Vera Lucia Freitag
Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.Universidade Federal do Rio Grande do SulBrazilPorto Alegre, RS, BrazilUniversidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Viviane Marten Milbrath
Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil.Universidade Federal de PelotasBrazilPelotas, RS, BrazilUniversidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil.

Maria da Graça Corso da Motta
Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.Universidade Federal do Rio Grande do SulBrazilPorto Alegre, RS, BrazilUniversidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Vera Lucia Freitag: Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Graduada em Enfermagem pela UFSM. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do recém-nascido, criança, adolescente e família. Processo de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e sua relação com a família e o contexto sociocultural. Processos históricos e de ensino-aprendizagem relacionados à saúde de mulheres, crianças, adolescentes e famílias, com ênfase no atendimento a crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde, fenomenologia e Práticas Integrativas e Complementares (PICs). E-mail: verafreitag@hotmail.com. Cruz Alta/RS, Brasil.
Viviane Marten Milbrath: Professora do Curso de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) na UFPel Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde, família, fenomenologia, criança e assistência. E-mail: vivianemarten@hotmail.com. Pelotas/RS, Brasil.
Maria da Graça Corso da Motta: Professora Titular do Departamento de Materno Infantil da Escola de Enfermagem (EEnf) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), exercendo a docência nos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação pela UFRGS, Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS, Especialização em Enfermagem na Saúde Materno-Infanto-Juvenil pela UFRGS, Graduada em Enfermagem pela UFRGS, Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRGS, Pesquisadora do CNPq e Líder do Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida - CEVIDA - UFRGS, desde 1995. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (UFSM). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: vulnerabilidade, saúde, direitos humanos e cuidado à saúde da criança, adolescente e família e equipe de enfermagem. E-mail: mottinha@enf.ufrgs.br. Porto Alegre/RS - Brazil.