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Psicologia em Estudo, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2003
  • Editoração científica: além de uma lenda Editorial

    Boarini, Maria Lúcia
  • La influencia de los medios masivos en la formacion del sujeto: una perspectiva psicoanalítica

    Guinsberg, Enrique

    Resumo em Espanhol:

    Al ser desde hace tiempo los medios masivos de difusión la institución que puede considerarse como hegemónica en los procesos de socialización e ideologización de nuestra época, este artículo resume una investigación en desarrollo sobre el aporte de los mismos - desde una perspectiva teórica psicoanalítica - al proceso de formación del sujeto psicosocial.

    Resumo em Inglês:

    To the human being, for some time, the massive means of communication are the institutions that can be considered hegemonic in the socialization processes and ideologization of our time. The present article summarizes an investigation in development on the contribution of the means of communication - from a psychoanalytical theoretical perspective - the process of formation of the psychosocial individual.
  • A medicação como única resposta: uma miragem do contemporâneo Artigos

    Rodrigues, Joelson Tavares

    Resumo em Português:

    Tendo como ponto de partida as modificações ocorridas na Psiquiatria a partir da década de 1950, as quais foram posteriormente denominadas como revolução psicofarmacológica, o autor busca investigar de que forma e com que objetivo o recurso medicamentoso vem sendo utilizado na contemporaneidade. Avalia-se, ainda, o papel desempenhado pela indústria farmacêutica em semelhante contexto. Conclui-se que a medicação tanto pode ser empregada como forma de adequação a um sistema de valores previamente constituído, buscando a solução de todos os conflitos humanos através do recurso medicamentoso, como pode ser um instrumento de libertação e de mudança.

    Resumo em Inglês:

    Having as a start the changes occurred in Psychiatry, in the 50’s, which were later called psychopharmacological revolution, the author aims to investigate the way and the purpose the medicine has been employed nowadays. Also, the role carried out by pharmaceutical industry in this context is analyzed. It was concluded that medicine can be employed as a way to achieve an adjustment to a system of values previously establishes, looking for a solution of all human conflicts through a medicine, or it can be an instrument of freedom and changes.
  • Observação clínica: estudo da implicação psicoafetiva Artigos

    Vieira Filho, Nilson Gomes; Teixeira, Valéria Maria da Silva

    Resumo em Português:

    Trabalhar a implicação do pesquisador é fundamental na investigação clínica. A implicação psicoafetiva é entendida como parte integrante do processo cognoscitivo, permitindo o elo entre o saber e a vivência afetiva do observador clínico durante o processo de conhecimento. A prática lhe suscita representações, valores, emoções, que, associados ao contexto de trabalho, podem permitir a valorização ou não de certas temáticas e percursos teóricos e metodológicos do pesquisador. Este artigo mostra a importância deste estudo na abordagem clínica e na prática investigativa, através de exemplos de experiências implicativas de uma pesquisadora iniciante que atua como colaboradora de um sistema terapêutico-investigativo (supervisão, atendimento e pesquisa). Observa-se que esta implicação aparece sobretudo como um “terceiro incluído”, que permitiria sobretudo evitar a reificação das análises clínicas.

    Resumo em Inglês:

    The role of the psycho-affective implication of the researcher is an important aspect in clinical investigation. This implication is essentially understood as a part of a cognoscitive process allowing the link between knowledge and affection of the observer during the research. In clinical praxis, representations, values and emotions emerge, which when associate to the work context , may show the valorization or not of certain subjects, theoretical and methodological orientations of the investigator. This article tries to show the importance of this study in clinical approach and in the investigative practice through the examples of implicative experiences performed by one research-assistant, collaborating in a system of therapeutic investigation (supervision, clinical research and psychotherapeutic attendance). It was observed that this implication appears like a “third included” which, most of all, would try to avoid a reification of the clinical analysis.
  • Psicologia como disciplina científica e discurso sobre a alma: problemas epistemológicos e ideológicos Artigos

    Serbena, Carlos Augusto; Raffaelli, Rafael

    Resumo em Português:

    A Psicologia é definida habitualmente como ciência do comportamento, mas necessita uma revisão de seus pressupostos. Há dificuldades na própria definição de comportamento e ela representa o predomínio das correntes neopositivistas e materialistas. Isto levou as disciplinas ou escolas psicológicas que tratavam a questão dentro do âmbito de uma psicologia introspectiva e subjetiva ou da alma a se afastarem, gerando vazios e contradições, presentes no campo teórico, profissional, acadêmico e de formação. Ao ignorar o enfoque da subjetividade, considerando a ciência positiva como a verdade da psique, ela tornou-se prisioneira do mito ou ideologia do cientificismo. Deve-se então recuperar o sentido da psicologia como estudo da alma ou da subjetividade, havendo necessidade de um discurso simbólico e subjetivo complementando o racional e objetivo. O termo ‘alma’ pode ser visto como uma metáfora da psique e os diversos discursos ou disciplinas psicológicas seriam explorações desta metáfora permitindo ampliar sua expressão e compreensão.

    Resumo em Inglês:

    Psychology is usually defined as a science of the behavior, but it needs a revision of its foundations. There are difficulties in its own definition of behavior and it represents the prevalence of the neopositivist and materialist approaches. This led the disciplines or psychological schools that treated the subject to the extent of an introspective and subjective psychology (or the soul) to deviate, generating contradictions and emptiness that are present in the theoretical, professional, academic, scientific and formation fields. When ignoring the focus of the subjectivity and considering only the positive science as the psyche truth, psychology became prisoner of the myth or ideology of scientificism. It is necessary to recover the sense of psychology as a study of the soul or of the subjectivity, which needs a symbolic and subjective discourse complementing the objective and scientific discourse. The term ‘soul’ can be seen as a metaphor for the psyche and the several discourses or psychological disciplines would be explorations of this metaphor allowing to amplify its expression and comprehension.
  • A experiência perceptiva é o solo do conhecimento de pessoas com e sem deficiências sensoriais Artigos

    Masini, Elcie F. Salzano

    Resumo em Português:

    Este artigo diz respeito aos caminhos de pessoas, na ausência de um dos sentidos de distância - visão ou audição - obterem informações sobre o que as cerca e elaborarem esses dados, organizando e compreendendo o que está a seu redor. Fundamenta-se em Merleau-Ponty, na ênfase dada por esse autor à experiência corporal e à consciência corporal do mundo sensível.

    Resumo em Inglês:

    This article is regarding the ways people without one of the distant senses (vision or hearing) receive, organize and understand information about the world that is surrounding them. The approach is based upon Merleau-Ponty with the emphasis given by this author to the corporal experiences and awareness of the body to the sensible world.
  • A teoria da lógica mental: e os estudos empíricos em crianças e adultos Artigos

    Dias, Maria da Graça Bompastor Borges; Roazzi, Antonio

    Resumo em Português:

    Discorremos sobre a teoria da lógica mental como hoje se apresenta, as controvérsias oriundas dos estudos que utilizam a Tabela de Verdade da Lógica Padrão e os estudos empíricos com crianças e adultos que dão suporte à lógica proposicional e à lógica predicativa.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we discuss Mental Logic Theory and the controversies originated from studies which made use of the Standard Logic Truth Table and empirical studies with children and adults that support the propositional and predicative logic.
  • Avaliações quantitativa e qualitativa de um menino autista: uma análise crítica Artigos

    Lampreia, Carolina

    Resumo em Português:

    O conceito de autismo sofreu várias reformulações ao longo do tempo. Seu diagnóstico conta atualmente com dois instrumentos oficiais - CID 10 e DSM IV - e uma série de outros. A partir do estudo de caso de um menino autista, em que foram utilizados o DSM IV, o CARS e o PEP-R, o presente trabalho pretendeu confrontar os dados quantitativos proporcionados por estes instrumentos com uma análise qualitativa dos dados do PEP-R. Os resultados mostraram concordância quanto ao diagnóstico de autismo e aos prejuízos nas áreas social, de linguagem e imitação. Contudo, a análise qualitativa dos resultados do PEP-R mostrou competências não reveladas pelos três instrumentos. Isto recomenda uma análise qualitativa, mais discriminativa do perfil de habilidades da criança autista.

    Resumo em Inglês:

    The concept of autism has undergone several changes throughout time. Today two oficial instruments - ICD 10 and DSM IV - are used for its diagnosis together with several other instruments. A previous research has evaluated an autistic boy using the DSM IV, CARS and PEP-R. The present article compares quantitative data produced by this research with a qualitative analysis of PEP-R data. Results indicate agreement concerning the diagnosis of autism and impairments on social interaction, language and imitation. However, a qualitative analysis of PEP-R data indicates abilities not shown by the three instruments. The article concludes with the assertion that qualitative analises may produce a better discrimination of the abilities of autistic children.
  • Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento Artigos

    Stevanato, Indira Siqueira; Loureiro, Sonia Regina; Linhares, Maria Beatriz Martins; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Objetiva-se avaliar o autoconceito de crianças com dificuldade de aprendizagem e comportamento comparativamente a crianças sem dificuldade de aprendizagem. Foram avaliadas 58 crianças na fase escolar: 32 com dificuldade de aprendizagem (das quais 23 com problemas de comportamento) e 26 crianças sem dificuldade de aprendizagem. Procedeu-se à avaliação através da Escala Piers Harris de Autoconceito e da Escala Comportamental Infantil - A2 de Rutter. As crianças com dificuldade de aprendizagem apresentaram autoconceito significativamente mais negativo do que as crianças sem dificuldade de aprendizagem nos escores global e específico. Não foi detectada diferença entre as crianças com dificuldade de aprendizagem diferenciadas quanto à presença de problemas de comportamento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to assess the self-concept of children with learning disability in comparison with children without learning disability. Fifty- eight school-age children were assessed, including: 32 Learning Disabled children, distinguished by behavior problems, and 26 No Learning Disabled children. The child self-concept was assessed by Piers Harris Self-Concept Scale and the child behavior was assessed by Rutter´s Child Behavior Scale-A2. Children with learning disability showed significantly more negative self-concept than children without it in both total and partial scale scores. No differences was found between learning disabled children distinguished by the presence of behavior problems.
  • Traços de personalidade na infância e distorção e integração de formas: um estudo de validade Artigos

    Sisto, Fermino Fernandes; Bueno, José Maurício Haas; Marín Rueda, Fabián Javier

    Resumo em Português:

    As relações entre traços de personalidade e percepção visomotora foram estudadas em 344 estudantes, de 6 a 12 anos, de ambos os sexos. Com o teste gestáltico de Bender obtiveram-se pontuações para distorção de formas e integração e outras medidas, soma das pontuações das figuras. A Escala de Personalidade para crianças informou sobre neuroticidade, psicoticidade, extroversão e adequação. Houve correlações positivas e significativas em relação a neuroticismo e algumas medidas de integração; psicoticismo com medidas de distorção e uma medida de integração; e algumas medidas discriminaram grupos extremos de neuroticismo e psicoticismo. Observou-se que a diminuição da integração visomotora implicou em aumentou de neuroticidade; e o aumento da pontuação em psicoticidade aumentou da distorção de formas.

    Resumo em Inglês:

    The relationships among personality traits and visomotor perception were studied in 384 male and female students, from 6 to 12 years of age. With Bender Test it was possible to obtain the scores sum of the figures, scores of distortion and integration of forms, and other measures. The Personality Scale for Children informed about neuroticism, psychoticism, extroversion and adequacy. Positive and significant correlations were found for neuroticism with integration measures and psychoticism with distortion measures and one integration measure. Some measures categorized extreme groups of neuroticism and psychoticism. It was observed that as diminishing the scores of visomotor integration, the scores of neuroticism increased, and as the psychoticism scores increased, the scores of the distortion of forms also increased.
  • Avaliação preliminar do questionário de informática educacional (QIE) em formato eletrônico Artigos

    Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Silveira, Márcia Adriana

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia do Questionário de Informática Educacional (QIE) quanto à compreensão das questões, à objetividade do enunciado e às características da tarefa solicitada aos professores. Participaram 21 docentes do ensino superior particular, dos quais 57,1% eram do sexo feminino e 76,2% possuíam formação pedagógica. O questionário é eletrônico e tem quatro módulos, visando à caracterização do sujeito, conceito, aplicação e freqüência do uso de recursos tecnológicos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram a necessidade de reformulação do módulo II, constituído por questões abertas, em função da dificuldade de compreensão e realização da tarefa pelos sujeitos. Os módulos III e IV, compostos por questões fechadas, não apresentaram dificuldades e permaneceram iguais. O novo formato do QIE será testado em pesquisas futuras, com amostra mais representativa

    Resumo em Inglês:

    The Informatics Educational Questionnaire was analyzed to prove its efficacy in respect to comprehension questions, proposition objectivity and task features, besides identifying the possibility of technological resources variety of uses in the teaching - learning process. The questionnaire was answered by 21 professors from private universities, among them 57.1% were female and 76.2% had pedagogical background. The questionnaire was electronic and comprised by four modules aimed to the subjects’ characterization, the concepts, application and use of the technological resources. The data analysis pointed to the need of module II reformulation due to the comprehension and the tasks performing difficulties by the subjects. The other modules did not reveal any difficulties to the subjects.
  • Propriedades psicométricas apresentadas em manuais de testes de inteligência Artigos

    Noronha, Ana Paula Porto; Vendramini, Claudette Maria Medeiros; Canguçu, Camila; Souza, Carmem Vera Rodrigues de; Cobêro, Claudia; Paula, Liamar Mayer de; Franco, Marilice de Oliveira; Lima, Orlete Maria Pompeu de; Guerra, Paula Bierrenbach de Castro; Filizatti, Roseli

    Resumo em Português:

    A pesquisa teve como objetivo verificar quais os parâmetros psicométricos apresentados nos manuais de 19 instrumentos de avaliação da inteligência. Os elementos avaliados nos instrumentos foram: análise de itens, padronização, validade e precisão. Os resultados encontrados mostraram que, dos 19 testes avaliados, 89,5% apresentaram estudos de padronização, sendo que o procedimento mais utilizado na escolha dos sujeitos foi o não aleatório (62,2% dos testes). No que se refere à validade, a de construto foi a mais freqüente dentre os testes (94,7%). Observou-se que todos os instrumentos apresentaram verificação da precisão, sendo o método de consistência interna o mais aplicado (78,9%). Conclui-se que, embora os autores concordem que todos os testes devam realizar estudos de verificação dos parâmetros psicométricos e devam possuir normas regionais, tal prática ainda não se encontra totalmente difundida na avaliação psicológica brasileira,

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to verify the psychometric parameters presented in manuals of 19 intelligence tests. The psychometric properties included in the analysis were: item analysis, validity, reliability, and norms studies. The results indicated that 89.5% of the 19 tests presented norming studies. The procedure of sample selection was mostly non-random (62.2% of the tests). Construct validity was the most frequent method used among the studies (94.7%). All tests presented reliability studies, most of them using internal consistency coefficient (78.9%). It is concluded that although the authors agree that all tests need studies to verify psychometric parameters and studies to obtain regional norms this action isn’t divulged totally yet in the Brazilian psychological assessment.
  • Expressão da emoção por meio do desenho de uma criança hospitalizada Artigos

    Souza, Simone Vieira de; Camargo, Denise de; Bulgacov, Yara Lucia M.

    Resumo em Português:

    O que desejamos com este trabalho é relatar a experiência de um estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar hospitalizada. O foco do estudo é a expressão da emoção por meio de desenhos realizados pela criança em sessões de psicoterapia. Considera-se o desenho como uma atividade expressiva. Os desenhos acompanhados da fala são analisados à luz da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciaram ser o desenho um dos meios utilizados pela criança para expressar sua vivênciaemocional.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to report the experience of a case study of a kindergarten level hospitalized child. The center of interest in this study is the expression of emotion through the drawings performed by a child in psychotherapy sessions. Drawing is considered an expressive activity. These drawings, in addition to the speech, are analyzed based on the cultural-historic concept. The results showed that drawings are one of the means a child uses to express emotions.
  • O brincar e a cultura: jogos e brincadeiras na cidade de Morretes na década de 1960 Artigos

    Alves, Álvaro M. P.; Gnoato, Gilberto

    Resumo em Português:

    O presente artigo busca discutir a relação entre brincadeira e cultura através das memórias e relatos de um morador da cidade histórica de Morretes, situada na microrregião litorânea paranaense. A metodologia empregada caracteriza-se como um estudo de caso, e a técnica de coleta de dados escolhida foi a entrevista semi-estruturada e pesquisa bibliográfica em acervo da Casa Rocha Pombo - Secretaria de Cultura e Esportes do município. Pôde-se concluir que a relação entre brincadeira e cultura pode ser enxergada sob vários aspectos, não devendo ser ignorada ou relegada como uma atividade secundária, seja do ponto de vista social seja do individual.

    Resumo em Inglês:

    The present article aims at discussing the relation between games and culture through the memories and stories of an inhabitant of the historical city of Morretes, Paraná state, which is located in the coastal micro region of Paraná. The methodology applied is of semi-structured interviews and bibliographical research in the archives of Casa Rocha Pombo - Secretariat of Culture and Sports of the city of Morretes. It was observed that the relation between plays and culture can be viewed under several aspects, and it should be ignored or relegated as a secondary activity, either fromthe social or individual point of view.
  • Trabalho infantil produtivo e desenvolvimento humano Artigos

    Campos, Herculano Ricardo; Francischini, Rosângela

    Resumo em Português:

    O propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas dentre as possíveis conseqüências do trabalho produtivo precoce sobre o desenvolvimento da criança, na dinâmica da vida dos adolescentes e no interior das famílias. Os dados empíricos foram buscados em vivências do trabalho por crianças e adolescentes no cotidiano de um município do interior do Rio Grande do Norte, onde há participação significativa desses sujeitos na produção de redes, nas tecelagens. A cultura de valorização/dignificação do trabalho, a ineficiência (se não inexistência) de políticas públicas voltadas para essa população e a condição de pobreza a que estão submetidas, dentre outros fatores, têm contribuído para a manutenção da exploração da mão-de-obra infanto-juvenil, a despeito do ECA e dos esforços para seu combate.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to present and to discuss some of many possible consequences of the early productive labor in a child development, in the adolescent life course and inside their families. Empirical data were collected in the labor experience of adolescents and children from a town in Rio Grande do Norte state where the subjects play a relevant role in the net making production for the textile industry. A culture values labor, and an absence of public policies for this impoverished population have contributed, among other factors, to the maintenance of the exploration of children and adolescents’ labor, despite the existence of the Children and Adolescent’s Statute and efforts made to face this situation.
  • Conselho tutelar: um novo instrumento social contra o fracasso escolar? Artigos

  • Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal Artigos

    Zanella, Andréa Vieira; Da Ros, Sílvia Zanatta; Reis, Alice Casanova dos; França, Kelly Bedin

    Resumo em Português:

    Neste artigo são analisadas as concepções de criatividade de 11 acadêmicos de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), regularmente matriculados na disciplina Psicologia da Criatividade no primeiro semestre de 2001. A psicologia histórico-cultural foi escolhida como referencial teórico e metodológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no início e ao final do semestre letivo. Como resultado constatou-se a permanência das concepções de criatividade por parte de 3 sujeitos. Nos demais se constatou mudanças, com destaque para a superação de uma concepção inatista de criatividade. De modo geral, destacou-se a complexificação nas respostas apresentadas pelos entrevistados, revelando que o processo vivido possibilitou ressignificações das concepções analisadas.

    Resumo em Inglês:

    In this article, the creativity conception of 11 psychology students, enrolled in Creativity Psychology class in the first semester of 2001 was analyzed. Data was collected through interviews, done at the beginning and ending of the academic semester. The results suggested that the creativity conceptions of 3 students has remained. In the others, changes were evidenced, prevailing the overcoming of an innate creativity conception. In general, the complexity in the answers revealed that with the process was possible to built news significations of the analyzed conceptions.
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