Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

O presente número traz 23 artigos que possibilitam a reflexão sobre os conhecimentos que se dedicam a contribuir não só com a elaboração de políticas públicas como com a construção de formas de intervenção que possam ajudar as pessoas a enfrentar situações de elevada dificuldade de abordagem no contexto social atual. Os desafios que essas questões impõem, mobilizam estudos e pesquisas em busca de subsídios que possam cooperar para o enfrentamento da complexidade das situações com as quais a Psicologia se depara nos dias atuais. Seja na direção de estudar a formação e o rompimento dos vínculos, os processos de desenvolvimento infantil, os enfrentamentos das perdas relacionais e de bem-estar físico e emocional, quanto de estudar os processos de desfiliação e os novos desafios do envelhecer.

Identificamos neste número, que a preocupação com os relacionamentos interpessoais, os laços e os vínculos afetivos permeiam grande parte dos trabalhos, como as análises sobre as relações de amizade, parentalidade, amorosas, de suporte social, espiritualidade e suas diferentes implicações sobre o desenvolvimento da infância e da adolescência. Também é objeto de investigação o enfrentamento de situações difíceis como viver com HIV, câncer e restrições na comunicação e nos sentidos.

A constituição da identidade em situações específicas como na relação mãe-bebê, no luto, aposentadoria e doenças crônicas; retratam preocupações atuais sobre questões peculiares do ciclo de vida e ainda as interfaces com crises não previsíveis no curso do desenvolvimento.

Outros artigos abordam situações difíceis como abuso sexual infantil, violência, doenças, necessidades especiais em busca de conhecimentos que visam instrumentalizar intervenções dos profissionais cujo objetivo é colaborar com a promoção da qualidade relacional.

Os textos retratam pois, a complexidade e a diversidade do objeto de estudo da Psicologia. Esperamos, dessa forma, estar contribuindo para que, com os diferentes olhares, a Psicologia Científica busque seu amadurecimento e consolidação.

Boa leitura.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Ago 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2008
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br