Acessibilidade / Reportar erro

Entre Histórias e Mediações: um Caminho para Acessibilidade Estética em Espaços Culturais1 1 Agradecemos ao grupo de pesquisa PesquisarCOM, pela partilha de experiências, e à Pucca, cão-guia, pelas (an)danças nas ruas de muitas cidades. Agradecemos também aos educadores culturais parceiros, pelas invenções sensoriais que criamos juntos.

Between Stories and Mediations: a Path to Aesthetic Accessibility in Cultural Spaces

Entre Historias y Mediaciones: un Camino para Accesibilidad Estética en Espacios Culturales

Resumo

O artigo propõe que a mediação é uma prática de acessibilidade em espaços culturais. A argumentação principal centra-se na concepção de que a acessibilidade, para além do que está previsto nos manuais técnicos, é uma ação a ser realizada COM as pessoas com deficiência e não apenas para elas. Mais do que considerar as pessoas com deficiência como alvo da acessibilidade, é relevante toma-las como expert, como coautoras das práticas de mediação. Na esteira da discussão sobre acessibilidade nestes termos, o artigo propõe que as narrativas colhidas nos encontros entre pessoas com e sem deficiências são narrativas de resistência, isto é, narrativas que colocam em xeque as concepções hegemônicas da deficiência como falta. Nesse sentido, o texto afirma que a acessibilidade é efetivada também nos encontros com as pessoas com deficiência, afirmando-se por seu caráter experimental, o qual não se define no sentido de ser provisório, mas sim naquele proposto por Hélio Oiticica: uma obra de arte é para ser dançada, encarnada, vivida, experimentada. Por fim, o trabalho indica que a acessibilidade, mais do que ser proporcionada pelo acesso às informações acerca das obras, é efetivada por meio de uma experiência estética, sensível, acessada e promovida pelas práticas de mediação que reúnem pessoas com e sem deficiências.

Mediação; Acessibilidade; Deficiência; Experiência Estética

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br