Visando a levantar as publicações dos últimos dez anos referentes à avaliação do autoconceito no contexto escolar, o presente estudo avaliou artigos encontrados nos periódicos classificados como Nacional A pela CAPES. Os dados evidenciaram poucas publicações voltadas para a avaliação do construto. Mesmo os periódicos específicos de Psicologia escolar e educacionalpassaram a publicar artigos sobre o assunto somente a partir de 2005. Nas análises por Região, autoria e amostras, o Sudeste apresentou maior concentração de artigos publicados. Foi identificado o uso mais freqüente da autoria múltipla e a realização de estudos envolvendo crianças. As referências apresentaram mais artigos e livros, com predominância da literatura internacional. Quanto aos instrumentos de avaliação, os mais utilizados foram a Escala Infantil Piers-Harris e a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil EAC-IJ. Por fim, o presente estudo atesta a necessidade de novas publicações voltadas para a avaliação do autoconceito no contexto escolar, guiado pela importância do construto no processo de aprendizagem.
Avaliação psicológica; Autoconceito; Contexto escolar; Produção científica