Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 23, Número: 54, Publicado: 2013
  • Produzindo e Comunicando Ciência: A Difusão do Conhecimento Científico para a Sociedade Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Paidéia: Relatório de Gestão - 2012 Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Desenvolvimento e Validação Factorial da Escala de Motivos face à Parentalidade Artigos

    Matias, Marisa; Fontaine, Anne Marie

    Resumo em Português:

    Ter filhos é uma decisão influenciada por vários fatores. O objetivo deste estudo foi descrever a construção e validação de um instrumento em língua portuguesa para análise dos motivos subjacentes à decisão de ter ou não ter filhos. A Escala de Motivos face à Parentalidade, construída com base numa revisão de estudos e escalas pré-existentes, foi administrada a duas amostras e alvo de análise fatorial exploratória e confirmatória. A escala final é composta por 30 itens divididos em quatro fatores: Enriquecimento Emocional, Reconhecimento Social, Interferência no Estilo de Vida e Antecipação de Problemas de desenvolvimento na criança. Todas as subescalas apresentaram bons índices de consistência interna e boa estabilidade fatorial. Considera-se que a escala aqui apresentada poderá contribuir para uma melhor compreensão da temática da decisão de ter ou não filhos.

    Resumo em Espanhol:

    Tener hijos es una decisión influenciada por varios factores. La finalidad en este estudio fue describir la construcción y validación de un instrumento en lengua portuguesa para el análisis de una categoría de factores, los motivos subyacentes de la decisión de tener hijos o no. La Escala de Motivos ante la Parentalidad, construida con base en una revisión de estudios y escalas pre-existentes, fue administrada a dos muestras y sometida al análisis factorial exploratoria y confirmatoria. La escala final está compuesta por 30 ítem, divididos en cuatro factores: Enriquecimiento Emocional, Reconocimiento Social, Interferencia en el Estilo de Vida y Antelación de Problemas en el desarrollo del niño. Todas las sub-escalas alcanzaron buenos índices de consistencia interna y buena estabilidad factorial. Se considera que la escala presentada podrá contribuir a una mejor comprensión sobre la temática de la decisión de tener hijos o no.

    Resumo em Inglês:

    To have a child is considered to be a decision influenced by several factors. This paper describes the process of development and validation of an instrument in Portuguese language to analyze the motives underlying this decision. The Motives toward Parenthood Scale was developed using a revision of previous studies and instruments. Exploratory and confirmatory factor analyses were performed using different samples. The final scale is composed of 30 items and 4 factors: Emotional Enrichment, Social Recognition, Lifestyle Interference and Anticipation of Problems in the development of the child. All subscales showed good internal consistency and good factorial stability. This instrument is expected to allow for a more comprehensive analysis of the decision to have a child.
  • O Engajamento Paterno como Fator de Regulação da Agressividade em Pré-Escolares Artigos

    Gomes, Lauren Beltrão; Crepaldi, Maria Aparecida; Bigras, Marc

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo investigar o engajamento paterno como fator de regulação da agressividade em crianças de quatro a seis anos de idade. Cinquenta pais responderam a questionários sobre seu engajamento com os filhos e dados sociodemográficos e 26 educadoras responderam questionários acerca do desenvolvimento social das crianças. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Constatou-se que os pais estão engajados com seus filhos e realizam com maior frequência atividades referentes a suporte emocional, disciplina e jogos físicos. O pai com maior jornada de trabalho é menos engajado e quanto mais ele se dedica aos cuidados básicos e às tarefas de casa, menos os filhos apresentam problemas de externalização. Políticas e programas de apoio ao envolvimento paterno são essenciais para a transformação e consolidação da responsabilidade masculina com relação aos filhos e para a prevenção da agressividade persistente.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo investigar la participación de los padres como un factor en la regulación de la agresividad en niños de cuatro a seis años de edad. Cincuenta padres respondieron cuestionarios sobre su relación con sus hijos y datos sociodemográficos; y 26 profesores respondieron cuestionarios sobre el desarrollo social de los niños. Se realizaron analices descriptivo e inferencial con la ayuda del software SPSS. Se encontró que los padres están comprometidos con sus hijos y realizan con más frecuencia actividades relacionadas con apoyo emocional, disciplina y juegos físicos. Los padres con más horas de trabajo son menos comprometidos y, cuanto más se dedican a la atención básica y a las tareas domésticas, menos problemas de externalización tienen sus hijos. Políticas y programas para apoyar la participación de los padres son esenciales para la transformación y consolidación de la responsabilidad masculina respecto a los niños y la prevención de la agresividad persistente.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate paternal engagement as a factor related to aggressiveness regulation in four to six year old children. Fifty fathers answered questionnaires regarding their involvement with their children and sociodemographic data and 26 teachers answered questionnaires about the social development of the children. Descriptive and inferential statistical techniques were employed. It was found that the fathers were engaged with their children and more frequently performed activities related to emotional support, discipline and physical games. The fathers with more working hours were less engaged and the more the father involved himself in the basic care and household tasks, the less his child presented externalizing problems. Policies and programs to support paternal involvement are essential for the transformation and consolidation of male responsibility in relation to children and the prevention of persistent aggression.
  • Distúrbio Específico de Linguagem: Caracterização Neuropsicológica Artigos

    Coelho, Sandra; Albuquerque, Cristina Petrucci; Simões, Mário Rodrigues

    Resumo em Português:

    O presente estudo pretende caracterizar o funcionamento neuropsicológico de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) nas áreas da memória visual e verbal, atenção/funções executivas e funções visuopercetivas. A amostra é constituída por 28 crianças com DEL e 28 crianças sem DEL, sendo ambos os grupos equiparáveis em termos de idade, género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. Para o efeito, recorreu-se a testes da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra e os dados foram analisados através de testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. De um modo geral, os resultados obtidos diferenciam os desempenhos das crianças com DEL dos observados em crianças sem DEL. Em concreto, e comparativamente ao grupo de controlo, o grupo de crianças com DEL apresentou resultados significativamente inferiores na memória visual e memória verbal, na atenção seletiva e sustentada, nas funções executivas, na fluência verbal semântica, nas funções visuopercetivas e na velocidade de processamento.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio trata de caracterizar el funcionamiento neuropsicológico de niños con Trastorno Específico del Desarrollo del Lenguaje (TEDL) en las áreas de la memoria visual y verbal, atención/funciones ejecutivas y funciones visuoperceptivas. La muestra abarcó a 28 niños con TEDL y 28 niños sin TEDL, ambos grupos equiparables en términos de edad, género, nivel de escolaridad y nivel socioeconómico. Para tal efecto, se aplicó los test de la Batería de Valoración Neuropsicológica de Coimbra y los datos fueron analizados con testes estadísticos paramétricos y no paramétricos. En general, los resultados obtenidos diferencian los desempeños de los niños con y sin TEDL: el grupo de niños con TEDL presentaba resultados significativamente inferiores en la memoria visual y verbal, en la atención selectiva y sustentada, en las funciones ejecutivas, en la fluidez verbal semántica, en las funciones visuoperceptivas y en la velocidad de procesamiento.

    Resumo em Inglês:

    This study's objective was to characterize the neuropsychological functioning of children with Specific Language Impairment (SLI), in the areas of visual and verbal memory, attention/executive functions, and visual-perceptual functions. The sample consisted of 28 children with SLI and 28 children without SLI. Both groups were comparable in terms of age, gender, school grade and socioeconomic level. The assessment instruments used are part of Coimbra's Neuropsychological Assessment Battery and data were analyzed through parametric and nonparametric statistical tests. In general, the results differentiate the performances of children with SLI from those observed in children without SLI. In comparison to the control group, the group of children with SLI obtained poorer results in visual memory and verbal memory, selective and sustained attention, executive functions, semantic verbal fluency, visual-perceptual functions and processing speed.
  • Validade de Critério do Inventário de Potencial para Abuso Infantil (CAP) Artigos

    Patrian, Ana Carolina de Almeida; Rios, Karyne de Souza Augusto; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    É grande o interesse pelo tema da violência contra a criança, porém são escassas suas formas de avaliação, dificultando o desenvolvimento de intervenções. O Inventário de Potencial de Abuso Infantil (CAP) é considerado eficaz na identificação precoce de pais considerados em risco de agredirem fisicamente seus filhos e uma boa ferramenta para avaliar intervenções na área dos maus-tratos contra crianças e adolescentes. O presente estudo objetivou realizar a validade de critério do Inventário CAP, por meio da comparação de seus resultados entre cuidadores considerados de alto risco para abuso infantil e cuidadores de baixo risco para o abuso infantil. Dois grupos de pais foram participantes, sendo um grupo composto por 20 pais denunciados por agressões físicas e o outro grupo de 20 pais não agressores de igual nível socioeconômico e educacional. Os resultados indicaram que o inventário é capaz de avaliar as diferenças entre os grupos propostos, demonstrando ser um bom instrumento para o trabalho de serviços de proteção à criança epara a avaliação de intervenções e políticas públicas ou pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Existe gran interés en el tema de la violencia contra los niños, pero son raras las formas de evaluación, lo que dificulta el desarrollo de intervenciones.El Inventario Child Abuse Potential (CAP) se considera eficaz en la identificación temprana de padres considerados en riesgo de agredir físicamente a sus hijos y buena herramienta para evaluar las intervenciones en el área de abuso contra niños. Este estudio tuvo como objetivo realizar la validez de criterio del Inventario CAP, por una comparación de sus resultados con padres de alto riesgo y padres sin riesgo para el abuso contra los niños. Participaron dos grupos: un de 20 padres que habían practicado el abuso físico y otro de 20 no agresores, del mismo nivel socioeconómico y educativo. Los resultados indicaron que el instrumento es capaz de evaluar las diferencias entre los grupos propuestos y ha demostrado ser una buena herramienta para el trabajo de los servicios de protección de la infancia, evaluación de las intervenciones y políticas públicas o de investigación.

    Resumo em Inglês:

    Even though there is great interest in the field of child abuse, there are few methods to assess it, which hinders the development of interventions. The Child Abuse Potential (CAP) Inventory is considered effective in the early identification of parents at risk of physically abusing their children, and a good tool to evaluate interventions in the field of child abuse. This study's objective was to perform the CAP Inventory's criterion validity by comparing the results obtained by caregivers at a high risk of abusing their children with those obtained by caregivers at a low risk for child abuse. Two groups of parents participated in the study: a group of 20 parents reported for physically abusing their children and a group of 20 non-offending parents with the same socio-economic and educational levels. The results indicated the instrument is able to discriminate between the two groups, showing it to be a good tool for use in child protection services, to assess interventions, public policies, and research.
  • Identificação e Notificação dos Maus-tratos Infantis no Setor Educacional Artigos

    Bazon, Marina Rezende; Faleiros, Juliana Martins

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos conhecer: (a) o que pensam os profissionais da educação com relação à notificação dos maus-tratos infantis; (b) o que fazem frente a esses casos; (c) suas alegações para não notificar. Participaram 22 diretores/coordenadores e 139 professores de escolas públicas de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Empregaram-se um questionário para a caracterização sociodemográfica e dos conhecimentos sobre o tema e uma questão aberta sobre o ato de notificar. A análise de dados, quantitativo-interpretativa, indicou que a maioria dos professores teve contato com casos suspeitos de maus-tratos que, majoritariamente, foram comunicados à direção; esta com maior frequência decidiu por não notificar, mas por tentar resolver a situação, conversando com os envolvidos e/ou encaminhando-os para tratamento. As principais razões para não notificar foram o medo e a falta de confiança no sistema de proteção. Desse modo, estão deixando de desempenhar o devido papel no sistema de proteção infantil.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo conocer (a) lo que piensan profesionales de la educación en materia de notificación de maltrato infantil, (b) lo que hacen hacia los casos, y (c) las razones para no notificar. Participaron 22 directores/coordinadores y 139 profesores de escuelas públicas, en dos ciudades del interior del estado del Sao Paulo. Se aplicó un cuestionario para la caracterización socio-demográfica y de la experiencia en la materia, y una pregunta abierta sobre el acto de informar. El análisis de datos, cuantitativo-interpretativo, indicó que la mayoría de los profesores han estado en contato con casos sospechosos de malos tratos y informaron a la dirección, que decidió no notificar, pero resolver la situación hablando con los involucrados y/o enviándolos para tratamiento. Las principales razones para no notificar fueron miedo y falta de confianza en el sistema de protección. Así, están dejando de jugar el role que le corresponde en el sistema de protección de la infancia.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to identify: (a) what educational professionals think about reporting child maltreatment; (b) how they deal with cases; and (c) their reasons for not reporting. The participants included 22 principals/coordinators and 139 teachers in public schools in two towns in the state of Sao Paulo, Brazil. A questionnaire was applied to identify socio-demographic characteristics and knowledge on the subject, and an open question addressed the act of reporting. The quantitative and interpretative analysis of data indicates that most teachers had had contact with suspected cases of abuse and reported such cases to the school administration. The school administration, however, often decided not to report cases but tried to resolve the situation by talking and/or referring those involved to treatment. The main reasons for not reporting cases included fear and lack of trust in the child protection system. As a consequence, these professionals are not playing their due role in the child protection system.
  • Temperamento de Crianças e Diferenças de Gênero Artigos

    Cosentino-Rocha, Luciana; Linhares, Maria Beatriz Martins

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi analisar estudos sobre o efeito do temperamento e gênero no desenvolvimento, do nascimento até a idade escolar. Uma revisão sistemática foi realizada nas bases PubMed, PsycInfo, Web of Science, LILACS and SciELO. As palavras-chave temperament e gender ou sex differences foram usadas para identificar estudos empíricos publicados entre 2004 e Abril/2009. Os resultados mostraram que nos estudos sobre amostras de crianças com desenvolvimento típico, meninos apresentaram maiores escores do que as meninas nas dimensões Emocionalidade Negativa, Impulsividade, Atividade e Comportamento de Aproximação, enquanto as meninas tinham maiores escores que os meninos nas dimensões Medo, Cooperação e Humor Positivo. O Controle com Esforço foi estudado em crianças com riscos biológicos e psicossociais, nos quais as meninas mostraram maiores escores do que os meninos. Concluindo, houve diferenças nos traços de temperamento ao longo do desenvolvimento de crianças do nascimento até idade escolar associadas com a variável gênero.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo dese estudio fue analizar el efecto del temperamento y género en el desarrollo, del nacimiento hasta la edad escolar. Fue realizada una revisión sistemática en las bases PubMed, PsycInfo, Web of Science, LILACS y SciELO. Las palabras-clave temperament y gender o sex differences fueron utilizadas para identificar estudios empíricos publicados entre el 2004 y Abril/2009. Los resultados mostraron que, en los estudios sobre muestras de niños con desarrollo típico, los chicos tenían mayores escores que las chicas en las dimensiones Emocionalidad Negativa, Impulsividad, Actividad y Comportamiento de Aproximación, mientras las chicas tenían mayores escores que los chicos en las dimensiones Miedo, Cooperación y Humor Positivo. El control con esfuerzo fue estudiado en niños con riesgos biológicos y psicosociales, en el que las chicas tenían mayores escores que los chicos. La conclusión es que hubo diferencias en los trazos de temperamento a lo largo del desarrollo de niños del nacimiento hasta la edad escolar, asociadas a la variable de género.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze studies about the effect of temperament and gender on child development, from birth to school age. A systematic search was performed through PubMed, PsycInfo, Web of Science, LILACS and SciELO. The keywords temperament and gender or sex differences were used to identify empirical studies published between 2004 and April/ 2009. The results showed that studies about child sample with typical development, boys outperformed girls in the dimensions of Negative Emotionality, Impulsivity, Activity and Approaching Behavior, whereas girls outperformed boys in the dimensions of Fear, Cooperation and Positive Mood. Effortful Control was studied in children at biological and psychosocial risks where the girls outperformed boys. In conclusion, there were differences in temperament traits on developmental pathway of children from birth to school-age associated with gender variable.
  • Sentido de Vida, Bem-Estar Psicológico e Qualidade de Vida em Professores Escolares Artigos

    Damásio, Bruno Figueiredo; Melo, Rômulo Lustosa Pimenteira de; Silva, Joilson Pereira da

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou avaliar os índices de sentido de vida (SV), de bem-estar psicológico (BEP) e de qualidade de vida (QV) em uma ampla amostra de professores escolares, e observar como o SV poderia atuar como variável moderadora da relação entre o BEP e a QV geral. Participaram do estudo 517 professores, de 57 escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, sendo 174 homens e 343 mulheres (idade média de 36,5 anos, DP = 10,34). Os resultados demonstraram que uma parcela significativa de profissionais apresentou índices negativos de SV, BEP e QV. Análises inferenciais apresentaram o SV como uma variável preditora tanto de BEP quanto de QV. Análises de moderação demonstraram que o BEP e a QV geral apresentam correlações distintas para sujeitos com alto e com baixo nível de SV. Reflexões para pesquisas futuras e intervenções em saúde do trabalhador são apontadas.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo como objetivo evaluar los índices de sentido de vida (SV), bienestar psicológico (BP) e calidad de vida (CV) en una amplia muestra de profesores escolares, y observar cómo el sentido de vida podría actuar como una variable moderadora de la relación entre el BP y la CV general. Participaron del estudio 517 profesores, de 57 escuelas públicas y privadas de la ciudad de Campina Grande, Paraíba, Brazil, siendo 174 hombres y 373 mujeres (promedio de 36,5 años, DE = 10,34). Los resultados mostraron que parte significativa de los profesionales presentaron índices negativos de SV, BP y CV. Análisis inferenciales mostraron al SV como una variable predictora, tanto de BP como de CV. Análisis de moderación demostraron que BP y CV presentaron correlaciones diferentes en sujetos con altos y con bajos niveles de SV. Reflexiones para investigaciones futuras e intervenciones en salud del trabajador son señaladas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to evaluate the levels of meaning in life (MIL), psychological well-being (PWB) and quality of life (QOL) in a large sample of school teachers, and to observe to what extent the MIL could act as a moderator variable in the relation between PWB and general QOL. The study included 517 teachers from 57 public and private schools in the city of Campina Grande, Paraíba, Brazil, 174 men and 343 women (averaging 36.5 years old, SD = 10.34). The results showed that a significant portion of professionals had negative indexes of MIL, PWB and QOL. Inferential analyses showed MIL as a predictor variable of both PWB and QOL. Moderation analysis demonstrated that the PWB and QOL showed distinct correlations for individuals with high and low levels of MIL. Reflections for future research and occupational health interventions are suggested.
  • Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato - EDAO-AR: Evidências de Validade Artigos

    Yoshida, Elisa Medici Pizão

    Resumo em Português:

    A Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Revisada (EDAO-R) fornece medida da eficácia adaptativa, entendida como o grau de sucesso obtido no enfrentamento das vicissitudes da vida. Sua avaliação baseia-se em material de entrevista clínica. O estudo teve por objetivo obter evidências de validade da versão de autorrelato da EDAO-R, ou EDAO-AR. Foram desenvolvidos itens para avaliar a adequação da adaptação de dois setores da personalidade: Afetivo-Relacional (A-R) e Produtividade (Pr). A amostra foi composta por 237 pacientes ambulatoriais e acompanhantes. Houve evidências de validade baseada na estrutura interna (consistência interna, análise fatorial, análise de agrupamentos) e validade baseada em variáveis externas (relação entre EDAO-AR e Escala de Avaliação de Sintomas-40/EAS-40). Os resultados apontaram boa consistência interna e três dimensões para ambos os setores: foco na situação problema, foco na relação interpessoal e foco no eu. Obteve-se, conforme esperado, correlações negativas entre a EDAO-AR e EAS-40. Foram feitas sugestões para a segunda versão da escala.

    Resumo em Espanhol:

    La Escala de la Adaptación - Revisada (EDAO-R) ofrece medida de la eficacia de la adaptación, entendida como grado de éxito ante las vicisitudes de la vida. Su evaluación se basa en material de entrevista. La finalidad fue obtener evidencias de validez de una versión de auto-relato de la EDAO-R (EDAO-AR). Los ítems fueron desarrollados para evaluar la calidad de la adaptación de dos sectores de la personalidad: Afectivo-Relacional (A-R) y Productividad (Pr). La muestra abarcó a 237 pacientes de ambulatorios y cuidadores. Se obtuvo evidencias de validez basada en la estructura interna (consistencia interna, análisis factorial, conglomerados) y en variables externas (relación entre EDAO-AR y Escala de Evaluación de Sintomas-40/EAS-40). Resultados mostraron buena consistencia interna y tres dimensiones para ambos sectores: foco en la situación problema, foco en las relaciones interpersonales y foco en el yo. Se obtuvo, conforme esperado, correlaciones negativas entre EDAO-AR y EAS-40. Se hicieron sugerencias para una segunda versión

    Resumo em Inglês:

    The Scale of Adaptation-Revised (EDAO-R) provides a measure of the adaptive efficacy, understood as the degree of success in coping with the vicissitudes of life. Its assessment is based on clinical interview material. The study aimed at obtaining evidence of the validity of a self-report version of EDAO-R, identified as EDAO-AR. Items were developed to assess the quality of adaptation of two sectors of the personality: Affective-Relational (A-R) and Productivity (Pr). Sample of 237 outpatients and caregivers. We obtained evidence of validity based on internal structure (internal consistency, factor analysis, cluster analysis), and validity based on external variables (relationship between EDAO-AR and the Assessment Symptoms Scale-40/EAS-40). Results showed good internal consistency and three dimensions for both sectors: focus on the problem situation, focus on interpersonal relationships and focus on self. Was obtained, as expected, negative correlations between EDAO-AR and EAS-40. Suggestions were made for the second version of the scale.
  • A Relação entre Teoria da Mente e Desenvolvimento Moral em Crianças Pré-Escolares Artigos

    Loureiro, Carolina Piazzarollo; Souza, Debora de Hollanda

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre teoria da mente e julgamento moral (com base na intenção e com base no motivo) em uma amostra de crianças brasileiras de idade pré-escolar. Vinte e quatro crianças de 4 e 5 anos foram avaliadas por tarefas de teoria da mente e de julgamento moral. Embora a correlação entre os desempenhos nos dois tipos de tarefa não tenha se mostrado significativa, alguns efeitos importantes foram encontrados: os participantes tiveram mais facilidade para julgar os comportamentos propositais do que os acidentais; e as crianças de 5 anos tiveram um desempenho melhor do que as de 4 anos na tarefa de julgamento moral com base no motivo. Esses resultados sugerem que um julgamento moral mais sofisticado está associado a uma capacidade de diferenciar ações intencionais e não intencionais, bem como de identificar os motivos subjacentes à ação humana.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad en el presente estudio fue investigar la relación entre la teoría de la mente y el raciocinio moral (basado en la intención y en el motivo) en una muestra de niños brasileños en edad pre-escolar. Veinticuatro niños de 4 y 5 años fueron evaluados en tareas de la teoría de la mente y de raciocinio moral. Aunque la correlación entre los resultados de los dos tipos de tarea no fue significativa, algunos efectos importantes fueron encontrados: los participantes eran mejores en juzgar las conductas intencionales que las accidentales; y los niños de 5 años alcanzaron mejor desempeño que aquellos de 4 años en la tarea de raciocinio moral basado en el motivo. Estos resultados sugieren que un raciocinio moral más sofisticado se asocia a la capacidad de distinguir entre acciones intencionales y no intencionales, así como de identificar los motivos subyacentes de la acción humana.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to investigate the relationship between theory of mind and moral judgment (based on intention and based on motive) in a sample of Brazilian preschool children. Twenty-four 4- and 5-year olds were assessed in theory of mind and moral reasoning tasks. Although the correlation between performances in the two types of task was not significant, some important effects were found: participants were better at judging intentional behaviors than accidental ones and 5-year-olds performed better than 4-year-olds in the moral reasoning task based on motive. These results suggest that more sophisticated moral reasoning is associated with the capacity to differentiate intentional and non-intentional actions as well as to identify the underlying motives of human action.
  • Experiências de Estágio: Contribuições para a Transição Universidade-Trabalho Artigos

    Silva, Cláudia Sampaio Corrêa da; Teixeira, Marco Antônio Pereira

    Resumo em Português:

    As experiências de formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profissional. Este estudo teve por objetivo compreender de que forma as experiências de estágio contribuem para o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e para a transição entre os papéis de estudante a profissional em formandos universitários. Participaram seis formandos de um curso de Engenharia Civil, com idades entre 22 e 29 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais, posteriormente analisadas quanto ao conteúdo. Os resultados revelaram que as experiências de estágio influenciam o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira, especialmente nas dimensões de curiosidade e confiança. Além disso, várias características dos estágios mencionadas pelos entrevistados mostraram-se relacionadas ao desenvolvimento de carreira, revelando sua importância para o processo de transição do papel de estudante para o de profissional. O artigo conclui com implicações para a prática e a pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Las experiencias de formación en la educación superior son fundamentales para el desarrollo profesional. La finalidad de este estudio fue comprender como as experiencias de la pasantía profesional contribuyen al desarrollo de la adaptabilidad de carrera y a la transición entre los roles de estudiante y profesional en alumnos finalistas de la enseñanza superior. Participaron seis estudiantes del último año de un curso de Ingeniería Civil, con edades comprendidas entre 22 y 29 años. Fueron realizadas entrevistas individuales semi-estructuradas, posteriormente sometidas al análisis de contenido. Los resultados revelaron que las experiencias de la pasantía profesional influyen en el desarrollo de la adaptabilidad de carrera, especialmente en las dimensiones de curiosidad y la confianza. Además, varias características de la pasantía mencionadas por los participantes fueron relacionadas con el desarrollo de la carrera, revelando su importancia en el proceso de transición del rol de estudiante a profesional. El artículo concluye con implicaciones para la práctica y la investigación.

    Resumo em Inglês:

    Training experiences in higher education are essential to professional development.This qualitative study investigated how internship experiences contribute to career adaptability development and to the transition between the roles of student and professional among senior university students. Six Civil Engineering senior students, aged between 22 and 29 years, were individually interviewed following a semi-structured interview protocol. The interviews were subsequently content analyzed. Results revealed that internship experiences influence the development of career adaptability, especially in the dimensions of curiosity and confidence. In addition, several characteristics of the internship experiences mentioned by respondents could be related to career development, revealing their importance to the transition process from student to professional roles. The article concludes with implications for practice and research.
  • Acolhimento e Vínculo em um Serviço de Assistência a Portadores de Transtornos Alimentares Artigos

    Ramos, Tatiane Mitleton Borges; Pedrão, Luiz Jorge

    Resumo em Português:

    Acolhimento e vínculo são dispositivos técnicos e políticos que visam a garantir uma assistência qualificada em saúde. Este estudo teve por objetivo avaliar o acolhimento e o vínculo entre profissionais e usuários de um serviço de assistência multidisciplinar para pessoas diagnosticadas com transtornos alimentares. Foram entrevistados 16 usuários e sete profissionais. Foi utilizada avaliação qualitativa de quarta geração. Os resultados foram agrupados em três unidades temáticas: postura, técnica e acesso. A análise dos dados, a partir das dimensões mencionadas, evidenciou alguns elementos necessários para que o acolhimento e o vínculo no serviço se estabelecessem: integralidade no serviço, intersetorialidade, interdisciplinaridade, formação profissional e humanização da assistência. Concluiu-se que, na perspectiva de usuários e profissionais, o serviço busca oferecer um atendimento usuário-centrado por meio de procedimentos que priorizam a dimensão humana do sujeito atendido, com considerável efetividade em suas ações, apesar de algumas limitações e deficiências.

    Resumo em Espanhol:

    El acogimiento y el vínculo son dispositivos técnicos y políticos que visan garantizar atención calificada en salud. El estudio evaluó el acogimiento y el vínculo entre profesionales y usuarios de un grupo de atención en trastorno alimentario. Por medio de evaluación cualitativa de cuarta generación, basada en el constructivismo, fueron entrevistados 16 usuarios y siete profesionales del grupo. Los resultados fueron agrupados en tres unidades temáticas: postura, técnica y acceso. Los datos, analizados y sistematizados a partir de esas dimensiones, mostraron algunos elementos necesarios para el establecimiento del acogimiento y del vínculo en el servicio: integralidad en el servicio, intersectorialidad, interdisciplinaridad, formación profesional y humanización de la atención. Se concluye que el grupo puede ser considerado un servicio que busca una atención usuario-centrado, con considerable efectividad en sus acciones y con procedimientos que priorizan la dimensión humana del sujeto atendido, a pesar de algunas limitaciones y deficiencias.

    Resumo em Inglês:

    User embracement and bonding are technical and political devices that aim to guarantee qualified health care. This study aimed to assess user embracement and bonding among professionals and users at a multidisciplinary care service for people diagnosed with eating disorders. Through fourth-generation evaluation, 16 users and seven professionals were interviewed. Results were grouped in three thematic units: posture, technique and access. Data analysis, based on the dimensions mentioned, disclosed some elements that are necessary to establish user embracement and bonding: service comprehensiveness, intersectoriality, interdisciplinarity, professional training and humanization of care. It was concluded that, from the perspective of users and professionals, the service aims to offer user-centered care through procedures that prioritize the human dimension of the people who receive care, with considerable effectiveness in its actions, despite some limitations and shortages.
  • Ludoterapia de Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso Artigos

    Rodrigues, Fernanda Pereira Horta; Sei, Maíra Bonafé; Arruda, Sérgio Luiz Saboya

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou discutir o processo psicoterapêutico de um menino de 12 anos de idade com Síndrome de Asperger, um transtorno global do desenvolvimento, atendido em um ambulatório de psicoterapia de um hospital público. Osetting terapêutico e a caixa lúdica tiveram que ser modificados e flexibilizados para atender às peculiaridades da criança. São discutidos o vínculo terapêutico e a importância de se manejarem as diferenças entre eu/não-eu para a terapia. Percebeu-se que o atendimento, adaptado às condições do ambulatório público, contribuiu para a capacidade de comunicação e de interação da criança, fato que aponta para a importância do debate sobre a psicoterapia psicodinâmica com esta população e formas de realizá-la.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de ese trabajo fue discutir el proceso psicoterápico de un niño con 12 años de edad con Síndrome de Asperger, un trastorno global de desarrollo, atendido en un ambulatorio psicoterapéutico de un hospital público. El escenario terapéutico y la caja de juegos tuvieron de ser modificados para las necesidades y peculiaridades del niño. Fueron discutidos el vínculo con la terapeuta y la importancia de trabajar las diferencias entre el yo y el no-yo. La atención, adaptada a las condiciones de un ambulatorio público, contribuyó a la capacidad de comunicación y interacción del niño, hecho que indica la importancia del debate sobre la psicoterapia psicodinámica con esa población y formas de ponerla en práctica.

    Resumo em Inglês:

    This study's objective was to discuss the psychotherapy process of a 12-year old boy affected by Asperger Syndrome, a pervasive developmental disorder, cared for in a public outpatient service. The therapeutic setting and the box of toys had to be modified and made more flexible to address the child's peculiarities. The bond established between the therapist and patient and the importance of dealing with the differences between Self/Not-self are discussed. The treatment, adapted to the conditions of a public outpatient service, contributed to the child's communication and interaction skills, which shows the importance of discussing psychodynamic psychotherapy with this population and how to implement it.
  • Conteúdos e Metodologias de Ensino de Avaliação Psicológica: um Estudo com Professores Artigos

    Noronha, Ana Paula Porto; Castro, Nelimar Ribeiro de; Ottati, Fernanda; Barros, Mariana Varandas de Camargo; Santana, Priscilla Rodrigues

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo verificar os conteúdos ministrados e as metodologias de ensino utilizadas por professores de graduação em Psicologia, especificamente nas disciplinas relacionadas à avaliação psicológica. O instrumento utilizado foi um questionário com duas seções, a primeira com o objetivo de caracterizar os participantes, e a segunda abordando as disciplinas ministradas. Participaram do estudo 22 professores. Dos respondentes, 72,7% eram do sexo feminino, 77,3% eram docentes de avaliação psicológica e 45,5% se formaram em universidades públicas. Para a questão aberta, sobre as disciplinas ministradas, foram estabelecidas categorias de análise e análise de juízes. Pôde-se constatar que, quanto ao conteúdo ministrado, as técnicas são ensinadas pela maior parte dos respondentes, ao lado dos fundamentos teóricos dos testes. Em contrapartida, o histórico da avaliação e os princípios da elaboração de documentos psicológicos foram os menos contemplados.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo verificar el contenido y la metodología de enseñanza utilizada por profesores de grado en psicología, específicamente en las disciplinas relacionadas con evaluación psicológica. El instrumento utilizado fue un cuestionario con dos partes, la primera con objeto de caracterizar a los participantes y la segunda tratando de las asignaturas enseñadas. Participaron del estudio 22 profesores. De los respondientes, el 72,7% era mujer, 77,3% era profesor de evaluación psicológica y 45,5% era capacitado en universidades públicas. Para la pregunta abierta sobre las materias enseñadas, fueron establecidas categorías de análisis y de análisis de los jueces. Se encontró que, respecto al contenido ministrado, las técnicas son enseñadas por la mayoría de los encuestados, junto con los fundamentos teóricos de las pruebas. En contrapartida, la historia de la evaluación psicológica y los principios de la preparación de documentos fueron los menos enseñados.

    Resumo em Inglês:

    The aim in this study was to verify the contents taught and teaching methods used by undergraduate Psychology teachers, specifically in the subjects related to psychological assessment. A two-part questionnaire was used: the first part served to characterize the participants, and the second the subjects taught. Twenty-two teachers participated. Among the respondents, 72.7% were female, 77.3% were psychological assessment teachers and 45.5% had graduated from public universities. For the open question, about the subjects taught, analysis and expert analysis categories were established. About the subjects taught, most respondents teach the techniques and theoretical foundations of tests. In contrast, the history of assessment and the elaboration principles of psychological documents were the topics taught least.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br