vigilância (Simões, & Tiedeman, 1977Simões, E.A.Q., & Tiedemann, K.B. (1977). Psicologia da Percepção. São Paulo: EPU.; Sternberg, 2000Sternberg, R.J. (2000). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed.) atenção mantida (Benczik, & Casella, 2007Benczic, E.B.P., & Casella, E.B. (2007). Atenção. Em Schelini, P.W. (Org.) Alguns Domínios da Avaliação Psicológica (pp. 31-58). Campinas, SP: Alínea) atenção sustentada (Benczik, & Casella, 2007Benczic, E.B.P., & Casella, E.B. (2007). Atenção. Em Schelini, P.W. (Org.) Alguns Domínios da Avaliação Psicológica (pp. 31-58). Campinas, SP: Alínea) atenção contínua (Boujon, & Quaireau, 2000Boujon, C., & Quaireau, C. (2000). Atenção e aproveitamento escolar. São Paulo: Loyola.) |
estado de preparação para detectar e responder a determinadas mudanças no ambiente |
sondagem (Sternberg, 2000Sternberg, R.J. (2000). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed.) |
procura ativa por um determinado estímulo |
atenção seletiva (Benczik, & Casella, 2007Benczic, E.B.P., & Casella, E.B. (2007). Atenção. Em Schelini, P.W. (Org.) Alguns Domínios da Avaliação Psicológica (pp. 31-58). Campinas, SP: Alínea; Boujon, & Quaireau, 2000Boujon, C., & Quaireau, C. (2000). Atenção e aproveitamento escolar. São Paulo: Loyola.; Matlin, 2004Matlin, M.W. (2004). Psicologia Cognitiva. Rio de Janeiro: LTC.; Simões, & Tiedeman, 1977Simões, E.A.Q., & Tiedemann, K.B. (1977). Psicologia da Percepção. São Paulo: EPU.; Sternberg, 2000Sternberg, R.J. (2000). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed.) atenção focalizada (Boujon, & Quaireau, 2000Boujon, C., & Quaireau, C. (2000). Atenção e aproveitamento escolar. São Paulo: Loyola.) atenção focada (Benczik, & Casella, 2007Benczic, E.B.P., & Casella, E.B. (2007). Atenção. Em Schelini, P.W. (Org.) Alguns Domínios da Avaliação Psicológica (pp. 31-58). Campinas, SP: Alínea) |
escolha de um estímulo em relação a outro para prestar atenção |
atenção dividida (Benczik, & Casella, 2007Benczic, E.B.P., & Casella, E.B. (2007). Atenção. Em Schelini, P.W. (Org.) Alguns Domínios da Avaliação Psicológica (pp. 31-58). Campinas, SP: Alínea; Boujon, & Quaireau, 2000Boujon, C., & Quaireau, C. (2000). Atenção e aproveitamento escolar. São Paulo: Loyola.; Matlin, 2004Matlin, M.W. (2004). Psicologia Cognitiva. Rio de Janeiro: LTC.; Simões, & Tiedeman, 1977Simões, E.A.Q., & Tiedemann, K.B. (1977). Psicologia da Percepção. São Paulo: EPU.; Sternberg, 2000Sternberg, R.J. (2000). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed.) |
distribuição dos recursos de atenção para coordenar o desempenho em mais de uma tarefa |
atenção conjunta (Boujon, & Quaireau, 2000Boujon, C., & Quaireau, C. (2000). Atenção e aproveitamento escolar. São Paulo: Loyola.) atenção compartilhada (Bosa, 2002Bosa, C. (2002). Atenção Compartilhada e identificação precoce do Autismo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1),77-88.) |
ajuste do olhar em uma direção, em resposta aos deslocamentos do olhar do outro com quem interage |
atenção alternada (Benczik, & Casella, 2007Benczic, E.B.P., & Casella, E.B. (2007). Atenção. Em Schelini, P.W. (Org.) Alguns Domínios da Avaliação Psicológica (pp. 31-58). Campinas, SP: Alínea) |
capacidade do individuo mudar o foco de atenção |