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Percepção de Autoeficácia Acadêmica e Contexto Escolar: O Que Dizem os Estudantes do Ensino Médio?

Perception of Academic Self-efficacy and School Context: What do High School Students Say?

Percepción de Autoeficacia Académica y Contexto Escolar: ¿Qué Dicen los Estudiantes de la Secundaria?

Resumo

A crença de autoeficácia é um dos mecanismos centrais para avaliar as representações dos estudantes quanto a suas capacidades de organizar e realizar as ações necessárias para obter um bom desempenho acadêmico. Sendo assim, este estudo de caso qualitativo objetivou analisar os possíveis impactos das variáveis do contexto escolar sobre as crenças de autoeficácia acadêmica. Participaram do estudo 15 estudantes, do 1º ao 3º ano do ensino médio, de uma escola pública do interior de São Paulo. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação de três categorias de análise: autoeficácia acadêmica percebida e as variáveis escolares para sua promoção e manutenção; autoeficácia para a participação e o protagonismo na vida escolar; e autoeficácia para a aquisição dos conhecimentos escolares. Esses achados possibilitaram compreender que os estudantes possuem uma crença de autoeficácia positiva quanto ao julgamento mais global das vivências acadêmicas. Entretanto, demonstram esbarrar em divergências com o ambiente e as possibilidades dispostas para que exerçam o desempenho almejado.

Palavras-chave:
Autoeficácia Acadêmica; Contexto Escolar; Ensino Médio

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