Acessibilidade / Reportar erro

Burnout, apoio social e satisfação no trabalho professores

Foi analisada a relação entre as variáveis de Burnout, Apoio social e Satisfação no trabalho em uma amostra de 89 professores de estabelecimentos municipais de ensino da cidade de Rengo, Chile. Foram administradas escalas de Burnout, Apoio Social e Satisfação no Trabalho correspondentes às variáveis estudadas. Foi observado que os professores estavam afetados significativamente por sintomatologia e presença de Burnout. No entanto, apresentaram altos níveis de Apoio social e Satisfação no trabalho, fatores que diminuiriam os efeitos nocivos da Síndrome Burnout devido ao trabalho. Além disso, foram encontradas relações significativas entre essas variáveis , demonstrando que o Burnout relaciona-se de forma inversa tanto com a variável Apoio social (r =- 0,526, p <0,01) quanto com Satisfação no trabalho (r =- 0,477, p <0 , 01). Finalmente, relata-se que o Apoio social e a Satisfação no trabalho estão diretamente relacionados (r = 0,684, p <0,01).

Stress ocupacional; satisfação no trabalho; professores


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br