Acessibilidade / Reportar erro

Mídias Sociais e Sintomas Emocionais de Estudantes de uma Universidade Privada

Social Media and Emotional Symptoms in Students at a Private University

Redes Sociales y Síntomas Emocionales de Estudiantes en una Universidad Privada

Resumo:

O objetivo deste trabalho é compreender o papel dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em relação ao tipo de uso ativo e passivo do Facebook, Instagram e Twitter por meio de um estudo explicativo. Utilizou-se uma amostra estratificada randomizada com 381 universitários, sendo 72% do sexo feminino, com idade média de 23,9 anos. Os instrumentos utilizados foram questionário de dados sociodemográficos e de uso de mídias sociais e DASS-21. Por meio de análises de regressão linear, observaram-se relações positivas: os sintomas de depressão estão relacionados com o uso passivo do Facebook; sintomas de ansiedade relacionaram-se ao uso passivo e ativo de Facebook e Twitter; sintomas de estresse estavam associados ao uso passivo e ativo de Twitter e Instagram e ao uso passivo do Facebook. Conclui-se que pelo menos um sintoma emocional está relacionado de forma positiva à variação de cada tipo de uso das três mídias sociais, controlados pela intensidade de uso.

Palavras-chave:
Depressão; Ansiedade; Mídias sociais

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br