RESUMO
Como ocorre a trajetória da Ciência, assim como de que a partir de um estudo quantitativo realizado com profissionais de inteligência de 66 organizações brasileiras pertencentes a alguns dos principais setores econômicos do país, constatou-se que nem todas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) consideradas como importantes por eles são efetivamente utilizadas nas atividades de elaboração e disseminação dos produtos de inteligência demandados pelos tomadores de decisões estratégicas, com exceção da internet. A dispersão encontrada quanto às demais TICs pode estar associada a diversos fatores, com especial destaque para: porte e natureza do setor industrial das organizações pesquisadas, disponibilidade das TICs nas respectivas organizações, tipos de produtos de inteligência demandados e prazo de entrega dos mesmos, além do nível de conhecimento, preferências pessoais e características das atividades de inteligência executadas. Os dados foram coletados por meio da aplicação online de um questionário estruturado aos respectivos profissionais e analisados com ajuda das técnicas da estatística descritiva.
Palavras-chave:
Inteligência competitiva; Tecnologias da informação e comunicação (TICs); Profissionais da inteligência; Organizações brasileiras; Pesquisa qualitativa