Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2015
  • O campo da ciência da informação: contribuições, desafios e perspectivas Artigos

    Nhacuongue, Januário Albino; Ferneda, Edberto

    Resumo em Português:

    A Ciência da Informação é um campo que ainda denota traços atinentes à sua estruturação e solidificação, por isso, ainda sofre influências externas devido ao respectivo fraco grau de autonomia. A sua gênese é atribuída à explosão informacional que caracterizou o período pós - segunda Guerra Mundial e às conferências subsequentes que visavam analisar a implementação de máquinas na transferência da informação. Parte do seu contributo social é centrada na recuperação da informação mediada pela tecnologia que garante a despersonalização do conhecimento para indivíduos, grupos e sociedade, através da informação como conhecimento em ação. A área desenvolveu-se sobre um enfoque tecnológico de caráter interdisciplinar que atualmente cria as suas limitações. A informação registrada que constitui o seu objeto pela possibilidade de manipulação, também se torna uma limitação, daí a necessidade de adoção da técnica de mineração de dados para a descoberta do conhecimento em grandes volumes de dados e ampliação do universo da recuperação da informação.

    Resumo em Inglês:

    Information Science is a field that still denotes traits peculiar to its structuring and solidification. Therefore still suffers external influences due to its low degree of autonomy. Its genesis is attributed to the information explosion that characterized the post - World War II and the subsequent conferences aimed at reviewing the implementation of machines in the information transfer process. Part of its social contribution is centered in information retrieval mediated by technology that ensures depersonalization of knowledge to individuals, groups and society through information and knowledge into action. The area has developed a focus on interdisciplinary technology that actually creates its limitations. The recorded information that constitutes its object by the possibility of manipulation, it also becomes a limitation, hence the need to adopt the technique of data mining to knowledge discovery in large data volumes and expansion of the universe of information retrieval.
  • Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais Artigos

    Barros, Moreno

    Resumo em Português:

    Métricas alternativas ou "altmetrics" podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, verificando não apenas a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global. O presente trabalho apresenta as altmetrics e analisa sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    Alternative metrics or "altmetrics" can be defined as the study and use of academic impact measures based on the activity of online tools and environments. Altmetrics aim to measure the different forms and patterns of meaning and use of scientific products, looking not only for publishing in traditional media, but also the broader process of dissemination in emerging environments. Its goal is to update the scientific concept of influence in a century characterized by the rapid spread of information and adoption of social media on a global scale. This paper presents the altmetrics and analyses its application to assess academic impact.
  • Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária Artigos

    Costa, Maria Elizabeth de Oliveira; Santos, Marizete Silva; Barbosa, Anderson Luiz da Rocha

    Resumo em Português:

    A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do "estudo de usuários" saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics.

    Resumo em Inglês:

    The research deals with the theme Distance Education, Libraries and Information Resources available to students of DL. It makes an approach to distance education, the development of this type of education and its social contribution to reach the most remote places of the country. The institution researched is the Federal University of Minas Gerais (UFMG), and is the focus are Libraries of DL, where the institution offers undergraduate distance education and the focus Access to Information Resources for Educador, sociólogo, etnólogo, poeta, romancista, antropólogo, político users of DL. The purpose of the research and verify that the libraries of the poles serve their students and in providing acess to scientific informations necessary activities of teaching, research and extension. The research is exploratory and qualitative and quantitative approach. The first part of this study is also characterized as action research and its results have been presented to the institution.
  • Diagnóstico del estado de la alfabetización en información (ALFIN) en las universidades chilenas Artigos

    Marzal, Miguel Ángel; Saurina, Elvira

    Resumo em Espanhol:

    Se presenta la fundamentación teórica, metodología, aplicación de encuestas, análisis y discusión de resultados de un proyecto de trabajo de campo para hacer un diagnóstico sobre la implantación o posibilidades de desarrollar programas de alfabetización en información en universidades chilenas. Se analiza el planteamiento del proyecto: la fundamentación epistemológica, estableciendo las convenciones de lo que se va a entender por alfabetización en información, las competencias y su proyección en programas educativos mediante un modelo (Tuning), como también en el currículo, y por último las competencias en información para definir el diseño instruccional y el diseño curricular de los programas de alfabetización en información. Se presenta la metodología del proyecto para conocer el estado del arte de estos programas en las universidades chilenas, formulando una encuesta que fue aplicada, de modo que se presentan y analizan los resultados, a partir de los cuales se enuncian unas recomendaciones, que sirven para apoyar una vía que establezca un modelo de integración de los programas de alfabetización en información para la educación en universidades.

    Resumo em Inglês:

    This article outlines the theoretical foundations, methodology, survey findings, analysis and discussion of results of a fieldwork project to assess the implementation of information literacy programs at Chilean universities. The project approach is analyzed: the epistemological foundations, the conventions of what is understood for information literacy and competencies, and their projection in educational programs using a model (Tuning), as well as in the curriculum; and finally the analysis of information competencies to define instructional and curriculum design of information literacy programs. The methodology used to know the state of the art of these programs at Chilean universities includes the survey that was applied and the analysis of its results, from which recommendations were drawn to support a way to establish a model for the integration of information literacy programs within university curricula.
  • Percepção da qualidade de serviços nas bibliotecas da Universidade Federal de Ouro Preto na perspectiva do usuário Artigos

    Soares, Luciana Matias Felício; Sousa, Caissa Veloso e

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a percepção dos usuários do Sistema de Bibliotecas e Informação na Universidade Federal de Ouro Preto no Estado de Minas Gerais, acerca da qualidade dos serviços prestados por essas bibliotecas. Para atender a esse objetivo adaptou-se a escala Servqual desenvolvida por Parasuraman, Zeithaml e Berry (2006) e o modelo Libqual desenvolvido por Cook, Thompson e Heath (2004), para a elaboração do questionário. A presente pesquisa é de abordagem quantitativa e quanto aos fins, se enquadra como descritiva. Quanto aos meios, a pesquisa se qualifica como um estudo de caso. Os dados dos questionários foram computados estatisticamente por meio de técnicas de análise univariadas, como a estatística descritiva e o teste não paramétrico de Friedmann. Nos resultados do estudo pode-se destacar que, em relação a expectativa dos serviços, os usuários esperam que as bibliotecas cumpram o que é prometido em relação aos atributos dos serviços, além disso, que os funcionários estejam dispostos a auxiliar os usuários e que os funcionários transmitam conhecimento e cortesia. Na percepção dos usuários, os serviços oferecidos pelas bibliotecas demonstram ser confiáveis e os funcionários auxiliam os usuários nas dúvidas em relação a utilização dos serviços das bibliotecas. Ainda em relação a percepção dos serviços, os usuários apresentaram insatisfação em relação aos equipamentos e infraestrutura das bibliotecas. Comparando os valores das diferenças entre expectativa e percepção, observou-se que em nenhuma dimensão as percepções superam as expectativas, o que enseja que devem ser realizadas melhorias em vários aspectos na prestação dos serviços das bibliotecas do Sisbin para que os serviços sejam considerados de qualidade pelos usuários.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify and analyze the perception of the users of the System of Libraries and Information of the Federal University of Ouro Preto in the State of Minas Gerais, about the quality of the services provided by these libraries. To meet this objective it has adapted the Servqual scale developed by suggested by Parasuraman, Zeithaml and Berry (2006) and the Libqual model developed by Cook, Thompson and Heath (2004), for the preparation of the questionnaire. The present research is quantitative approach and about the purposes, it fits as descriptive. As to the means, research qualifies as a case study. The data from the questionnaires were computed statistically by meannings of univariate analysis techniques, such as the descriptive statistics and the non-parametric test of Friedmann. The results of the research may be pointed out that in relation to expectations of service users expect that libraries fulfill what is promised in relation to the attributes of the services, in addition, that employees are willing to assist users and employees to transmit cortesia. Na knowledge and perception of the users the services offered by libraries prove to be reliable and the staff assist users with questions regarding the use of library services. Also in relation to the perception of the services, users showed dissatisfaction with the equipment and infrastructure of libraries. Comparing the values of the differences between expectation and perception, it was observed that in any dimension perceptions exceed expectations, which entails that must be made improvements in several aspects in the provision of services of Sisbin libraries so that services are considered quality by users.
  • Gestão da biblioteca universitária: análise com base nos indicadores de avaliação do MEC Artigos

    Maia, Luiz Cláudio Gomes; Santos, Maria De Souza Lima

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é compreender como os gestores do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) utilizam os indicadores de avaliação do MEC durante o processo de aquisição de recursos informacionais. A investigação foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas de forma descritiva, por meio de um estudo de caso a partir do qual se buscou interpretar as informações, tendo como base o referencial teórico que norteou o desenvolvimento da pesquisa, com os gestores das bibliotecas e com os bibliotecários gerentes de atendimento. Os resultados apontam que há uma homogeneidade acerca do processo de avaliação e que a biblioteca precisa definir, junto ao corpo docente, e a administração da Instituição, uma Política de Formação de Acervo que deverá orientar o processo de aquisição de materiais bibliográficos nos diversos formatos, tanto para cursos existentes quanto para novos. Contribuindo, dessa forma, para um melhor atendimento às novas diretrizes estabelecidas pelo MEC e, consequentemente, resultando em melhorias para a biblioteca universitária.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze how the library directors of one library system in Brazil use the Ministry of Education evaluation indicators during the process of acquiring information resources. The research was carried through semi-structured interviews and analyzed descriptively, through a case study which sought to interpret the information, based on the theoretical framework that guided the development of the research with the library directors and public services librarians. Results show that there is a uniformity in the evaluation process and that the library needs to define, together with the faculty and the Administration of the Institution, a Collection Development Policy that should guide the purchase process of bibliographic materials in various formats for both existing and for new courses. Contributing thus to comply with the new guidelines established by Ministry of Education and hence resulting in improvements to the university library.
  • Análise da rede de colaboração científica sobre biogás Artigos

    Guimarães, Cláudio Marcelo Matos; Galvão, Viviane

    Resumo em Português:

    O biogás é um importante tipo de biocombustível obtido a partir de fontes de energia renováveis. Ele pode ser produzido a partir de resíduos urbanos ou industriais e também por decomposição de resíduos orgânicos ou animais. Por esta razão, a quantidade de pesquisas e publicações sobre biogás teve um rápido crescimento nas últimas décadas. Além disso, o número de artigos escritos em coautoria aumentou significativamente. Desta forma, este trabalho construiu a rede de colaboração científica sobre o biogás em um período de 65 anos, ou seja, 1945-2010. Os documentos foram recuperados a partir da base de dados do Web of Knowledge do Institute for Scientific Information (ISI). As consultas foram feitas buscando-se o nome biogás no título do artigo. Assim, três redes foram construídas: autores, instituições e países. No período estudado, foram analisados 1238 trabalhos. Estes documentos foram publicados por 2852 autores diferentes em 1000 instituições distintas pertencentes a 89 países. Os cinco principais países foram a Índia, Alemanha, Estados Unidos da América, China e Dinamarca, respectivamente. Uma observação interessante é que cerca de 85% das publicações tinham pelo menos um tipo de coautoria entre autores, instituições ou países.

    Resumo em Inglês:

    Biogas is an important type of biofuel obtained from renewable energy sources. It can be produced from urban or industrial waste and also by decomposition of organic or animal residues. For this reason, the quantity of researches and publications about biogas had a rapid growth in the last decades. Additionally, the number of articles written in co-authorship has increased significantly. In this way, this work built the scientific collaboration network about biogas in a period of 65 years, i.e., 1945-2010. Papers were recovered from the Web of Knowledge database of the Institute for Scientific Information (ISI). Queries were made looking for the biogas name in the paper title. Thus, three networks were constructed: authors, institutions and countries. In the period studied, 1238 papers were analyzed. These documents were published by 2852 different authors in 1000 distinct institutions belonging to 89 countries. The top five countries were India, Germany, The United States of America, China, and Denmark, respectively. An interesting observation is that around 85% of the publications had at least one type of co-authorship between authors, institutions or countries.
  • Inteligência competitiva e cooperação na percepção dos atores do arranjo produtivo local de software da Região Metropolitana de Belo Horizonte Artigos

    Silva, Patrícia Nascimento; Muylder, Cristiana Fernandes De

    Resumo em Português:

    A Inteligência Competitiva, em Arranjo Produtivo Local (APL), contribui para que empresas de pequeno porte possam gerar competências e manter um posicionamento competitivo no mercado global. O artigo tem o objetivo de identificar e analisar o compartilhamento de informações estratégicas e de inteligência competitiva pelos atores do APL de Software de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A partir das dimensões do micro e do macroambiente organizacional, e das ações realizadas pelos atores, foi avaliada a percepção dos mesmos quanto ao compartilhamento de informações estratégicas e de inteligência. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com os atores estratégicos do APL a partir de roteiro de entrevista semiestruturado pertencente a projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG. Foram envolvidos diferentes gestores e representantes de cada ator do APL. O roteiro é composto de quatro categorias de análise, subdivididas em subcategorias que orientam a coleta de dados. Foram entrevistados dez atores que representam o setor na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Os resultados obtidos apontam que a interação entre os atores não envolve ações direcionadas ao compartilhamento de informações estratégicas e de inteligência competitiva. Como consequência, propõe-se a implantação de uma governança no APL, o monitoramento dos ambientes e um maior compartilhamento de informações estratégicas entre os atores dentre outras propostas de avançar no tema estudado.

    Resumo em Inglês:

    The Competitive Intelligence in clusters contributes for small businesses can generate competencies and maintain a competitive position in the global market. This study has the objective of identifying and analyzing strategic information and competitive intelligence sharing by actors of the software cluster of Belo Horizonte Metropolitan Region, Brazil. The micro and macro characteristics of the environment and the sharing of strategic information were the dimensions involved in this research. It was a qualitative approach that was part of a bigger research project. We conducted a qualitative research with strategic actors in the APL. A semi-structured interview guide pertaining to research project funded by FAPEMIG. The script consists of four analysis categories, subdivided into subcategories that direct data collection. They interviewed ten actors representing the sector in the metropolitan region of Belo Horizonte/MG. The results suggest that the interaction between the actors does not involve actions aimed at sharing strategic information and competitive intelligence. As a result, it is proposed the implementation of governance in APL, monitoring of environments and a greater sharing of strategic information between actors among other proposals to advance the study theme.
  • Da necessidade de princípios de Arquitetura da Informação para a Internet das Coisas Artigos

    Lacerda, Flavia; Lima-Marques, Mamede

    Resumo em Português:

    Analisa-se neste artigo o cenário da Internet das Coisas (IdC) e seus impactos para a sociedade. Identifica-se a necessidade de uma abordagem humanista e sistêmica na área de Arquitetura da Informação, baseada essencialmente em princípios, que componha um arcabouço teórico transdisciplinar para lidar com questões tecnológicas, informacionais e sociais emergentes do fenômeno da IdC.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes Internet of Things (IoT) scenario and its impacts on society. Identifies the need for a humanistic and systemic approach in Architecture of Information area, essentially based on principles, to compose a transdisciplinary theoretical framework to deal with technological, informational and social issues emerging from IoT phenomenon.
  • Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente Artigos

    Arreguy, Cíntia Aparecida Chagas; Negreiros, Leandro Ribeiro; Silva, Welder Antônio

    Resumo em Português:

    Discute a influência das configurações acadêmico-institucionais, do mercado laboral, do contexto regional e do perfil docente das instituições de ensino na estruturação ou reestruturação curricular de cursos de graduação em Arquivologia. Apresenta questionário a ser utilizado para análise desses fatores como mais um instrumento para compor a metodologia de análise, avaliação e reestruturação curricular de cursos de Arquivologia, já trabalhada em Negreiros, Silva e Arreguy (2012; 2013). O questionário piloto foi testado com os dados do curso de graduação em Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e os resultados constatam a importância dos dados analisados para um entendimento mais amplo da formação arquivística, principalmente no que se refere ao perfil do docente da área. A análise relativa ao contexto regional mostrou-se complexa, tendo em vista a dificuldade na obtenção dos dados, a capilaridade das fontes de informação oficiais e, principalmente, o desafio que é relacionar os dados obtidos com a realidade da formação curricular instalada.

    Resumo em Inglês:

    Discuss the influence of academic-institutional settings, labor market, the regional context and teacher profile of educational institutions in structuring or restructuring curriculum of undergraduate courses in Archival Science. Presents a questionnaire to be used for analysis of these factors as an additional instrument to compose the methodology of analysis, evaluation and curriculum restructuring Archival courses, already worked in Negreiros, Silva and Arreguy (2012; 2013). The questionnaire was tested with the data of the undergraduate course in Escola de Ciência da Informação of the Universidade Federal de Minas Gerais and verifies the importance of data analysis to a broader understanding of Archival formation, especially with regard to teacher profile in the area. The regional context analysis was complex, in view of the difficulty in obtaining data, the reach of the official information sources and, especially, the challenge is to relate the data obtained with the reality of installed curricular formation.
  • Repositórios digitais confiáveis para documentos arquivísticos: ponderações sobre a preservação em longo prazo Artigos

    Santos, Henrique Machado dos; Flores, Daniel

    Resumo em Português:

    A evolução da tecnologia da informação e a sua inserção na Arquivologia proporcionou rupturas no conceito e na concepção de documento arquivístico que se refletem nas práticas de gestão, preservação e acesso. A complexidade e a especificidade do documento arquivístico digital implica na necessidade de um tratamento diferenciado se comparado aos documentos tradicionais em suportes analógicos. Além disto, é preciso garantir a integridade e a autenticidade dos documentos digitais armazenando-os em um sistema confiável. Neste sentido, os repositórios digitais se configuram no âmbito global como a melhor alternativa para a preservação em longo prazo, entretanto, as ações para gerar confiabilidade ainda são pouco difundidas. Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre os requisitos para desenvolver um repositório digital confiável. A metodologia utilizada consiste na revisão de materiais previamente publicados nos últimos vinte anos, a qual aborda os dados de forma qualitativa, enfatizando os estudos mais recentes. Dentre os avanços mais significativos, salienta-se a realização de auditorias para que os repositórios possam ser certificados como "confiáveis". Além disso, é reforçada a utilização de normas e recomendações, e a definição prévia de políticas de preservação digital que considerem a confiabilidade durante todo o ciclo documental, configurando assim uma custódia confiável.

    Resumo em Inglês:

    The evolution of information technology and its insertion in the Archival science provided breaks in the concept and design of archival document that are reflected in practices of management, preservation and access. The complexity and specificity of the digital archival document implies the need for different treatment compared to traditional documents on analog media. In addition, we must ensure the integrity and authenticity of digital documents by storing them in a trusted system. In this sense, digital repositories are configured globally as the best alternative to preserve in long-term, however, the actions to generate trustworthy are poorly distributed. This article aims to make a reflection on the requirements for developing a trusted digital repository. The methodology used is to review of materials previously published in the last twenty years, which approaches the data qualitatively, emphasizing the most recent studies. Among the most significant advances, highlight the audits for the repositories can be certified as "trusted". Furthermore, is enhanced the use of standards and recommendations, and the prior definition of digital preservation policies that consider the trustworthy throughout the documentary cycle, thus creating a trust custody.
  • A utilização de boletim eletrônico no setor de referência:um estudo de caso Relatos De Experiências

    Teixeira, Robson da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da elaboração de um boletim eletrônico como ferramenta de enfrentamento aos desafios impostos pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na disseminação da informação nas Universidades Públicas Brasileiras, tendo como parâmetro um estudo de caso no setor de referência da Biblioteca Plínio Sussekind Rocha do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ).

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the development of a electronic newsletter as a tool for coping with the challenges posed by New Technologies of Information and Communication Technologies in the dissemination of information on Brazilian Public Universities, with the parameter a case study in the industry reference library Pliny Sussekind Rock Physics Institute of the Federal University of Rio de Janeiro (IF / UFRJ).
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br