Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de Organização, Representação e Gestão de Trilhas de Aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura

Strategies for Organization, Representation and Management of Learning Paths

Resumo

Objetivo:

Apresentar resultados de revisão de literatura sobre estratégias de organização, representação e gestão de trilhas de aprendizagem.

Método:

Realizou-se revisão de literatura a partir de levantamento bibliográfico de publicações científicas entre 2011 e 2016, adotando-se como percurso metodológico as etapas de seleção de termos de busca; estabelecimento de parâmetros de busca; identificação de fontes para o levantamento bibliográfico; leitura exploratória, seletiva e analítica do material bibliográfico e análise quantitativa e qualilativa dos resultados.

Resultados:

Sobre as estratégias de organização de trilhas de aprendizagem, identificou-se o uso de vocabulários controlados, principalmente taxonomias e ontologias. No que se refere à representação de trilhas de aprendizagem, há propostas para organização do conhecimento, ou seja, abstrações que visam apresentar um modelo conceitual, e poucas soluções de visualização desse processo do ponto de vista do aprendiz. Quanto à gestão de trilhas de aprendizagem, observou-se escassez de estudos que contemplam essa temática.

Conclusões:

Foi possível constatar que há lacunas a serem preenchidas no que se refere ao desenvolvimento de metodologias para organização, representação e gestão de trilhas de aprendizagem, bem como em relação a aplicações empíricas de trilhas de aprendizagem com grupos de usuários.

Palavras-chave:
Organização e Representação do Conhecimento; Organização e Representação da Informação; Trilhas de Aprendizagem

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br