1 |
Apresentações pessoais e sobre o modelo de terapia em grupo. Explicação sobre ansiedade, seu papel evolutivo e sobre a utilidade de estratégias de controle. Foram utilizadas a técnica de desesperança criativa (Hayes et al., 2012Hayes, S. C., Strosahl, K. D., & Wilson, K. G. (2012). Acceptance and Commitment Therapy: The process and practice of mindful change (2a ed.). The Guilford Press.) e a reflexão sobre a eficácia das estratégias que os pacientes vinham utilizando até então. Tarefa de casa: refletir sobre novas possibilidades de lidar com a ansiedade. |
2 |
Introdução à perspectiva da ACT sobre o sofrimento humano e sobre os seis processos para a promoção da flexibilidade psicológica. Foram apresentados os mitos da felicidade (Harris, 2011Harris, R. (2011). Liberte-se: Evitando as armadilhas da procura da felicidade. Agir.) e a metáfora do polígrafo para constatar a ineficácia das estratégias de controle (Eifert & Forsyth, 2014Eifert, G. H., & Forsyth, J. P. (2014). La terapia de aceptación y compromiso para trastornos de ansiedad (R. Á. Fernández, Trad.; 1a ed.). Ediciones Mensajero, S.A.). Tarefa de casa: assistir ao vídeo “How love turns pain into a purpose” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o79_gmO5ppg). |
3 |
Apresentação dos processos de aceitação e desfusão e do modelo de amplificação do sofrimento natural produzido a partir da esquiva experiencial. Foram utilizadas a metáfora do Tigre Faminto (Hayes & Smith, 2005Hayes, S. C., & Smith, S. (2005). Get out of your mind and into your life: The new Acceptance and Commitment Therapy. New Harbinger Publications, Inc.) e os exercícios “Letting go” (Hayes & Smith, 2005Hayes, S. C., & Smith, S. (2005). Get out of your mind and into your life: The new Acceptance and Commitment Therapy. New Harbinger Publications, Inc.) e “O grande contador de histórias” (Harris, 2011Harris, R. (2011). Liberte-se: Evitando as armadilhas da procura da felicidade. Agir.). A sessão termina com a introdução à aceitação a partir da prática de mindfulness como alternativa à esquiva experiencial. Tarefa de casa: exercício de desfusão (Harris, 2011Harris, R. (2011). Liberte-se: Evitando as armadilhas da procura da felicidade. Agir.). |
4 |
A sessão trabalha com a promoção da tomada de perspectiva, da aceitação e da disposição para ter os sentimentos, pensamentos e sensações corporais desagradáveis. Realizou-se prática formal de mindfulness (Williams & Penman, 2015Williams, M., & Penman, D. (2015). Atenção plena: Mindfulness (1a ed.). Sextante.). Tarefa de casa: proposição de prática formal de mindfulness durante a semana. |
5 |
Mapeamento das situações aversivas dos pacientes e observação consciente, sem avaliações ou juízos de valor (Eifert & Forsyth, 2014Eifert, G. H., & Forsyth, J. P. (2014). La terapia de aceptación y compromiso para trastornos de ansiedad (R. Á. Fernández, Trad.; 1a ed.). Ediciones Mensajero, S.A.). Construiu-se um inventário dos eventos que geram maior desconforto, que foi compartilhado entre os membros do grupo. Ao término desta etapa, realizou-se exposição imaginativa a estes eventos. Tarefa de casa: prática de mindfulness por meio do exercício “Escaneamento Corporal” (Williams & Penman, 2015Williams, M., & Penman, D. (2015). Atenção plena: Mindfulness (1a ed.). Sextante.). |
6 |
Apresentação dos conceitos do eu como contexto, eu observador, e da clarificação de valores, os quais foram experienciados por meio do exercício “Notas na parede” (Pistorello, 2013Pistorello, J. (2013). Mindfulness & acceptance for counseling college students: Theory and practical applications for intervention, prevention & outreach. New Harbinger Publications, Inc.). Tarefa de casa: prática informal de mindfulness a partir da prática do caminhar consciente. |
7 |
Revisão dos processos nucleares desenvolvidos até então e feedback de generalização. Retomada da prática de exposição imaginativa aos eventos desconfortáveis evidenciados na sessão 5. Além disso, foi feita a distinção entre objetivos e valores a partir da metáfora “Viagem para a Disney” (Harris, 2011Harris, R. (2011). Liberte-se: Evitando as armadilhas da procura da felicidade. Agir.). Tarefa de casa: reflexão sobre valores e objetivos. |
8 |
Prática de disposição e aceitação ao desconforto a partir do vídeo “O convidado indesejado” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D3lAVOMUWc4). Após esta etapa foi realizada clarificação de valores e estabelecimento de ações comprometidas por meio do exercício “Lápide” (Hayes & Smith, 2005Hayes, S. C., & Smith, S. (2005). Get out of your mind and into your life: The new Acceptance and Commitment Therapy. New Harbinger Publications, Inc.) e questionário de valores (Harris, 2011Harris, R. (2011). Liberte-se: Evitando as armadilhas da procura da felicidade. Agir.). Tarefa de casa: realização de ação comprometida. |
9 |
Verificação, compartilhamento e discussão sobre as ações comprometidas estabelecidas na última sessão e prática formal de mindfulness. Retomada da clarificação de valores e estabelecimento de novas ações comprometidas, a partir do modelo da Matrix (Polk, Schoendorff, Webster, & Olaz, 2016Polk, K. L., Schoendorff, B., Webster, M., & Olaz, F. O. (2016). The essential guide to the ACT Matrix: A step-by-step approach to using the ACT Matrix Model in clinical practice. New Harbinger Publications, Inc. https://doi.org/New Harbinger Publicatio...
). Tarefa de casa: realização de ação comprometida. |
10 |
Verificação, compartilhamento e discussão sobre as ações comprometidas estabelecidas na última sessão e prática formal de mindfulness. Revisão das habilidades de desfusão, conexão e disposição. Foi feito o estabelecimento de novas ações comprometidas e, posteriormente, foi realizado feedback de generalização. Tarefa de casa: realização de ação comprometida estabelecida na sessão durante a semana. |
11 |
Verificação, compartilhamento e discussão sobre as ações comprometidas estabelecidas na última sessão e prática formal de mindfulness. Discussão sobre valores e esquiva experiencial, que foi trabalhada a partir do exercício de autocompaixão (Neff, 2017Neff, K. (2017). Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança pra trás (B. M. Flores, Trad.). Lúcida Letra.), com o objetivo de promover aceitação. Foram estabelecidas novas ações comprometidas. Tarefa de casa: realização de ação comprometida estabelecida na sessão durante a semana. |
12 |
Verificação, compartilhamento e discussão sobre as ações comprometidas estabelecidas na última sessão e prática formal de mindfulness. Retomada dos principais conceitos trabalhados durante as sessões do grupo e construção de ações comprometidas e metas de vida - de curto, médio e longo prazo - alinhadas aos valores dos participantes (Harris, 2011Harris, R. (2011). Liberte-se: Evitando as armadilhas da procura da felicidade. Agir.). Ao fim, foi disponibilizada uma cartilha com instruções para momentos de crise adaptada de Harris (2011)Harris, R. (2011). Liberte-se: Evitando as armadilhas da procura da felicidade. Agir.. |