Acessibilidade / Reportar erro

Gestão do conhecimento, tecnologia da informação e pequenas e médias empresas de serviços: um estudo de casos múltiplos na Região Metropolitana do Recife

Knowledge management, information technology, small and medium sized service enterprises: a multiple case study at Recife urban region

RESUMO

Pode-se afirmar que a gestão do recurso intangível demanda uma nova compreensão e esforço para relacionar os fatores organizacionais como estrutura, estratégia, processo, pessoas e tecnologia. Tal fato deveria ser considerado pelas pequenas e médias empresas - PME. Olhando este panorama, a presente pesquisa visa verificar quais são os fatores organizacionais obstativos ao uso da tecnologia da informação - TI - para a gestão do conhecimento em PME de serviços da Região Metropolitana do Recife. Para tal, optou-se pela abordagem de pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por cinco extensas entrevistas semi-estruturadas e analisados de modo interpretativo pela técnica de análise de conteúdo. Constatou-se na realidade vivenciada pelas PME que a gestão do conhecimento ainda é futuro, é meta que talvez venha a ser atingida mediante melhor entendimento e concepção da prática de gestão da informação e o uso da TI ainda é essencialmente operativo e com fins de organizar, sistematizar e tornar eficiente as atividades cotidianas estando mui longe da gestão do conhecimento.

Palavras-chave:
Gestão do conhecimento; Tecnologia da informação; Pequenas e médias empresas de serviços;Região Metropolitana do Recife

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br