RESUMO
Investigação que objetiva relatar a prática interdisciplinar do bibliotecário e do turismólogo nos serviços educativos, bem como suas contribuições para a preservação da memória e do patrimônio cultural ludovicense e maranhense. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, cujo corpus empírico foi composto por duas turismólogas e uma bibliotecária. Fez uso de entrevistas semiestruturadas para analisar como os serviços são planejados, quais as ambições da instituição em sua realização, as expectativas, bem como os desdobramentos deles nas ações da Benedito Leite em São Luís e no Maranhão. Aborda patrimônio, educação patrimonial, memória, bibliotecas públicas mediante diálogo com autores como Schneider (2018), Choay (2006), Wichers (2011), Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Silveira (2012; 2014), Pollak (1989; 1992), Milanesi (2013), Nora (1993), Almeida Júnior (2013; 1997), Candau (2016), Sousa (2015), Flusser (1983), Cardoso (2013), dentre outros. Constata que a Benedito Leite busca cumprir seu papel na sociedade maranhense para além das práticas e demandas comuns às bibliotecas públicas. Reforça que a sensibilidade e atuação interdisciplinar entre a bibliotecária responsável pela direção e as turismólogas da BPBL imprimem em seus setores para planejar e realizar os serviços ofertados pela instituição são fundamentais para que as missões das bibliotecas públicas sejam concretizadas.
Palavras-chave:
Patrimônio; Memória; Educação Patrimonial; Serviços Educativos; Biblioteca Pública Benedito Leite