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Psicologia em Estudo, Volume: 13, Número: 3, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

  • Ensaio sobre desenvolvimento humano na pós-modernidade Artigos

    Abib, José Antônio Damásio

    Resumo em Português:

    Neste ensaio, o conceito de desenvolvimento humano na pós-modernidade apóia-se em uma filosofia pós-moderna de direitos humanos, e na modernidade apóia-se em uma filosofia moderna de direitos humanos. O Estado moderno fracassou na realização da filosofia moderna dos direitos humanos. Uma filosofia pós-moderna de direitos humanos deixa para trás a filosofia moderna de direitos humanos. Isso significa abandonar o fundacionismo ético e as grandes narrativas emancipatórias de desenvolvimento humano. Sugerimos que uma ética pragmatista da alteridade e uma política pós-moderna da alteridade podem contribuir para elaborar uma filosofia pós-moderna de direitos humanos.

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo, el concepto de desarrollo humano en el pos-modernidad es apoyado en una filosofía pos-moderna de los derechos humanos y en la modernidad, es apoyado en una filosofía moderna de los derechos humanos. El Estado moderno fracasó en la realización de la filosofía moderna de los derechos humanos. Una filosofía pos-moderna de derechos humanos deja atrás la filosofía moderna de derechos humanos. Lo que significa abandonar el fundacionismo ético y las grandes narrativas emancipatorias del desarrollo humano. Sugerimos que una ética pragmatista de la alteridad y una política pos-moderna de alteridad pueden contribuir en la elaboración de una filosofía pos-moderna de derechos humanos.

    Resumo em Inglês:

    Whereas the concept of human development in post-modernity is supported by a post-modern philosophy of human rights, in modernity it is supported by a modern philosophy of human rights. The modern State has failed in the modern philosophy of human rights and the post-modern philosophy of human rights has laid aside a modern philosophy of human rights. This means that ethical foundationalism and emancipatory great narratives of human development have been discarded. We suggest that a pragmatist ethics of alterity and a post-modern policy of alterity may be a help in the elaboration of a post-modern philosophy of human rights.
  • Sono, qualidade de vida e acidentes em caminhoneiros brasileiros e portugueses Artigos

    Souza, José Carlos; Paiva, Teresa; Reimão, Rubens

    Resumo em Português:

    Avaliaram-se os distúrbios do sono, trabalho em turnos, sonolência excessiva diurna (SDE) e qualidade de vida (QV) de 206 caminhoneiros brasileiros e 200 portugueses. Aplicaram-se a Escala de Sonolência de Epworth, o SF-36 e o PSQI. Os portugueses dormem mais nos dias de trabalho (p<0,0001) e folga (p=0,0720); os brasileiros acordam mais cedo nos dias de trabalho (p<0,0001) e folga (p<0,0001). Em Portugal há mais trabalho em turnos (37,50%). Houve distúrbios do sono em 35,40% dos brasileiros e 21,50% dos portugueses (p=0,0019); entre os brasileiros (32,00%) e os portugueses (21,00%) tinham SDE (p=0,0015). Entre os brasileiros 43,20% dirigem mais que 16h/dia; 73,50% dos portugueses consomem álcool (p<0,0001); fazem uso de anfetamina 11,10% dos brasileiros (p<0,0001). Em Portugal a QV foi melhor na saúde mental (p<0,0001) e dores (p<0,0001). No Brasil no desempenho físico (p<0,0001), vitalidade (p=0,0002) e função social (p<0,0001). É alta a prevalência de distúrbios do sono nos dois países.

    Resumo em Espanhol:

    Se evaluaron disturbios del sueño, trabajo en turnos, somnolencia diurna excesiva (SDE) y calidad de vida (CV), de 206 camioneros brasileños y 200 portugueses. Se aplicaron la Escala de Somnolencia de Epworth, SF-36 y PSQI. Los portugueses duermen más los días de trabajo (p<0,0001) y descanso (p=0,0720); los brasileños despiertan antes los días de trabajo (p<0,0001) y descanso (p<0,0001). En Portugal, hay más trabajo en turnos (37,50%). 35,40% de los brasileños y 21,50% de los portugueses (p=0,0019) tenían disturbios del sueño; 32,00% de los brasileños y 21% de los portugueses presentaban SDE (p=0,0015). Entre brasileños, 43,20% conduce más que 16h/día; 73,50% de los portugueses consume alcohol (p<0,0001). El 11,10% de los brasileños usa anfetamina (p<0,0001). En Portugal, la CV fue mejor en salud mental (p<0,0001) y dolores (p<0,0001). En Brasil, en desempeño físico (p<0,0001), vitalidad (p=0,0002) y función social (p<0,0001). Existe alta prevalencia de disturbios del sueño en ambos países.

    Resumo em Inglês:

    Sleep disorders, shift work, excessive daytime sleepiness (EDS) and quality of life (QL) were evaluated by Epworth sleepiness scale, SF-36 and PSQI in 206 Brazilian and 200 Portuguese truck drivers. Portuguese drivers sleep more on working days (p<0.0001) and on non-working days (p=0.0720) and do more shift work (37.50%), whereas Brazilian drivers wake up earlier on working days (p<0.0001) and on non-working days (p<0.0001). Sleep disorders affected 35.40% of Brazilian drivers and 21.50% of Portuguese drivers (p=0.0019), whereas 32.00% and 21.00% had respectively EDS (p=0.0015). Brazilian truck drivers drive over 16 hours a day (43.20%) and use more amphetamines (11.10%) (p<0.0001), while Portuguese drivers consume more alcohol (73.50%) (p<0.0001). QL scores were better for Portuguese drivers regarding mental health (p<0.0001) and pain (p<0.0001) and better for Brazilian drivers regarding physical function (p<0.0001), vitality (p=0.0002) and social function (p<0.0001). Sleep disorders are highly prevalent in both countries.
  • Representações do trabalho entre trabalhadores informais da construção civil Artigos

    Oliveira, Roberval Passos de; Iriart, Jorge Alberto Bernstein

    Resumo em Português:

    O presente estudo buscou compreender as representações do trabalho entre trabalhadores informais da construção civil. Foi adotada como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Diante da complexidade do problema de pesquisa abordado, fez-se uso de múltiplas técnicas de coleta de dados: entrevistas em profundidade com oito trabalhadores e observação participante. Os resultados revelaram que o trabalho é representado como uma dimensão central na vida dos trabalhadores, subsidiando a sobrevivência material e social. Entretanto, o trabalho na construção civil foi descrito como pesado e desvalorizado, aparentando constituir-se como "último recurso" buscado para garantir a sobrevivência. Os trabalhadores reconhecem a precarização do trabalho gerada pela inserção informal, sentindo-se inferiorizados em relação aos trabalhadores formais. Tal quadro demonstra como os trabalhadores informais vivenciam um tipo de violência que lhes cerceia o usufruto de direitos constitucionalmente assegurados, excluindo-os do pleno gozo da cidadania.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio buscó comprender las representaciones sobre trabajo en trabajadores informales en la construcción civil. Fue adoptada como referencial teórico la Teoría de las Representaciones Sociales. Debido a la complejidad del problema de investigación abordado, se hizo uso de varias técnicas de colecta de datos: entrevistas en profundidad con ocho trabajadores, y observación participante. Los resultados muestran que el trabajo es representado como una dimensión central en la vida de los trabajadores, la cual subsidia la supervivencia material y social. De tal forma, el trabajo en la construcción civil fue descrito como pesado y desvalorizado, aparentando ser el "último recurso" buscado para garantizar la supervivencia. Los trabajadores reconocen una precarización del trabajo generada por la inserción en el sector informal, sintiéndose inferiores en relación a los trabajadores del sector formal. Este cuadro demuestra como los trabajadores del sector informal pasan por un tipo de violencia, que les impide el aprovechamiento de derechos constitucionales asegurados, excluyéndolos del goce pleno de la ciudadanía.

    Resumo em Inglês:

    The social representation of work among irregular construction workers is analyzed. The Social Representation Theory has been employed as a theoretical framework for current investigation. Due to the complexity of the research problem, multiple techniques of data collection were used, comprising in-depth interviews with eight workers and participants' observation. Results show that work is a main factor within the worker's life, basic to social and material survival. Although, construction labor was described as heavy and downgrading, it seems to be the "latest resource" for survival. The workers recognize the precariousness generated by irregularity since they feel inferior to formal workers. This situation denotes that construction workers experience a kind of violence that leaves them out of assured constitutional rights and full citizenship.
  • Significados de família para crianças paulistas Artigos

    Rabinovich, Elaine Pedreira; Moreira, Lúcia Vaz de Campos

    Resumo em Português:

    O presente estudo visou conhecer os significados que crianças de seis a dez anos, oriundas de diferentes camadas sociais e locais, atribuem à sua família. De desenho qualitativo, utilizou roteiro semi-estruturado de entrevista individual. As crianças foram captadas nos respectivos ambientes de vida cotidiana e constituíram três grupos com 15 participantes cada: um de crianças cujos pais tinham nível socioeducacional baixo (Ubatuba), um de crianças cujos pais tinham nível socioeducacional alto (São Paulo) e um grupo misto (Franca). Dados complementares sobre a família e local da moradia foram obtidos dos pais ou responsáveis. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Os resultados foram organizados em torno dos temas família, pai, mãe, irmãos, avós. Cuidar perpassou a significação de família. O pai foi considerado divertido e companheiro somente pelas crianças socioeducacionalmente favorecidas. Os avós foram positivamente retratados por todos participantes. Os irmãos são os membros mais presentes, sendo altamente significativos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio visó conocer los significados que niños de seis a diez años, oriundos de diferentes capas sociales y locales, atribuyen a su familia. Cualitativamente, utilizó un itinerario semiestructurado de entrevista individual. Los niños fueron captados en su ambiente de vida cotidiana y constituyeron tres grupos con 15 participantes cada uno: niños cuyos padres eran de nivel socioeducacional bajo (Ubatuba), de nível socioeducacional alto (São Paulo) y por un grupo mixto (Franca). Fueron obtenidos de los padres o responsables datos complementarios sobre la familia y local de la vivienda. Las entrevistas fueron grabadas y después transcriptas. Los resultados fueron organizados en los siguientes temas: familia, padre, madre, hermanos y abuelos. Cuidar superó la significación de familia. El padre fue considerado divertido y compañero solamente por los niños socioeducacionalmente favorecidos. Los abuelos fueron retratados positivamente por todos los participantes. Los hermanos son los miembros de la familia más presentes, siendo muy importantes.

    Resumo em Inglês:

    The meanings given to their family by 6-to 10-year-old children from different social and educational groups and town are provided. A non-structured questionnaire was individually applied to three groups of 15 children each whose parents belonged to a low social and educational group (Ubatuba SP Brazil), high social and educational group (São Paulo SP Brazil) and a mixed group (Franca SP Brazil). Parent furnished the complementary data on family residence and constitution. Interviews were taped and then transcribed. Results were organized by themes: family, father, mother, brother / sister, grandparents. Caring was a general meaning given to the family and to family members. The father was seen as a good chap and a companion only by the children of the high social and educational group. Grandparents were positively portrayed by all the children. Brothers and sisters were very present in the family and highly significant to all members.
  • Internação psiquiátrica e ordem judicial: saberes e poderes sobre adolescentes usuários de drogas ilícitas Artigos

    Scisleski, Andrea Cristina Coelho; Maraschin, Cleci

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a internação psiquiátrica compulsória destinada a adolescentes usuários de drogas que vivem em situação de marginalidade social, a partir de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, realizada em um hospital psiquiátrico público na cidade de Porto Alegre/Brasil. O objetivo do estudo é investigar como a internação psiquiátrica, nesses moldes, é produzida, levando em conta as trajetórias sociais dos adolescentes. A discussão reside em debater a internação psiquiátrica compulsória no encaminhamento de adolescentes aos serviços de saúde, pondo em questão seus efeitos no campo das políticas públicas e nos processos de subjetivação. Conclui-se que a ordem judicial nos encaminhamentos à internação psiquiátrica pode funcionar tanto como uma forma de punição aos adolescentes quanto como um meio de acesso aos serviços de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza la internación psiquiátrica por determinación judicial direccionada a adolescentes usuarios de drogas ilícitas, que viven en situación de marginalidad social, desde una investigación de Maestría en "Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS", realizada en un Hospital Psiquiátrico público en la ciudad de Porto Alegre/Brasil. El objetivo de este estudio es investigar como la internación psiquiátrica es producida de esa manera, llevando en cuenta las trayectorias sociales de los adolescentes internos. La discusión reside en debatir la internación psiquiátrica por determinación judicial en encaminamiento de adolescentes a los servicios de salud, cuestionando sus efectos en el campo de las políticas públicas y en los procesos de subjetivación que afectan la vida de esos pacientes. Se concluye que la determinación judicial en los encaminamientos a la internación psiquiátrica puede funcionar tanto como una manera de punición a los adolescentes como también es un medio de ingreso a los servicios de salud.

    Resumo em Inglês:

    Judicial orders for compulsory psychiatric internment of adolescents in drug abuse situations experiencing social marginality conditions are analyzed. Essay is based on a Master's research in the Post-graduation Program of Social and Institutional Psychology of UFRGS, carried out in a public psychiatric hospital in Porto Alegre RS Brazil. Current study investigates how this kind of psychiatric internment is produced, taking into account the adolescent's social trajectories. The essay discusses judicial orders for psychiatric internment in guiding the adolescents to the health services and questions their effects in public politics and in subjectivity processes. Results show judicial orders with regard to psychiatric internment may be a form of punishment for young people and an access to health services.
  • A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica Artigos

    Camargo, Denise de; Bulgacov, Yara Lúcia Mazziotti

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação. Parte-se da constatação de que em nosso cotidiano as relações entre as pessoas são cada vez mais orientadas por razões econômicas e instrumentais. Compreende-se a escola como invadida por esta lógica e assim perde-se um espaço fundamental de interrogação, o qual é necessário para nos descobrirmos como seres autônomos, singulares e em movimento. Entende-se que a estética pode vir a ser um instrumento para a educação dos aspectos sensíveis, levando-nos a descobrir formas até então inusitadas de perceber o mundo. Dimensões das atividades artísticas - estética e expressiva - são conceituadas e passa-se, em seguida, a defender, a partir dos pressupostos da psicologia sócio-histórica, que essas dimensões contribuem para a expressão e organização da emoção e da imaginação. Finalmente, o artigo discute a proposta de oficinas, espaços de ação e reflexão, um fazer próximo à arte.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta una reflexión de las contribuciones del campo de las artes para la educación. Se parte de la constatación de que en nuestro cotidiano las relaciones entre las personas son cada vez más orientadas por razones económicas e instrumentales. Se comprende la Escuela también como invadida por esta lógica y, de ese modo, se pierde un espacio fundamental de interrogación; nos hace falta descubrirnos como seres autónomos, singulares y en movimiento. Se entiende que la estética puede venir a ser un instrumento para la educación de lo sensible, llevándonos a descubrir formas hasta entonces inusitadas de percibir el mundo. Se conceptúa estética y actividad expresiva, se pasa, en seguida, a defender, a partir de las premisas de la psicología socio-histórica, como esas dimensiones contribuyen para la expresión y organización de la emoción y de la imaginación. Por fin el artículo presenta ejemplos de actividades.

    Resumo em Inglês:

    Contributions of Arts on education are provided. Day-to-day relationships between people are more and more guided by economic and functional motives. The school institution has also been invaded by this logic stance and a fundamental space for interrogation has been lost. This has always been necessary to discover ourselves as autonomous, singular and non-static beings. Aesthetics may become an instrument to educate sensitiveness and may lead us to discover a world which has been unknown up to the present. Artistic activities - aesthetic and expressive - are defined whilst these factors contribute towards the expression and the organization of emotion and imagination as from the standpoint of socio-historic psychology. Workshops as spaces for activities and reflections, or rather, an activity close to Art, are also investigated.
  • Inclusão ou exclusão? Produção de subjetividade nas práticas de formação Artigos

    Rocha, Marisa Lopes da

    Resumo em Português:

    O objetivo desse trabalho é o de colocar em análise as práticas de formação escolar no contemporâneo, através de operadores sócio-histórico-políticos que vêm contribuindo para diferentes formas de exclusão na gestão do trabalho educacional. Para isso evidenciamos os modos de funcionamento escolar característicos desde a sociedade disciplinar até a sociedade de controle. Buscamos discutir os conflitos que se instalam a partir da fragmentação individualizante atravessada na escola e os efeitos de subjetivação. A pesquisa-intervenção é apontada como um caminho investigativo possível entre psicólogos e educadores que faculta um olhar crítico sobre as dimensões de inclusão/exclusão e um devir ético-político das práticas de formação.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es analizar prácticas de formación escolar de la contemporaneidad, a partir de operadores socio-histórico-políticos que dan visibilidad a distintos modos de exclusión en la gestión del trabajo educacional. Para ello, muestramos modos de funcionamiento escolar, que son característicos tanto de la sociedad disciplinaria como de la sociedad de control. Buscamos discutir los conflictos que se instalan a partir de la fragmentación individualizante que atraviesa la escuela y sus efectos de subjetivación. Se plantea como posible la investigación-intervención entre psicólogos y educadores de manera a garantizar que se provoque una mirada crítica sobre las dimensiones de inclusión/exclusión y un devenir ético-político de las prácticas de formación.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to investigate contemporary formation practices in the context of school, throughout socio-historical-political operators which contribute to actualize different forms of exclusion in the management of educational work. In order to succeed in this task, we show the typical modes of functioning in school since disciplinary society until control society. We discuss the conflicts which are implemented by means of individualizing fragmentation which takes place in school and the correspondent effects on subjectivation. Intervention-research is showed as an investigative trend adopted by psychologists and educators which allows a critical approach of.
  • A família no contexto da Síndrome de Down: revisando a literatura Artigos

    Henn, Camila Guedes; Piccinini, Cesar Augusto; Garcias, Gilberto de Lima

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem por objetivo examinar algumas questões teóricas e achados de estudos recentes acerca do impacto da síndrome de Down sobre a família, em especial, sobre pais e mães. A literatura revisada demonstrou que o nascimento de uma criança com síndrome de Down exerce um forte impacto sobre a família, em especial sobre pais e mães, podendo gerar estresse, dificuldades de adaptação e restrições familiares. Por outro lado, alguns pais e mães relatam uma visão positiva desta convivência com seus filhos, destacando interações sincrônicas com eles, bem como uma boa adaptação às exigências e aos cuidados demandados. Ressalta-se a existência de poucos estudos a respeito do pai neste contexto, bem como a importância de programas que ajudem pais e mães em seu processo de adaptação à criança.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo actual aspiró a revisar algunos asuntos teóricos y conclusiones empíricas de estudios recientes con respecto al impacto de la Síndrome de Down sobre la familia y, especialmente, sobre los padres. La literatura examinada muestra que el nacimiento de un niño con la Síndrome de Down tiene un fuerte impacto sobre la familia, especialmente sobre los padres, y puede generar tensión, dificultad de adaptación y restricciones familiares. Por otro lado, algunos padres y madres relatan una visión positiva de esta coexistencia con sus niños, destacando, relatando interacciones sincrónicas con ellos, así como buena adaptación a las demandas y al cuidado requerido. Se resalta la existencia de pocos estudios sobre el padre en este contexto, y así como la importancia de programas que ayuden a los padres y a las madres en su proceso de adaptación al niño.

    Resumo em Inglês:

    Theoretical issues and empirical findings on recent studies concerning the impact of Down syndrome on the family and, especially, on the parents, are examined. The reviewed literature shows that the birth of a child with Down syndrome has a strong impact on the family, especially on parents, and can generate stress, difficulties in adaptation and family restrictions. On the other hand, some fathers and mothers report a positive vision of this coexistence with their children, highlighting synchronic interactions with them, as well as good adaptation to the demands and the required care. The existence of few studies involving the father in this context is stressed, as well as the importance of programs that help fathers and mothers in their adaptation process to the child.
  • Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva Artigos

    Pontes, Mariana Leme da Silva; Cabrera, Jaqueline Caldamone; Ferreira, Marcela Casacio; Vaisberg, Tânia Maria José Aiello

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa focaliza o imaginário coletivo de professores sobre a criança adotiva por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema e de narrativas psicanalíticas elaboradas pelas pesquisadoras após as entrevistas individuais. O conjunto do material foi analisado de acordo com a teoria psicanalítica dos campos, permitindo a apreensão de dois campos psicológicos não-conscientes, o abandono infantil e a infertilidade, os quais se articulam e dão origem ao campo mais abrangente da exclusão radical da pessoalidade originária da criança adotada.

    Resumo em Espanhol:

    La presente investigación focaliza el imaginario colectivo de profesores en relación al niño adoptivo, por medio del uso del procedimiento de dibujos-historias con tema, y de narrativas psicoanalíticas elaboradas por las investigadoras después de las entrevistas individuales. El conjunto del material fue analizado de acuerdo con la teoría psicoanalítica de los campos, permitiendo la aprehensión de dos campos psicológicos no-concientes, el abandono infantil y la infertilidad, los que se articulan originando el campo más amplio de la exclusión radical de la personalidad originaria del niño adoptado.

    Resumo em Inglês:

    Current research focuses on teachers' imaginary on the adopted child through the use of story-pictures procedures with a theme and through psychoanalytical narratives elaborated after interviews. Material was analyzed according to the psychoanalytical theory of fields, what allows the understanding of two non-conscience psychological: the abandoned child and infertility. Both fields are articulated under the wider psychological field of the radical exclusion of the original personality of the adopted child.
  • Viajando com jovens universitários pelas diversas brasileirices: representações sociais e estereótipos Artigos

    Arruda, Angela; Gonçalves, Luana Pedrosa Vital; Mululo, Sara Costa Cabral

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo investigar como a visão dos estudantes sobre as naturalidades brasileiras comparece na representação social do Brasil por meio do estudo de seus estereótipos. Os dados foram coletados com a utilização da técnica de completar frases. Participaram da pesquisa 1.029 alunos do 1º ano de universidades públicas e privadas, de cinco cursos, da faixa etária de 17 a 24 anos, de ambos os sexos, de sete estados brasileiros. As respostas passaram por uma análise de conteúdo categorial temática. Elas indicaram que cerca de um terço dos jovens se recusou a dar respostas generalizantes e hierarquizantes das naturalidades, o que sugere uma visão de um único Brasil apesar de suas diferenças. Por outro lado, mesmo as respostas estereotipadas nos sugeriram um desenho interessante dos brasileiros e dos "Brasis", permitindo identificar um campo estruturado de significações, saberes e informações que expressam suas diversidades, contrastes e desigualdades.

    Resumo em Espanhol:

    Esta encuesta tuvo como objetivo investigar como la visión de los estudiantes sobre las naturalidades brasileñas participa en la representación social del país por medio del estudio de sus estereótipos. Los datos fueron recogidos utilizándose la técnica de rellenar frases. Participaron de la investigación 1.029 alumnos de primer ingreso de instituciones de educación superior de carácter público y privado, de cinco cursos, con edades entre los 17 y 24 años, de los dos sexos, de siete provincias brasileñas. Se recurrió al análisis de contenido categorial para la comprensión de las respuestas. Ellas indicaron que cerca de una tercera parte de los jóvenes se recusó a dar respuestas generalizantes y hierarquizantes de las naturalidades, lo que sugiere una visión de un único Brasil aunque delante de sus diferencias. Por otra parte, aunque las respuestas estereotipadas nos ofrecieron un dibujo interesante de los brasileños y de los Brasiles, permitiéndonos identificar un campo estructurado de significaciones, saberes e informaciones que muestran sus diversidades, contrastes y desigualdades.

    Resumo em Inglês:

    Current paper studies how students' vision of natives from different Brazilian states contributes to the social representations of Brazil through the study stereotypes. Data were collected by completive sentences. One thousand and twenty-nine private and public 1st and 2nd year university students, aged 17 to 24, males and females, from seven states of Brazil, took part in the survey. Analysis of material was made through thematic content analysis. Results indicated that around one third of the students refused to give generalizing and hierarchized answers. This fact probably means that their idea of Brazil is of a single country in spite of its differences. However, even the stereotyped answers suggested an interesting idea of Brazilians and of Brazil, in which a structured field of meanings, knowledge and information which expresses its diversity, its contrasts and inequalities, may be identified.
  • Cidadania: entre o compromisso e a indiferença: desvendando as representações sociais de universitários Artigos

    Vieira, Camila Mugnai; Barros, Mari Nilza Ferrari de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa, na perspectiva da psicologia sócio-histórica, o interesse e a participação de universitários da Universidade Estadual de Londrina em projetos voltados à construção da cidadania. Recorreu-se à análise do discurso, empregando a categoria de representações sociais. Este artigo articula as narrativas com questões teóricas essenciais à compreensão dessa temática, além de estimular o debate e tecer estratégias de sensibilização dos universitários para seu compromisso social. Nele se inserem ainda críticas à forma como o sistema capitalista e a ideologia neoliberal configuram o individualismo em nossa sociedade. A produção de sentidos, resultado da interpretação dos discursos, permite analisar a responsabilidade dessa instituição no processo de manutenção da exclusão social, resultante da intolerância com a diversidade e indiferença com as questões que afetam milhões de brasileiros.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analiza, en vista de la socio-psicología histórica, el interés y la participación de académicos en la "Universidade Estadual de Londrina", en proyectos destinados a la construcción de la ciudadanía. El análisis del discurso fue utilizado, empleando la categoría de las representaciones sociales. Se articula la narración con las cuestiones teóricas esenciales para comprender esta cuestión, además de estimular el debate y formular estrategias para aumentar la sensibilización de la universidad por su compromiso social. También introduce la crítica de cómo el sistema capitalista y la ideología neoliberal generan el individualismo en nuestra sociedad. La producción de sentidos, el resultado de la interpretación de los discursos, permite examinar la responsabilidad de esta institución en el proceso de mantenimiento de la exclusión social, los resultados de intolerancia a la diversidad y la indiferencia a las cuestiones que afectan a millones de brasileños.

    Resumo em Inglês:

    Current essay analyses from a social and historical psychology perspective the interest and participation of university students at the State University of Londrina, Londrina PR Brazil, in projects which lead to the construction of citizenship. Discourse analysis, employing social representation category, provides narratives with essential theoretical questions for the understanding of the subject, stimulates the debate and constructs strategies to conscience-raise university students to social commitment. Criticism on the manner capitalism system and neo-liberal ideology produce individualism in current society is inserted. The production of meaning, as a result of the interpretation of discourse, analyzes the institution's responsibility in the process of maintaining social exclusion. In fact, the latter is the result of intolerance in the context of diversity and of indifference on issues affect millions of Brazilians.
  • Qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/AIDS Artigos

    Calvetti, Prisla Ücker; Muller, Marisa Campio; Nunes, Maria Lúcia Tiellet

    Resumo em Português:

    Este estudo teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/Aids. A amostra foi constituída de 200 pessoas vivendo com HIV/Aids (111 mulheres e 89 homens), de 19 a 67 anos, 143 sintomáticos e 57 assintomáticos. Do total, 62,5% faziam uso de terapia anti-retroviral. Os resultados apontam para a correlação significativa entre os domínios da qualidade de vida (WHOQOL-HIV bref) e bem-estar espiritual (SWBS). O domínio da qualidade de vida, espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais e a subescala bem-estar religioso apresentaram os escores mais altos. Obtiveram-se correlações altamente significativas entre os domínios da qualidade de vida física, relações sociais e espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais, e os do bem-estar religioso, bem-estar existencial e bem-estar espiritual no grupo sintomático/Aids. Discute-se a importância das variáveis religiosidade e espiritualidade no processo de resiliência e de proteção à saúde. A importância da inserção dos fatores de proteção à saúde necessita ser destacada nas pesquisas, nas intervenções do psicólogo e no planejamento de políticas públicas de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo el objetivo de evaluar la cualidad de vida y bienestar espiritual de personas viviendo con VIH/SIDA. La muestra fue de 200 pacientes viviendo con VIH/SIDA (111 mujeres y 89 hombres), de 19 a 67 años, 143 sintomáticos y 57 asintomáticos, del total, 62,5% hacían uso de terapia antirretroviral. Los resultados apuntan hacia la correlación significativa entre los dominios de la cualidad de vida (WHOQOL-HIV bref) y bienestar espiritual (SWBS). El dominio de la cualidad de vida, espiritualidad, religiosidad y creencias personales como la subescala bienestar religioso presentaron los escores más altos. Se obtuvieron correlaciones altamente significativas entre los dominios de cualidad de vida físico, relaciones sociales y espiritualidad, religiosidad y creencias personales con el bienestar religioso, existencial y espiritual del grupo sintomático/SIDA. Se discute la importancia de las variables religiosidad y espiritualidad en el proceso de resiliencia y de protección a la salud. La importancia de la inserción de los factores de protección a la salud necesita ser destacada en las investigaciones, en las intervenciones del psicólogo y en el planeamiento de políticas públicas de salud.

    Resumo em Inglês:

    Current study evaluates the quality of life and spiritual well-being in HIV/Aids people. Two hundred HIV individuals were taken as samples (111 women and 89 men), aged between 19 to 67 years old, 143 symptomatic/Aids and 57 asymptomatic, 62.5% had taken anti-retroviral therapy. Results point to a significant correlation between the quality of life (WHOQOL-HIV bref) and spiritual well being (SWB). The spiritual, religiosity and personal beliefs and the subscale religious well being had the highest scores. Significant correlations were obtained in symptomatic/Aids group between quality of life concerning physical, social relationship and spiritual, religiosity and personal beliefs with the religious well-being, the existential well being and the spiritual well-being. The importance of the variables religiosity and spirituality within the resilience and health protection process was also discussed. Discussing health protection in research, in psychologist's interventions and in health public policies should be enhanced.
  • Neurobiologia da regulação emocional: implicações para a terapia cognitivo-comportamental Artigos

    Mocaiber, Izabela; Oliveira, Letícia de; Pereira, Mirtes Garcia; Machado-Pinheiro, Walter; Ventura, Paula Rui; Figueira, Ivan Vasconcellos; Volchan, Eliane

    Resumo em Português:

    A regulação das emoções representa uma habilidade fundamental para a interação social, influenciando o comportamento e a expressão emocional. É objetivo deste artigo revisar os trabalhos científicos sobre as diferentes estratégias de regulação da emoção e os circuitos cerebrais subjacentes. Os trabalhos que utilizaram a estratégia de reavaliação cognitiva observaram um padrão de ativação cerebral caracterizado por uma ativação significativa do córtex pré-frontal e uma diminuição da ativação da amígdala, sugerindo que o primeiro poderia estar modulando a atividade da última. Trabalhos recentes observaram que mudanças cognitivas e comportamentais mediadas pela psicoterapia parecem levar a alterações na ativação de circuitos cerebrais envolvendo o córtex pré-frontal, e apontam para a possibilidade de modificação de associações neurais observadas em pacientes com transtornos psiquiátricos. Conclui-se que os estudos sobre a neurobiologia da regulação da emoção têm implicações potenciais para a compreensão das bases psicopatológicas subjacentes aos transtornos psiquiátricos, orientando desenvolvimentos heurísticos e clínicos.

    Resumo em Espanhol:

    La regulación emocional se constituye en un elemento clave en el comportamiento social, regulando las acciones y la expresión emocional. Este estudio tiene el propósito de revisar las estrategias de regulación emocional y describir los mecanismos cerebrales que las apoyan. Los estudios que han investigado la actividad cerebral durante la reevaluación cognitiva han mostrado la activación de zonas de la corteza prefrontal y la reducción de la activación de la amígdala, indicando que la primera podría estar modulando la última. Además, estudios recientes han observado que las alteraciones cognitivas y en el comportamiento tras psicoterapia conductual llevan a cambios en la activación de circuitos cerebrales, lo que sostendría la regulación emocional deficiente observada en trastornos mentales. Creemos que el estudio de la regulación emocional como un aspecto del procesamiento afectivo tiene importantes implicaciones para la psicopatología, y puede representar un modelo para el desarrollo de procedimientos de intervención.

    Resumo em Inglês:

    Emotion regulation represents a crucial ability for social interaction, guiding behavior and modulating emotional expression. Current essay reviews the available literature on emotion regulation, points out the different coping strategies and investigates the underlying neural network. Studies on cognitive reappraisal of emotion have noted a pattern of brain response characterized by the activation of the prefrontal cortex associated with the reduction of amygdala activity. A modulatory mechanism between these structures has been suggested. Recent work showed that psychotherapeutic approaches may modify the dysfunctional neural circuitry associated with psychiatric disorders. Results show that investigating the neurobiology of emotion regulation offers a potential repercussion on the understanding of the basis of psychiatric disorders, orienting the development of applied studies and improving their clinical relevance.
  • O efeito da sugestão de falsa informação para eventos emocionais: quão suscetíveis são nossas memórias? Artigos

    Neufeld, Carmem Beatriz; Brust, Priscila Goergen; Stein, Lilian Milnitsky

    Resumo em Português:

    O presente trabalho visa fornecer evidências científicas da susceptibilidade das memórias a distorção através do estudo das falsas memórias (lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram) para situações emocionalmente carregadas. Foi usada a versão brasileira dos instrumentos e procedimentos de Cahill, Prins, Weber, e McGaugh e adaptada por Neufeld, Brust e Stein para a investigação do efeito da emoção na memória e nas falsas memórias. O experimento investigou o efeito de sugestão de falsa informação em 138 alunos universitários. O procedimento também testou um material de sugestão de falsa informação congruente com a história na forma de um artigo de jornal. Os resultados indicam que a memória verdadeira não foi imune a erros e distorções, apesar de aparentemente ter sido auxiliada pela emocionalidade do evento. Ou seja, a sugestão de falsa informação parece ter auxiliado na discriminação dos itens sugeridos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tiene el objetivo de proporcionar evidencias científicas de la susceptibilidad de la memoria y su distorsión a través del estudio de las falsas memorias (recuerdo de eventos que en realidad, no ocurrieron) para situaciones emocionalmente intensas. En este estudio se utilizó la versión brasileña de los instrumentos y procedimientos Cahill, Prins, Weber y McGaugh adaptada por Neufeld, Brust y Stein para la investigación del efecto de la emoción en la memoria y las falsas memorias. El experimento investigo el efecto de sugestión de falsa información en 138 alumnos universitarios. El procedimiento también evaluó un material de sugestión de falsa información congruente con la historia en forma de un artículo de periódico. Los resultados indican que la memoria verdadera no fue inmune a errores y distorsiones a pesar de aparentemente haber sido auxiliada para la emocionalidad del evento, o sea, la sugestión de la falsa información parece haber auxiliado la discriminación de los ítems sugeridos.

    Resumo em Inglês:

    The current essay forwards scientific evidence on the susceptibility of distorted memories by assessing false memories (remembrance of events which actually did not occur) in emotionally arousing situations. The Brazilian version of the Cahill, Prins, Weber and McGaugh's instruments and procedures adapted by Neufeld, Brust and Stein on the evaluation of the effect of emotion on memory and false memories were used. Misinformation effect on memory of 138 college students has been investigated. Misinformation material congruent to the story given in a newspaper article has also been tested. Results suggest that true memory has not been immune from errors and distortions even though it has apparently been supported by emotionally arousing events. In fact, misinformation seems to have assisted memory in the discrimination of the items suggested.
  • A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores Artigos

    Gerken, Carlos Henrique de Souza

    Resumo em Português:

    O objetivo deste texto é examinar as contribuições de Vygotsky e Luria relativas à construção dos processos psíquicos superiores, porquanto estamos certos de que seus conceitos apresentam uma riqueza heurística a ser incorporada nas análises dos processos de escolarização e apropriação da escrita. Essa reflexão teve origem em trabalhos de pesquisa sobre esses processos e suas conseqüências sociais, culturais e cognitivas. As pesquisas desenvolvidas há aproximadamente 20 anos suscitaram problemas teóricos e metodológicos, dentre os quais se destaca a compreensão dos processos por meio dos quais sujeitos pertencentes a culturas tradicionalmente orais constroem referências sobre a cultura escrita, situando-se ainda como sujeitos de sua própria história. O confronto de princípios teóricos e metodológicos disponíveis no campo da psicologia e da antropologia tem sido fundamental nessa busca, acentuando a necessidade de superação das antinomias clássicas na psicologia: indivíduo e cultura, concreto e abstrato.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este texto es examinar las contribuciones de Vygotsky y Luria sobre la construcción de formaciones psíquicas superiores, ya que sus conceptos presentan una riqueza heurística que debe ser incorporada en los análisis de los procesos de escolarización y apropiación de la escritura. Esa reflexión se origina a partir de trabajos investigativos sobre eses procesos y sus consecuencias sociales, culturales y cognitivas. Las investigaciones suscitaron problemas teóricos y metodológicos, como la comprensión de los procesos a través de los cuales los sujetos pertenecientes a culturas tradicionalmente orales construyen referencias sobre la cultura escrita, considerándose de esta manera como sujetos de su propia historia. La confrontación de los principios teóricos y metodológicos disponibles en el campo de la Psicología y la Antropología ha sido fundamental en esa búsqueda, destacando la necesidad de superación de las antinomias clásicas en la Psicología: individuo y cultura, concreto y abstracto.

    Resumo em Inglês:

    The contributions of Vygotsky and Luria about the construction of higher psychological processes are examined. Their concepts provide a rich heuristic factor to be incorporated into the analyses of schooling and literacy processes. These reflections are based on a 20-year study on such processes and their social, cultural and cognitive outcomes. Research in fact raised a set of theoretical and methodological questions, one of which is to understand the processes through which people from traditional oral cultures build up references on literacy so that they may still perceive themselves as subjects of their own history. The confrontation of the theoretical and methodological principles available in the field of psychology and anthropology has been essential to current search. In fact, it aims at overcoming classical antinomies in the field of psychology: individual and culture; concrete and abstract.
  • O TDAH: entre as funções, disfunções e otimização da atenção Artigos

    Caliman, Luciana Vieira

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a expansão do diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e suas controvérsias. Desde a década de 80 o TDAH tem sido descrito como uma disfunção neuropsiquiátrica que inicia na infância e continua na vida adulta. O TDAH é visto pelas autoridades médicas internacionais como um problema de ordem pública. Não obstante, apesar de sua legitimidade médica e biológica ser defendida pelo discurso neuropsiquiátrico, a polêmica ao seu redor cresce e se fortalece. Dentre os aspectos críticos do diagnóstico, nosso objetivo principal é analisar as fronteiras frágeis que ele estabelece com as funções e disfunções da atenção e sua otimização. Como diferenciar os sintomas do transtorno da atenção das queixas dos indivíduos que buscam sua otimização? Concluímos o artigo sugerindo questionamentos éticos que devem ser incorporados à clínica diagnóstica e terapêutica do TDAH.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza la expansión del diagnóstico del Trastorno del Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH) y sus controversias. Desde la década de los 80, el TDAH está siendo descrito como una disfunción neuropsiquiátrica que se inicia en la infancia y sigue en la vida adulta. El TDAH es visto por las autoridades médicas internacionales como un problema de orden público. Pero a pesar de su legitimidad médica y biológica ser defendida por el discurso neuropsiquiátrico, la polémica alrededor crece y se fortalece. De entre los aspectos críticos del diagnóstico, nuestro objetivo principal es analizar las fronteras frágiles que se establece con las funciones y disfunciones de la atención y su optimización. Como diferenciar los síntomas del trastorno de la atención de las quejas de los individuos que buscan su optimización? Concluimos el artículo sugiriendo dudas éticas que deben ser incorporados a la clínica diagnóstica y terapéutica del TDAH.

    Resumo em Inglês:

    The expansion of the diagnostic category of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and its controversies is investigated. Since the 1980s, the ADHD diagnosis has been interpreted as a neuropsychiatric dysfunction that appears in childhood and persists into adulthood. ADHD diagnosis is described by international medical authorities as a public health issue. Although ADHD medical and biological legitimacy has been claimed by neuropsychiatric discourse, the diagnosis has been largely polemical. Among the critical aspects of ADHD diagnosis, current essay discusses the fragile frontiers that ADHD maintains with the functions and dysfunctions of attention and its optimization. How may one differentiate the symptoms of an attention disorder from complaints made by individuals who are looking for attentive optimization? Certain ethic issues that have to be considered in the ADHD clinic are suggested.
  • Sintomas depressivos e uso de Cannabis em adolescentes Artigos

    Andrade, Tânia Moraes Ramos; Argimon, Irani Iracema de Lima

    Resumo em Português:

    A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns na adolescência. Os quadros depressivos costumam apresentar elevadas taxas de comorbidades psiquiátricas, sendo freqüente o abuso de substâncias psicoativas. O artigo investiga a associação dos sintomas depressivos e o uso da cannabis. MÉTODO: Revisão sistemática, análise dos artigos indexados no Medline, PsycInfo, ProQuest, Web of Science e Lilacs, entre 2000 e 2005, descritores: depressive symptoms, depressive, adolescence, teenager e cannabis. RESULTADOS: Revisados 36 artigos completos, resultando no estudo de 9 artigos, que tratam de sintomas depressivos ou depressão e o uso ou dependência de cannabis em adolescentes. Os estudos confirmam a associação entre sintomas depressivos e o uso de cannabis na adolescência, sendo esta associação mais freqüente no uso precoce e regular de cannabis. CONCLUSÃO: Os sintomas depressivos/depressão estão relacionados ao uso/abuso e dependência de cannabis na adolescência. A investigação clínica e os programas de prevenção devem abordar estes transtornos na adolescência.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo busca investigar la asociación de los síntomas depresivos y el uso de cannabis en la adolescencia. MÉTODO: Ha sido realizado, a través de revisión sistemática, el análisis de los artículos indexados localizados en los sistemas Medline, PsycInfo, ProQuest, Web of Science y Lilacs, entre 2000 y 2005, utilizando los descriptores: depressive symptoms, depressive, adolescence, teenager y cannabis. RESULTADOS: La mayoría de los estudios confirma existir una asociación entre síntomas depresivos y el uso de cannabis en la adolescencia, cabe destacar que esta asociación es más frecuente en el uso precoz y regular de cañabais. CONCLUSIÓN: Los síntomas depresivos/Depresión están relacionados al uso/abuso y dependencia de cañabais en la adolescencia, siendo entonces importante que estas variables puedan ser investigadas en la práctica clínica como también en programas de prevención que aborden de forma simultánea estos síntomas/trastornos en este período de la vida.

    Resumo em Inglês:

    The association between depressive symptoms and cannabis use is investigated. Due to the fact that depression has been a common psyquiatric disorder in adolescence, depressive cases usually present high rates of psychiatric comorbidities and the abuse of psychoactive substances is frequent. Systematic review, studies at PsycInfo, ProQuest, Web of Science and Lilacs databases analyzed between 2000 and 2005 are discussed. Results show that nine out of the thirty-six studies discuss depression and cannabis use or addiction in adolescents. Whereas the association between depressive symptoms and the use of cannabis during adolescence is confirmed, it is more frequent in an early and continuous cannabis use. Research shows that depressive symptoms are related to cannabis use, abuse and dependence during adolescence. Abovementioned variables must be investigated in clinical practice and in prevention programs that simultaneously focus on these disorders.
  • Por uma ciência-profissão: o psicodiagnóstico interventivo com o método de investigação científica Artigos

    Barbieri, Valéria

    Resumo em Português:

    Em Psicologia, a epistemologia tradicional positivista pressupõe uma separação nítida entre ciência e profissão e distingue os raciocínios que informam cada uma. A filosofia pós-moderna, contudo, alterou as relações entre ciência e profissão ao enfatizar que a escolha do paradigma deve ser guiada por sua utilidade e possibilidade de produzir conhecimentos transformadores. Nessa direção, este artigo apresenta uma análise dos pressupostos epistemológicos e metodológicos dominantes na pesquisa em Psicologia, bem como daqueles capazes de fundamentar e legitimar a atividade profissional, particularmente o Psicodiagnóstico Interventivo, como meio de produção do conhecimento científico.

    Resumo em Espanhol:

    En Psicología, la epistemología tradicional positivista presupone una separación nítida entre ciencia y profesión, y distingue los razonamientos que informan cada una. Sin embargo, la filosofía posmoderna alteró las relaciones entre ciencia y profesión al enfatizar que la elección del paradigma debe guiarse por su utilidad y posibilidad de producir conocimientos transformadores. En esa dirección, este artículo presenta un análisis de los presupuestos epistemológicos y metodológicos dominantes en la investigación en Psicología, así como de aquellos que puedan fundamentar y legitimar la actividad profesional, particularmente el Psicodiagnóstico Interventor, como lugar de producción del conocimiento científico.

    Resumo em Inglês:

    The traditional positivistic epistemology in Psychology assumes a clear separation between science and profession, and distinguishes the reasons that inform them. Post-modern philosophy, however, changed the relationship between science and profession due to the fact that it highlighted the choice of the paradigm which must be guided by its utility and by its ability to produce transforming knowledge. Current paper analyzes the epistemological and methodological assumptions dominant in psychological research and those which may establish and legitimate the professional activity. This is particularly true of Therapeutic Assessment as a production milieu of scientific knowledge.
  • Propriedades psicométricas dos itens do teste WISC-III Artigos

    Figueiredo, Vera Lúcia Marques de; Mattos, Viviane Leite Dias de; Pasquali, Luis; Freire, Aline Poester

    Resumo em Português:

    O aperfeiçoamento de um teste se dá através da seleção, substituição ou revisão de itens, e quando um item é analisado, aumenta a validade e precisão do teste. Este artigo trata da apresentação dos resultados relativos às propriedades psicométricas dos itens dos subtestes do WISC-III, referentes a dificuldade, discriminação e validade. O WISC-III é um instrumento amplamente utilizado no contexto da avaliação da inteligência, e conhecer a qualidade dos itens é essencial ao profissional que administra o teste. As análises foram efetuadas com base nas pontuações de 801 protocolos do teste, aplicados por ocasião da pesquisa de adaptação a um contexto brasileiro. As análises mostraram que os itens adaptados apresentaram características psicométricas adequadas, possibilitando a utilização do instrumento como meio confiável de diagnóstico.

    Resumo em Espanhol:

    El perfeccionamiento de un teste ocurre por la selección, sustitución o revisión de ítenes y, cuando un item es analisado, aumenta la validez y fiabilidad del teste. Ese artículo trata de la presentación de los resultados relativos a las propiedades psicométricas de los ítenes del subtest WISC-III, referentes a la dificultad, a la discriminación y a la validez. El WISC-III es un instrumento muy utilizado en el contexto de la evaluación de la inteligencia, y conocer a la calidad de los ítenes es esencial al profesional que administra el teste. Los análisis fueron efectuados con base el los puntajes de 801 protocolos de registro del teste, aplicados por ocasión de encuesta de estandarización a un contexto brasileño. Los análisis enseñaron que los ítenes adaptados apuntaron características psicométricas adecuadas, permitiendo la utilización del instrumento como medio confiable de diagnóstico.

    Resumo em Inglês:

    The improvement of the quality of items by selection, substitution and review will increase a test's validity and reliability. Current essay will present results referring to psychometric properties of WISC-III items, specifically difficulty, discrimination and validity of items. Since WISC-III is a widely used test for the assessment of intelligence, knowledge on the quality of items of the test seems to be essential for professionals using it. Analyses were performed on data 801 protocols obtained in the adaptation research of a test within a Brazilian context. Analyses showed that the adapted items presented adequate psychometric features which make it a reliable diagnostic tool.
  • Avaliação estrutural da escala de ajustamento diádico Artigos

    Hernandez, José Augusto Evangelho

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar a Escala de Ajustamento Diádico respondida por uma amostra não-probabilística de homens e mulheres brasileiros que estavam em relacionamento amoroso de diversos tipos. Os 542 sujeitos foram recrutados em diversos locais de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Através da técnica estatística Análise Fatorial, este estudo realizou um exame da estrutura da escala. Os resultados obtidos foram comparados com o estudo original de construção do instrumento e outras confirmações subseqüentes. Através da comparação dos escores médios dos diferentes tipos de casais da amostra atual se pôde verificar o poder discriminativo do instrumento e, além disso, foi examinada sua fidedignidade. Apareceram evidências que dão razoável suporte à versão brasileira do instrumento para sua utilização na pesquisa e na clínica psicológica.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito del estudio presente fue evaluar la Escala de Ajuste Conyugal contestada por una muestra non-probabilistic de hombres y mujeres brasileños que estuvieron implicados con relaciones de amor de varias clases. Los 542 sujetos fueron reclutados en varios sitios en Porto Alegre/RS y su área metropolitana. Con la técnica de estadística del análisis factorial, este estudio examinó la estructura de la escala. Los resultados fueron comparados a la construcción original del instrumento y de otras confirmaciones subsecuentes. Comparando las puntuaciones promedio de las clases diferentes de parejas de la muestra presente, podemos verificar el poder discriminatorio del instrumento, además de esto, su fiabilidad fue examinada también. Pruebas mostradas, del apoyo razonable a la versión brasileña del instrumento para su uso en la investigación y en clínica de psicología.

    Resumo em Inglês:

    The Dyadic Adjustment Scale answered by a non-probabilistic sample of Brazilian males and females involved in different types of love relationships is assessed. The 542 subjects were recruited in several sites in Porto Alegre RS Brazil and its metropolitan area. Current study examined the scale structure by the Factor Analysis statistics technique. Results were compared to the original construction of the instrument study and other subsequent confirmations. The comparison of average scores of different kinds of couples in current sample verified the discriminative power of the instrument and its reliability. Evidences support the instrument's Brazilian version in research and in Psychology clinics.
  • Valores humanos e interesses vocacionais: um estudo correlacional Artigos

    Gouveia, Valdiney Veloso; Meira, Maja; Gusmão, Estefânea Élida da Silva; Souza Filho, Marcílio Lira de; Souza, Luana Elayne Cunha de

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo principal identificar em que medida os interesses vocacionais dos adolescentes se relacionam com os valores que indicam como prioritários em suas vidas. Para alcançar este objetivo contou-se com a participação de 307 estudantes do ensino médio (público e privado) de João Pessoa (PB), com idade média de 16 anos (DP = 1,60). Os participantes responderam ao Inventário de Interesse Vocacional (UNIACT) e ao Questionário dos Valores Básicos (QVB). Os resultados demonstraram que os interesses vocacionais e os valores humanos estão correlacionados. Tais achados são discutidos em função das congruências entre as características descritoras de ambos os construtos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo principal identificar en qué medida los intereses vocacionales de los adolescentes se relacionan con los valores que éstos indican como prioritarios en sus vidas. Para lograr este objetivo, se ha tenido en cuenta una muestra de 307 estudiantes de bachillerato (escuelas públicas y privadas) de João Pessoa (PB), con edad promedia de 16 años (DT = 1.60). Los participantes contestaron al Inventario de Interés Vocacional (UNIACT) y al Cuestionario de los Valores Básicos (CVB). Los resultados indicaron que los intereses vocacionales y los valores humanos están correlacionados. Estos hallazgos son discutidos de acuerdo con las congruencias entre las características descriptoras de ambos constructos.

    Resumo em Inglês:

    The manner students' vocational interests are linked to their value priorities is analyzed. Participants comprised 307 undergraduate students, mean age 16 years (SD = 1.60), from private and public schools of João Pessoa PB Brazil. They answered the Vocational Interest Inventory (UNIACT), Basic Value Survey (BVS), and demographic questions. Results show correlations between vocational interests and human values. These findings may be discussed as a result of the congruencies among the descriptive traits of the two constructs.
  • Grupo de reflexão com profissionais do Programa Saúde da Família Relatos De Experiência

    Cambuy, Karine; Amatuzzi, Mauro Martins

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo descrever uma prática de grupo de reflexão, também denominado grupo de crescimento, dentro de um enfoque da abordagem humanista, e compreender em que sentido esta prática pode ajudar profissionais de saúde a rever suas experiências e se posicionarem de maneira mais atuante em seu contexto de trabalho. Participaram do grupo treze profissionais de uma equipe do Programa Saúde da Família inseridos em uma Unidade Básica de Saúde na região Sul do município de Campinas - SP. A descrição e a compreensão desta experiência partiram de narrativas da coordenadora do grupo sobre as vivências relatadas pelos profissionais e de versões de sentido escritas pelos participantes logo após cada encontro. A reflexão acerca de situações mobilizadoras do exercício profissional contribuiu para repensar aspectos importantes da prática e sugerir soluções criativas para os problemas enfrentados. Os participantes avaliaram ter obtido crescimento pessoal e coletivo, a partir da reflexão de suas experiências.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene como objetivo describir una práctica de grupo de reflexión, también llamado grupo de crecimiento, dentro de un enfoque del abordaje humanista y comprender en qué sentido esta práctica puede ayudar profesionales de salud a que revean sus experiencias y que se posicionen de forma más actuante en su contexto de trabajo. Han participado del grupo trece profesionales de un equipo del Programa Salud de la Familia inseridos en una Unidad Básica de Salud en la región sur de la ciudad de Campinas-SP. La descripción y la comprensión de esta experiencia han partido de narraciones de la coordinadora del grupo sobre las vivencias referidas por los profesionales y de versiones de sentido escritas por los participantes inmediatamente después de cada encuentro. La reflexión sobre situaciones de movilización del ejercicio profesional ha contribuido para repensar aspectos importantes de la práctica y sugerir soluciones creativas para los problemas enfrentados. Los participantes han evaluado haber tenido crecimiento personal y colectivo, a partir de la reflexión de sus experiencias.

    Resumo em Inglês:

    Activities of a reflection group, also known as growth group, are described in the context of a humanistic approach, and the manner such practice might help health professionals in reviewing their experiences and behaving more actively in their work's environment is provided. Thirteen professionals from the Family Health Program team of a Basic Health Unit in the southern region of Campinas, SP, Brazil, have taken part. Description and the comprehension of such an experience were provided by narratives of the group's female coordinator on the experience of these professionals and participants' reports written immediately after the meeting. Reflection on mobilizing situations in the exercise of the profession contributed towards the re-thinking of important aspects and the suggestion of creative solutions for the issues involved. Participants reported a personal and collective growth through a reflection of their experiences.
  • O papel de espelho em um Centro de Atenção Psicossocial Relatos De Experiência

    Franchini, Cristiane Bach; Campos, Elisa Maria Parahyba

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende refletir sobre o papel de espelho no tratamento oferecido em um centro de atenção psicossocial, o CAPS-T, utilizando-se o referencial psicanalítico com abordagem Winnicottiana. A mãe, que funciona como um espelho, reflete ao bebê, em seu olhar, algo que se refere a ele, e ser visto é uma das bases para o sentimento de existir, de forma que o "si-mesmo" verdadeiro, reconhecido, pode constituir-se. Quando o papel de espelho está ausente, o bebê não vê a si, o que pode levá-lo a uma existência reativa. No CAPS, com uma alta incidência de pacientes psicóticos, torna-se fundamental o oferecimento de uma provisão ambiental adequada, o que inclui o papel de espelho, facilitando o processo de amadurecimento. A equipe deve ser um espelho único e atuar no ambiente social do paciente, possibilitando o surgimento do papel de espelho nas pessoas e a construção de um ambiente mais adequado.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo pretende hacer una reflexión sobre el papel del espejo en un Centro de Atención Psicosocial, Caps - T, utilizando el referencial Psicoanalitico de abordaje Winnicottiano. La madre que funciona como un espejo refleja al bebé con su mirada algo que a él se refiere. Ser visto es una de las bases para el sentimiento de existir, de manera que el verdadero si mismo, reconocido, puede constituirse. Cuando el papel de espejo esta ausente, el bebé no se puede ver a si mismo, lo que puede llevarlo a una existencia reactiva. En el CAPS es fundamental que se le ofrezca una provisión ambiental adecuada, lo que incluye el papel del espejo, facilitando el proceso de maduración. El equipo debe ser un único espejo y actuar en el ambiente social del paciente, propiciando el surgimiento del papel de espejo en las personas y la construcción de un ambiente más adecuado.

    Resumo em Inglês:

    The role of the mirror in the treatment at a Psychosocial Care Center called CAPS-T, using a Winnicottian psychoanalytical framework is provided. The mother, as a mirror, reflects to the baby, in her eyes, something that refers to the baby. The act of seen is one of the bases for feeling that one exists so that the true, recognized self may be constituted. However, when the role of the mirror is absent, the baby does not see itself and may lead it towards a reactive existence. At the Psychosocial Care Center, with its high incidence of psychotic patients, an adequate environment is offered, which includes the mirror-role, and facilitates the maturing process. The team must be a single mirror and must act in the patient's social environment, enabling the emergence of the role of the mirror in people and the construction of a more adequate environment.
  • Lançando luz sobre atividade e trabalho: a contribuição da Ergologia Resenha

    Zambroni-de-Souza, Paulo César; Souza, Ana Maria Ramos Zambroni de
  • Errata

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
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