Acessibilidade / Reportar erro

A importância do contexto social na psicoterapia

A importância do contexto social na psicoterapia

Embora a psicoterapia seja uma área "nobre" da Psicologia, sua prática e teoria têm sido elitistas e restritas ao consultório particular. Mais ainda, costuma ser mera aplicação de teorias e técnicas importadas da Europa e dos Estados Unidos como se sua reprodução fiel fosse uma prova de cientificidade. Entretanto, vêm surgindo, recentemente, estudos e propostas de atuação que rompem essa tendência predominante como é o caso de Benilton C. Bezerra Júnior e o de Jurandir Freire Costa, que reivindicam a necessidade de incentivar a produção de novos métodos e enfoques psicoterápicos, sobretudo, no caso de atendimento de classes populares. Também no caso de trabalho em consultório particular, existe necessidade de renovações como aponta Sérvulo Augusto Figueira, ao analisar a influência do contexto cultural no interior da própria relação paciente-psicoterapeuta.

Ainda nesta edição, apresentamos uma série de outros artigos como os de Francisco Martins, Edilnete Sampaio de Siqueira, José Roberto Sales e Ryad Simon.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Set 2012
  • Data do Fascículo
    1989
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br