EM DEBATE
A tecnologia social na psicologia: controvérsias
Três estudiosos apresentam a Psicologia, Ciência e Profissão suas posições a respeito da Psicologia Social hoje, suas principais tendências, possibilidades de atuação prática e perspectivas futuras. Dentro disso, a discussão de uma questão controvertida: a Tecnologia Social.
Conjunto de conhecimentos aplicáveis na resolução de problemas enfrentados pelo homem em sociedade, a Tecnologia Social é definida e indicada, por alguns, como método para solucionar uma grande variedade de questões, considerando-se a ideologia de seu aplicador um problema secundário. Para outros, nos moldes em que a Tecnologia Social vem sendo aplicada, a questão da ideologia se coloca como ponto fundamental de discussão.
Psicologia, Ciência e Profissão convidou três psicólogos sociais para darem seus depoimentos sobre a questão. Nossa idéia inicial era apresentar um texto coeso resumo de um debate envolvendo os três entrevistados. Mas, na impossibilidade de reuni-los (pois não estavam, geograficamente, próximos) optamos por depoimentos individuais. A seguir, as opiniões de Aroldo Rodrigues, coordenador do Programa de pós-graduação da Universidade, Gama Filho, Ph.D. em Psicologia pela Universidade da Califórnia e introdutor das idéias de Jacobo Varela especialista no assunto no Brasil; Sílvia Lane, vice-reitora acadêmica e professora titular de Psicologia Social no curso de pós- graduação da PUC Pontifícia Universidade Católica e Wanderley Codo, professor de Psicologia Social na USP de Ribeirão Preto e autor de "O que é Alienação"e "O que é corpolatria" entre outros títulos.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
09 Out 2012 -
Data do Fascículo
1985