in the State of São Paulo. 200 children from 7 to 10 years old. During one year these children had oriented activities in the recreation time. The results indicate that such program brings many advantages changing the anti-social behavior of children in the playground and also in the classroom.Resumo em Português:
Este artigo teve como objetivo analisar as oportunidades de interação da criança pequena, nas creches públicas, situadas em uma cidade de porte médio no interior do estado de São Paulo. Foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturado dirigido à duas berçaristas que trabalham há mais de dez anos em duas creches, situadas em bairros distintos da cidade, com objetivo de conhecer a rotina de atividades com foco nas relações que as crianças estabelecem. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa. Adotamos a relação pedagógica como eixo para identificar as ações educacionais que ocorrem ou poderiam ocorrer entre crianças e educadores. Os resultados mostram que é necessário rediscutir o conteúdo trabalhado junto às crianças, a forma como é ministrado e ainda considerar o perfil do profissional "berçarista" diante da rotina que se dá no cotidiano. São sugeridas reflexões sobre a estrutura e funcionamento do berçário em função da possibilidade de promoção do desenvolvimento infantil, neste contexto.Resumo em Inglês:
This paper aims to analyse the opportunities of the child interaction in day care centers in a medium size town in the State of São Paulo/Brazil We have elaborated and used one regulation of semi-strucutred interviews directed to two caretaker (caregivers) that have been working in two day care centers for more than ten years, in order to know the educational proposal and activities routine. We have adopted the educational relationship as the axix to identify the educational actions that occur or could occur among children and educators. The results show that it is necessary to review the subject worked with the children, the way it is employed and to consider the caretaker professional profile in the dayle activities routine. Relfections about the structure and running of the day care center related to the possibility of stimulating the child development have been proposed in this context.Resumo em Português:
Esse trabalho visou a análise das representações afetivas e cognitivas em crianças de 4 a 5 anos de idade, em relação ao seu desempenho escolar, a partir de suas respostas ao CAT-A e ao Desenho-Estória (aspectos afetivos) e ao Pré-Bender (Avaliação Gráfica da Organização Perceptivo-Motora para crianças de 4 a 6 anos) - aspectos cognitivos. O desempenho escolar das crianças foi avaliado pelo professor a partir de um roteiro previamente elaborado. A amostra consistiu de 10 crianças, de ambos os sexos (5 meninas e 5 meninos), com idade variando entre 4 e 5 anos, alunos de uma escola de artes da cidade de Ribeirão Preto. Os resultados mostram que o desempenho escolar é relacionado positivamente com as Representações Afetivas das Relações de Objeto, orientando-se na mesma direção.Resumo em Inglês:
The main purpose of this work was to analyze the affective and cognitive representation of 4 a 5 year old children and its relations to school development from their answers to CAT-A and to the Picture-Story (affective aspects) and to Graphic evaluation of Perceptive-Motor Organization (Pre-Bender) to 4 to 6 year old children (cognative aspects). The school Development of the children was evaluated by the teacher since a previous elaboration schedule. The sample is made with 10 children, of both sexes (5 boys and 5 girls) with age from 4 to 5 years, students from an art school from the city of Ribeirão Preto. The results show that the school Development are positively related with the Cognitives Representations and with the Representation of Object Relations, guiding in the same way.Resumo em Português:
Este artigo, ancorado em estudos recentes e antigos, mostra o afastamento dos cursos de formação de professores em relação aos elementos que compõem a prática profissional docente. Favorável a uma aproximação efetiva com o contexto das práticas de sala de aula, o autor defende a idéia de uma formação de professores atrelada aos problemas e necessidades da prática docente no ensino formal de 1º e 2º graus.Resumo em Inglês:
This article discuss the theoretical and abstract nature of the teacher education in relation of concret educational reality. Drawing on the ideas of authors which discuss the relationship between theory and practice, the author of this article point out the necessity of rethink of teacher education taking in account the real context and problems of in service teachers.Resumo em Português:
O artigo relata parte de estudo desenvolvido junto ao Núcleo de Ensino de Araraquara para caracterizar o professorado que atua em cursos de Magistério (antigo Normal). Por meio de questionários foram obtidas e analisadas informações relativas a sexo, idade, estado civil, experiências anteriores e responsabilidade pelo sustento da família. A análise focaliza relações com o processo educativo, com outros estudos e com aspectos extra-escolares.Resumo em Inglês:
This article presents some results of a study developed at Núcleo de Ensino, in Araraquara, SP, Brazil with the aim of characterizing the teachers that are working at high school courses for teachers education. Information was obtained by means of questionnaires and the results about sex, age, civil status, previous experience and responsability for family's maintenance iowere analysed. The analysis focuses the relations of these characteristics with the educacional process, with ottsher similar studies and whith features external to school.Resumo em Português:
Este texto visa rediscutir o papel do laboratório no ensino de química em instituições de ensino médio, a partir da análise de momentos significativos em que o laboratório foi proposto como requisito fundamental para a melhoria deste ensino. Para tal fim são analisados documentos oficiais, livros didáticos, anais de congressos, publicações especializadas, registros pessoais elaborados durante eventos voltados para a formação de professores de química. Ao buscarmos delinear no movimento descrito pelo ensino de química, o papel atribuído ao laboratório, percebemos que da década de 30 ao início dos anos 80 a inovação deste ensino esteve vinculada ao uso do mesmo, embora sob diferentes argumentos. Na Proposta Curricular, publicada em meados dos anos 80 e ora vigente além da experimentação outros elementos são considerados importantes na metodologia do ensino de química.Resumo em Inglês:
This paper tries to bring basis to discussion about the role played of the laboratory in chemistry teaching, in second grade schools. This analysis is iniciatiate in 1930 and arrive at nowadays trough the study of Oficial Documents, Didatic Books, Congress Abstracts and Specialized Publications.Resumo em Português:
Com base em pesquisas anteriores, o presente estudo teve por objetivo analisar os aspectos estruturais do Curso de Psicologia da FFCLRP-USP e foi realizado com docentes, psicólogos contratados, supervisores voluntários, alunos do 2º ao 5º ano e ex-alunos do curso, num total de 72 participantes. Os dados foram coletados através de questões abertas, tendo por base um conjunto de informações sistematizadas sobre a estrutura curricular do curso e foram analisados por procedimentos de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicaram 6 categorias de apreensão mais global do curso como um todo e 16 categorias que focalizaram partes específicas do curso, e sua análise sugere que a ausência de um projeto comum para o curso de graduação tem favorecido uma formação densa, porém fragmentada, permitindo pseudo-especializações precoces; e que o desequilíbrio na formação está ligado a uma ênfase no modelo quantitativo como fundamento da formação científica, e no modelo clínico-diádico como fundamento da formação profissional.Resumo em Inglês:
On basis of previous research, the objective of the present study was to investigate the structural aspects of the Psychology Course of FFCLRP-USP. Faculty members, contracted psychologists, volunteer supervisors, 2nd to 5th year students and graduate students participated in the study, for a total of 72 subjects. Data were collected using open questions based on a set of systematized information on the curricular structure of the course and analysed by content category analysis. The results indicated 6 categories of more general consideration of the course as a whole and 16 categories that focused on specific parts of a course, and their analysis suggests that the absence of a commom project for the undergraduate course has favored a dense, but fragmented, type of training, permitting early pseudospecializations, and that this disequilibrium in training is linked to emphasis on the quantitative model as a foundation of scientific training and the clinical-diadic model as the foundation of professional training.Resumo em Português:
O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o atraso escolar, abordando a multiplicidade de fatores internos e externos envolvidos neste, destacando a aprendizagem como um indicador do processo de desenvolvimento e funcionamento afetivo das crianças. O atraso escolar caracteriza-se como uma das principais queixas dos pais que procuram os serviços de psicologia para o atendimento de crianças.Resumo em Inglês:
In this article we present some considerations about being left behind in school, with an analysis of the multiple internal and external factors involved in this, and with emphasis on learning as an indicator of the process of affective development and functioning of children. Being left behind in school is one of the major complaints of parents who look for psychology services for their children.