Acessibilidade / Reportar erro

Description of the first juvenile stage of the fiddler crab Minuca mordax (Smith, 1870) (Crustacea, Decapoda, Ocypodidae)

RESUMO

O primeiro estágio juvenil do caranguejo chama-maré Minuca mordax foi descrito. Larvas zoea foram obtidas de fêmeas ovígeras e cultivadas em laboratório até atingir o primeiro estágio juvenil. O desenvolvimento de zoea I até o primeiro estágio juvenil teve duração de 35 dias após a eclosão. O cultivo foi mantido em um aquário com salinidade 20‰, sob fotoperíodo (claro: escuro/12:12) e temperatura (25°C) constante. Os juvenis foram dissecados e os apêndices desenhados e descritos. O primeiro estágio juvenil de M. mordax pode ser morfologicamente distinto do mesmo estágio de M. burgersi and L. cumulanta por apresentar antênula com endopodito bisegmentado (3-segmentos em M. burgersi, não segmentado em L. cumulanta), maxílula com endopodito não segmentado (2-segmentos em M. burgersi e L. cumulanta), e primeiro e segundo maxilípodo com endopodito 4-segmentado (respectivamente não segmentado e 5-segmentos em M. burgersi e L. cumulanta). Os seguintes caracteres são comuns a estas três espécies: pedúnculo da antênula bissegmentado; antênula com endopodito não segmentado; presença de estetascos na antênula; pedúnculo da antena trisegmentado; flagelo da antena 6-segmentado; mandíbula trisegmentada; maxila com coxal e basal endito bilobado; primeira, segunda e terceira maxila com exopodito bissegmentado e abdômen com seis somitos que são mais largos do que longos.

Palavras-Chave:
Morfologia do juvenil; Desenvolvimento ontogenético; Manguezal; Baía de Guaratuba

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo Av. Nazaré, 481, Ipiranga, 04263-000 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 2065-8133 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: einicker@usp.br