É um Sistema de Gestão Estratégica de Informação, que tem como objetivo permitir que os tomadores de decisão se antecipem sobre as tendências dos mercados e a evolução da concorrência; detectem e avaliem ameaças e oportunidades que se apresentam no seu ambiente, para definirem as ações ofensivas e defensivas mais adaptadas às estratégias de desenvolvimento da organização. |
JAKOBIAK, F. |
1991 |
É a informação analisada para tomada de decisão e o processo analítico que transforma informação desagregada em conhecimento relevante, acurado e útil sobre a posição, performance, capacidades e intenções dos competidores. |
FULD, L. M. |
1994 |
É um processo sistemático voltado para a produção de informação sob medida, para auxiliar no planejamento e nas decisões. |
FULD, L. M. |
1995 |
Envolve um processo contínuo, ético e legal de coleta, análise e disseminação de informações acionáveis para os tomadores de decisão, com o propósito de prevenir ameaças e situações indesejáveis à organização, bem como fomentar e aproveitar oportunidades para ela. |
FULD, L. M. |
1995 |
Um programa sistemático para coletar e analisar informação sobre as atividades de seus competidores e tendências de negócios para atingir os objetivos da empresa. |
KAHANER, L. |
1997 |
É o conhecimento e previsão dos ambientes externo e interno da organização, aplicado ao processo de tomada de decisão, orientando as ações gerenciais, objetivando o posicionamento e vantagem competitiva. |
HERRING, J. P. |
1997 |
Explicita a informação analisada para tomada de decisão, visando à obtenção de uma vantagem competitiva. |
KAHANER, L. |
1997 |
É a informação externa e as estratégias de inteligência [que possibilitam] inovação. |
POZZEBON, M.; FREITAS, H. M. R.; PETRINI, M. |
1997 |
É um processo analítico do começo ao fim, que associa partes de informações, sobre os competidores, clientes, fornecedores, potenciais candidatos à aquisição, potenciais candidatos a fusões ou alianças estratégicas e virtualmente informações de todas as entidades e eventos do ambiente externo da companhia, transformando-as em conhecimento estratégico. |
TYSON, K. |
1997 |
É a coleta e análise de informações, legal e ética, relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes. |
SCIP - Strategic and Competitive Intelligence Professionals |
1999 |
É um programa de busca e análise da informação sobre os fatores chaves que influenciam na competitividade da indústria em geral e da empresa em particular. |
CALOF, J. L. |
1999 |
É o conjunto de processos e ferramentas para selecionar, analisar, comunicar e gerenciar as informações externas à empresa. Ou seja, informações sobre seus clientes, concorrentes, enfim, seu ambiente competitivo. |
TEIXEIRA FILHO, J. |
2000 |
É uma atividade de monitoramento do ambiente externo à empresa para obter a informação relevante à tomada de decisão. |
GILAD, B. |
2000 |
É um conjunto de processos que transforma dados internos, de alta relevância, associados a dados externos de mercado em conhecimento, gerando uma base rentável de clientes que se mantém atraída pela empresa e seus produtos por identificar e perceber valor no que lhe é entregue. |
MIQUELINO, F. L. C.; SANTOS, R.N.M. |
2001 |
Uma metodologia que permite o monitoramento informacional do ambiente externo da organização e deve tornar-se uma prática integrante do processo de gestão estratégica das organizações, uma vez que ela previne eventos não previstos que possam afetar o desempenho e o sucesso organizacional. |
TARAPANOFF, K. |
2001 |
É um processo sistemático que transforma pedaços esparsos de dados em conhecimento estratégico. É a informação sobre produtos específicos e Monitoramento da informação e inteligência competitiva: realidade organizacional e tecnologia. |
TARAPANOFF, K. |
2001 |
É um processo de aprendizado motivado pela competição, fundado sobre a informação, permitindo esta última a otimização da estratégia corporativa em curto em longo prazo. Análise dos concorrentes e a tendência geral do mercado estão entre os principais focos. |
TARAPANOFF, K. |
2001 |
São técnicas, métodos e ferramentas tecnológicas que permitem aos usuários analisar dados e, baseado nestas análises obter respostas que, em avanço, poderão apoiar decisões confiáveis e objetivas, além de outros processos gerenciais numa organização. |
COMBSINC. Richard Combs Associates. |
2001 |
Um processo informacional proativo, que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional. [...] Visa descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a agir antecipadamente, bem como proteger o conhecimento gerado. |
ABRAIC - Associação Brasileira de Analistas de Inteligência Competitiva |
2002 |
É um processo sistemático e ético para coleta, análise e gerenciamento das informações externas, que podem auxiliar nas decisões e nas operações de uma empresa. |
SCIP - Strategic and Competitive Intelligence Professionals |
2002 |
Uso sistematizado de informações obtidas ética e legalmente, relativas ao ambiente competitivo geral para que a organização possa estabelecer tendências e cenários e possam responder mais rapidamente as alterações de mercado do que seus concorrentes. |
PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. |
2002 |
É o processo que se inicia de uma necessidade que a organização detecta ao se deparar com problemas complexos e relacionados principalmente à falta de informação, relativa tanto ao ambiente interno como o externo. |
MILLER, J. P. |
2002 |
É o desenvolvimento da capacidade criativa do capital intelectual, focada nas estratégias da organização, com prospecção, seleção e filtragem de informações estratégicas nos fluxos informacionais formais e informais. Agrega, também, valor a tais informações, para serem utilizadas pelo sistema de informação estratégico, criando e disponibilizando produtos e serviços voltados à tomada de decisão. |
VALENTIM, M. L. P. et al.
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2002 |
A partir de processos sistemáticos de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação sobre o ambiente competitivo, o concorrencial e o organizacional, visa subsidiar o processo decisório e atingir as metas estratégicas da organização. |
COELHO, G. M. et al.
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2002 |
O processo de investigação do ambiente externo à organização, bem como de diagnóstico do ambiente interno organizacional, com o propósito de descobrir oportunidades e reduzir os riscos, visando o estabelecimento de estratégias de ação a curto, médio e longo prazo. |
VALENTIM, M. L. P. et al.
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2003 |
Um programa sistemático e ético de coleta, análise, disseminação e gerenciamento das informações sobre o ambiente externo, que podem afetar os planos, as decisões e a operação da organização. |
SCIP - Strategic and Competitive Intelligence Professionals |
2004 |
É a atividade de inteligência cujo objetivo é a manutenção ou o aumento da competitividade das organizações. Seu ciclo de produção engloba as fases de planejamento, coleta, análise e disseminação da informação. |
MARCIAL, E. |
2005 |
Um processo de aprendizagem motivado pela competição, fundada sobre a Informação que permite a otimização da estratégia da organização de curto e longo prazo. |
QUEYRAS, J.; QUONIAM, L. |
2006 |
É um sistema de monitoramento de ambiente, no qual integra o conhecimento de todos na organização. |
CALOF, J. L.; WRIGHT, S. |
2008 |
É o resultado da análise de Informações e dados coletados, que irá embasar decisões. |
SANTOS, R. R. |
2008 |
Um processo de monitoramento e análise do ambiente competitivo em que a organização está inserida, para o suporte à decisão. |
SCIP - Strategic and Competitive Intelligence Professionals |
2010 |
Um processo de aprendizado, motivado pela competição, e baseada na informação que fortalece as estratégias da organização de curto, médio e longo prazo. |
HOFFMANN, W. A. M. |
2011 |
Inteligência Competitiva consiste em uma atividade de gestão estratégica da informação dentro de uma Organização. |
SOUSA, B. A.; SANTOS, E. T. G. |
2012 |
É atividade exercida com o objetivo de produzir informação de interesse de determinada organização. |
PERUCCHI, V.; ARAUJO JÚNIOR, R. H. |
2012 |
É a análise das informações sobre o mercado e da geração de recomendações para os decisores dentro das empresas. A informação é analisada, de forma minuciosa e com visão para o mercado em que a companhia está inserida, para que possa minimizar riscos durante o processo decisório. |
TEXEIRA, R. C.; SOUZA, R. R |
2013 |