Resumo
A avaliação psicológica no Brasil é obrigatória no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que faz com que o país tenha uma quantidade relativamente grande de psicólogos atuando neste segmento. Uma vez que, em geral, a avaliação ocorre somente no momento da obtenção da CNH, a atuação desses psicólogos é limitada (assim como o escopo da avaliação em si). Justificativa e método: este estudo tem por objetivo realizar uma análise crítica das possibilidades de expansão do trabalho dos psicólogos que atuam no sistema trânsito no Brasil. Foi realizado um estudo de revisão sistemática em bases de dados e documentos internacionais, e levantado o escopo de atividades dos psicólogos que atuam nessa área.
Primeiro resultado
dados estatísticos estão dispersos em diferentes agências.
Primeira conclusão
a fim de entender melhor tendências específicas e grupos de risco, os dados estatísticos relacionados ao envolvimento em acidentes precisam ser melhor coordenados e consolidados.
Segundo resultado
pesquisas internacionais relacionadas a três subgrupos de motoristas, que constituem um aumento significativo de risco, podem indicar direções futuras para a psicologia do trânsito no Brasil. Processos psicológicos que possivelmente constituem a base desse aumento de risco são discutidos.
Segunda conclusão
dois subgrupos (motoristas jovens e motoristas agressivos) poderiam se beneficiar com algo além de uma avaliação, com intervenções psicológicas específicas. É esperado que o terceiro subgrupo (motoristas idosos) aumente significativamente no futuro, o que demanda políticas mais claras, com contribuições significativas de psicólogos e de pesquisas em psicologia do trânsito.
Psicologia do Trânsito; Acidentes de Trânsito; Avaliação Psicológica; Motoristas Jovens; Motoristas Idosos; Motoristas Agressivos