Acessibilidade / Reportar erro

Efeito Alelopático da Cobertura Vegetal de Losna-Branca (Parthenium hysterophorus) no Crescimento e na Produtividade da Soja (Glycine max)

RESUMO

Para determinar o efeito da cobertura vegetal de losna-branca (Parthenium hysterophorus) sobre o crescimento e a produtividade da soja, foi realizado um estudo no Departamento de Agronomia da Faculdade de Agricultura da Universidade de Poonch, Rawalakot, Azad Jammu e Kashmir. O experimento foi conduzido tanto em laboratório quanto em estufa. A cobertura vegetal de Parthenium na superfície do solo e a incorporação ao solo ocorreram em diferentes níveis em laboratório e também na estufa. Obteve-se o maior potencial alelopático através dos tratamentos de incorporação de Parthenium ao solo, especialmente com a incorporação de 5 t ha-1 de forragem de Parthenium ao solo. Esse fato pode ser devido à presença da umidade no solo, que aumentou a decomposição de Parthenium, levando ao retardo do crescimento e de outros parâmetros. O estudo mostrou que a espécie Parthenium hysterophorus causou redução significativa da emergência, do crescimento das mudas e da produtividade da soja.

Palavras-chave:
Parthenium hysterophrous; cobertura vegetal na superfície do solo; incorporação ao solo; Glycine max

Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas Departamento de Fitotecnia - DFT, Universidade Federal de Viçosa - UFV, 36570-000 - Viçosa-MG - Brasil, Tel./Fax::(+55 31) 3899-2611 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rpdaninha@gmail.com