Resumo:
A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) é permeada por uma série de julgamentos negativos e estigmas, principalmente acerca de seu papel intermediador de relações de exploração sofridas pelo trabalhador. Investigar as percepções que graduandos têm sobre a área pode trazer acesso ao que há de central entre as diversas formas de pensar o tema. Este trabalho buscou analisar as percepções de 100 graduandos de duas instituições de ensino superior (IES) do Centro-Oeste Paulista, uma pública e outra privada, acerca da importância da atuação do psicólogo em POT e o interesse desses discentes em atuarem futuramente na área, estabelecendo uma comparação entre os resultados com base nas IES e entre primeiro e quinto ano da graduação. Os graduandos responderam a dois questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontaram uma maior valorização da área de POT na IES privada e no quinto ano. A maioria dos discentes do primeiro ano de graduação apresentou pouco conhecimento sobre a POT. Os estudantes da IES privada apresentaram maior interesse em atuar na área do que os discentes da IES pública. Quando perguntados se houve uma mudança de opinião após a realização das disciplinas, 49 alunos do quinto ano responderam positivamente e apenas um respondeu negativamente. As respostas dissertativas se dividiram entre visões positivas, neutras e negativas sobre a POT. Os resultados permitiram avaliação das percepções da POT entre os graduandos, bem como das transformações ocorridas pelo impacto das experiências acadêmicas vivenciadas.
Palavras-chave: Formação; Instituição de Ensino Superior; Psicologia Organizacional e do Trabalho