Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE PROSPECTIVA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS RELACIONADAS AO MARKETING POR MEIO DO MAPEAMENTO BIBLIOMÉTRICO E PATENTOMÉTRICO

PROSPECTIVE ANALYSIS OF DIGITAL TECHNOLOGIES RELATED TO MARKETING THROUGH BIBLIOMETRIC AND PATENTOMETRIC MAPPING

RESUMO

A presença crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no cotidiano de indivíduos e organizações transforma as interações pessoais, profissionais e institucionais. Nessa sociedade tecnológica, as empresas recorrem ao marketing tradicional e digital para atrair clientes e posicionar suas marcas. Este estudo tem como objetivo verificar o desenvolvimento tecnológico da área de marketing entre os anos de 2012 e 2022, analisando a produção científica e depósitos de pedidos de patentes. São realizados mapeamentos bibliométrico e patentométrico, revelando picos de publicações em 2021, possivelmente impulsionados pelas consequências do isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus em 2020. Observou-se que a maioria dos trabalhos foca na utilização de tecnologias para fortalecer interações entre empresas e clientes, com mídias sociais desempenhando papel crucial. As patentes, em sua maioria classificadas como G06Q 30/02, abrangem tecnologias para organização de dados em decisões estratégicas sobre preços e promoções. Este estudo oferece uma visão do atual estado da relação entre tecnologias digitais e marketing, fornecendo base para futuras pesquisas teóricas e práticas.

Palavras-chave:
Marketing; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Prospecção

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br