RESUMO
No presente artigo apresentam-se resultados de pesquisa exploratória visando identificar modos pelos quais crianças pré-escolares podem aprender a utilizar elementos semióticos no aprimoramento de sua memória mediada. O método utilizado foi um jogo de cartas, planejado especialmente para a pesquisa e realizado com 6 grupos de 3 crianças (18 participantes) da faixa etária entre 5 e 6 anos, pertencentes a uma turma de Educação Infantil de uma escola municipal. Os resultados permitiram refletir sobre a apropriação de estratégias de mediação da memória no desenvolvimento humano. Esses resultados são contrastados com as etapas de constituição da memória mediada apresentadas por L. S. Vigotski e colaboradores, destacando-se a importância da mediação do pesquisador e dos pares e seus efeitos sobre o deslocamento entre os níveis de memória. Espera-se que o estudo permita o avanço de pesquisas sobre o tema e contribua para fundamentar práticas pedagógicas potentes para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
Palavras-chave:
Memória; Psicologia histórico-cultural; crianças em idade pré-escolar