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REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CASO DE ADOLESCENTE COM EVENTO CEREBROVASCULAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA

REHABILITACIÓN NEUROPSICOLÓGICA EN CASO DE ADOLESCENTE CON EVENTO CEREBROVASCULAR EN LA PRIMERA INFANCIA

RESUMO.

O objetivo deste estudo foi apresentar os resultados da reabilitação de um adolescente com dano cerebral precoce no hemisfério direito e cerebelo por acidente vascular cerebral com evolução superior a dez anos e sem histórico de tratamento formal. O método utilizado foi o estudo de caso único, com avaliação pré e pós-aplicação de um programa de reabilitação neuropsicológica. Os resultados obtidos evidenciaram a melhora do funcionamento dos sistemas funcionais para as ações práticas, lúdicas, gráficas e verbais do paciente. Mudanças positivas também foram observadas no aspecto motor, no tônus muscular e no equilíbrio. O paciente mostrou-se mais independente, houve aumento nos interesses, maior nível de regulação, de responsabilidade e participação ativa em sua vida cotidiana. A avaliação neuropsicológica deve considerar a causa psicofisiológica das dificuldades do paciente, juntamente com a atividade orientadora da idade psicológica. Os resultados deste tipo de avaliação permitem a elaboração e aplicação de programas efetivos de reabilitação, inclusive depois de longos períodos sem um tratamento formal. A teoria neuropsicológica de Luria, juntamente com a teoria do desenvolvimento psicológico, representa uma base sólida para a avaliação e organização do processo de reabilitação em casos de pacientes com dano cerebral, mesmo depois de vários anos após o evento traumático.

Palavras-chave:
Dano cerebral; hemisfério direito; reabilitação neuropsicológica

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