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ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: INTERVENÇÕES COM PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL

Actuación en Psicología Escolar: Intervenciones con profesionales sobre Educación Sexual

RESUMO

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência da atuação em Psicologia Escolar em uma escola pública da cidade de João Pessoa. Ancora-se nos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural de Vigotski, considerando o psicólogo como mediador das relações e dos conhecimentos. Em uma perspectiva de atuação preventiva e institucional, a intervenção foi realizada por profissionais da Psicologia junto a professores, tutores e oficineiros da escola, e o foco foi a educação sexual, visando instrumentalizá-los sobre o tema para possibilitar uma abordagem adequada às demandas das crianças. A experiência mostrou que a formação com os profissionais da escola tem o potencial de promover novas reflexões e possibilidades de atuação em sala de aula. Além disso, corroborou a perspectiva do papel do profissional de Psicologia como mediador das reflexões, dos processos formativos e de mudanças nas metodologias, ainda que nesse processo haja obstáculos e dificuldades.

Palavras-chave:
Psicologia Escolar; formação de professores; educação sexual

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