Divulgar o alinhamento das iniciativas de GC à estratégia organizacional: |
Organização de workshops e sessões de treinamento para familiarizar a equipe com a importância estratégica da GC e como isso se alinha com a visão geral da instituição. |
Disponibilizar um mapa visual que mostre como as iniciativas de GC se alinham com a estratégia organizacional. |
Comunicar regularmente as atualizações de progresso na execução das iniciativas de GC e destaque como isso está apoiando a realização da estratégia da escola. |
Dimensão 2 - Liderança e suporte da alta administração |
Macroação da dimensão |
Microações para dimensão |
Comunicar à empresa o propósito das iniciativas de GC: |
Enviar regularmente e-mails, WhatsApp, mensagens em intranet ou boletins informativos internos detalhando o propósito, benefícios e progresso das iniciativas de GC. |
Usar reuniões de equipe e eventos da empresa para compartilhar histórias de sucesso e exemplos práticos de como as iniciativas de GC estão ajudando a alcançar os objetivos da escola. |
Encorajar a alta administração a endossar a importância da GC e o seu propósito, para demonstrar o seu compromisso. |
Dimensão 3 - Equipe de gestão do conhecimento |
Macroação da dimensão |
Microações para dimensão |
Atribuir perfis, papéis e responsabilidades, claramente definidas, a equipe de GC: |
Elaborar um documento formal que defina claramente os perfis, papéis e responsabilidades de cada membro da equipe de GC. Este documento deve ser compartilhado com todos os membros da equipe e deve estar disponível para consulta. Organizar sessões de treinamento para garantir que cada membro da equipe compreenda o seu papel e as suas responsabilidades dentro da equipe de GC. |
Instituir um Diretor de Conhecimento, também denominado Chief Knowledge Officer (CKO), e, ou, um Gerente de Conhecimento: |
Determinar um CKO ou um Gerente de Conhecimento que terá a responsabilidade de supervisionar e orientar as iniciativas de GC. |
Este líder deverá ter a habilidade de se comunicar efetivamente, tanto com a alta administração quanto com a equipe, e terá a responsabilidade de garantir que as iniciativas de GC estejam alinhadas com a estratégia geral da escola. |
O CKO ou Gerente de Conhecimento deve também estar apto a promover a importância da GC dentro da organização, além de incentivar e facilitar a partilha de conhecimentos entre todos os membros da equipe |
Dimensão 6 - Gestão de recursos humanos |
Macroação da dimensão |
Microações para dimensão |
Desenvolver planos de carreiras para os funcionários: |
Criar um claro plano de carreira que mostre como os funcionários podem progredir na organização, levando em consideração suas competências e habilidades em GC. |
Organize sessões de orientação de carreira para ajudar os funcionários a entenderem os possíveis caminhos de carreira e como podem alcançá-los. |
Promover revisões periódicas de desempenho para avaliar o progresso dos funcionários em relação a seus objetivos de carreira e ajustar os planos conforme necessário. |
Dimensão 7 - Treinamento e educação |
Macroação da dimensão |
Microações para dimensão |
Promover treinamento(s) para homogeneizar conceitos e vocabulário da GC bem como das pessoas que conduzirão o processo: |
Desenvolver uma série de treinamentos de GC que atendam às necessidades de diferentes níveis da organização, tais como workshops, sessões de e-learning, treinamentos práticos e treinamentos personalizados para funções específicas. Usar avaliações pós-treinamento para medir a eficácia do treinamento e fazer ajustes conforme necessário. |
Certificação de que os treinamentos são atualizados regularmente para refletir as melhores práticas atuais e as mudanças na estratégia organizacional. |
Dimensão 8 - Motivação |
Macroação da dimensão
|
Microações para dimensão
|
Implementar sistemas de recompensas (financeiras), gratificações (benefícios não financeiros) ou reconhecimento dos funcionários. |
Implementar um sistema de recompensas que recompense tanto o desempenho individual quanto o desempenho da equipe em relação à GC. Isso pode incluir bônus financeiros, benefícios adicionais, reconhecimento público ou oportunidades de progressão na carreira. |
Desenvolver meios para valorizar o comportamento colaborativo, o trabalho em equipe e, ou, os processos orientados ao conhecimento (compartilhamento, criação, outros): |
Estabelecer programa de reconhecimento que celebre os sucessos da equipe e do indivíduo na implementação da GC. |
Promover uma cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimento através de eventos de team building, ferramentas de colaboração on-line e espaços de trabalho colaborativos. |
Dimensão 10 - Cultura |
Macroação da dimensão |
Microações para dimensão |
Realizar diagnóstico da cultura organizacional mediante a(s) iniciativa(s) orientada(s) ao conhecimento: |
Realizar pesquisas regulares de engajamento dos funcionários para avaliar a cultura organizacional e o nível de suporte para iniciativas de GC. |
Usar grupos de foco e entrevistas para obter insights mais profundos sobre a cultura organizacional. |
Utilizar os resultados dessas avaliações para identificar áreas de melhoria e desenvolver planos de ação para promover uma cultura de GC. |
Dimensão 12 - Mensuração |
Macroação da dimensão |
Microações para dimensão |
Desenvolver indicadores e métricas, financeiros e, ou, não financeiros, para medição das iniciativas orientadas ao conhecimento: |
Definir métricas claras e Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) para medir o sucesso das iniciativas de GC. Estes podem incluir medidas financeiras (como retorno sobre o investimento em GC) e medidas não financeiras (como o nível de engajamento dos funcionários com as iniciativas de GC). |
Realizar diagnósticos da GC, visando identificar lacunas a serem sanadas: |
Realizar auditorias regulares de GC para identificar lacunas e áreas de melhoria. |
Divulgar aos funcionários os resultados das iniciativas e diagnósticos de GC: |
Comunicar regularmente aos funcionários os resultados das iniciativas de GC para manter a transparência e o envolvimento. Isso pode ser feito através de boletins informativos internos, reuniões de equipe ou uma seção dedicada na intranet da empresa. |