Acessibilidade / Reportar erro

Identificação e Mapeamento de Padrões de Resistência Cruzada a Inibidores da Acetolactato Sintase (ALS) em Picão-Preto (Bidens spp.)

RESUMO:

Biótipos de picão-preto (Bidens pilosa e Bidens subalternans) têm estado sob pressão de seleção de herbicidas inibidores da ALS desde a o início da década de 90 no Brasil. Os objetivos deste trabalho foram de investigar se existem padrões de resistência cruzada diferentes entre os herbicidas inibidores da ALS em biótipos de Bidens spp.; entender a distribuição geográfica dos padrões de resistência nas regiões produtoras de grãos do Brasil; e avaliar a possibilidade de haver resistência múltipla a inibidores da ALS, inibidor da EPSPs e inibidores do fotossistema II. Experimentos de dose-resposta foram realizados com herbicidas do grupo das imidazolinonas (imazethapyr), sulfonilureias (chlorimuron) e triazolopirimidinas (diclosulam) em três populações consideradas resistentes. Outras 34 populações coletadas no Estado do Paraná e em outras áreas do Brasil foram avaliadas quanto à sensibilidade aos três herbicidas, para verificar se os padrões ocorrem em outras regiões. Os experimentos de dose-resposta revelaram resistência cruzada com características diferentes. Uma das populações (R2) foi resistente aos três herbicidas. Outra população foi resistente a imazethapyr e chlorimuron, mas não a diclosulam (R1), e a terceira população apresentou resistência apenas a imazethapyr (R3). Os resultados evidenciaram que existem padrões diferentes de resistência cruzada, pois estes se repetem em outras populações de Bidens spp., porém sem que houvesse relação entre os padrões observados e a localização geográfica das amostras. O padrão de resistência que apresentou mais frequência foi o R2 (resistente a imazethapyr, chlorimuron e diclosulam).

Palavras-chave:
imazethapyr; chlorimuron; diclosulam; Bidens subalternans; Bidens pilosa

Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas Departamento de Fitotecnia - DFT, Universidade Federal de Viçosa - UFV, 36570-000 - Viçosa-MG - Brasil, Tel./Fax::(+55 31) 3899-2611 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rpdaninha@gmail.com