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Formação Acadêmica e Prática Profissional dos Psicólogos que Trabalham em Universidades Federais

Academic Training and Professional Practice of Psychologists Working in Federal Universities

Formación Académica y Práctica Profesional de los Psicólogos que Trabajan en Universidades Federales

Resumo

De 2003 a 2016, houve um processo de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que promoveu crescimento significativo das contratações de psicólogos por essas instituições. Diante disso, este trabalho procurou analisar a formação acadêmica e a prática profissional dos psicólogos que atuam nas Ifes por meio de duas etapas: inicialmente, realizou-se um levantamento dos psicólogos existentes nas Ifes e, em seguida, elaborou-se um questionário que foi respondido por 144 desses profissionais. As informações da primeira etapa da pesquisa indicaram que há 873 psicólogos atuando nas Ifes; que o período de maior contratação desses profissionais foi de 2008 a 2017; e que eles estão lotados em diferentes setores das Ifes, mas atuam majoritariamente na assistência estudantil. Os dados da segunda etapa do estudo indicaram que a maioria dos psicólogos que atuam nas Ifes são mulheres, tem idade entre 26 e 37 anos, apresentou tempo médio de formação inicial de 5 anos e tem qualificação lato ou stricto sensu. Os psicólogos têm enfrentado desafios variados e desenvolvido diversas atividades para responder às demandas existentes. Assim, os resultados sugerem que, no contexto de expansão e interiorização das Ifes, a psicologia tem atuado em um campo profícuo, especialmente por meio das políticas de acesso ao Ensino Superior e de permanência estudantil.

Palavras-chave:
Psicologia; Ensino Superior; Exercício Profissional

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