RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar a percepção de profissionais da Saúde e da Educação sobre as dificuldades de aprendizagem e a relação escola-UBS quando essas dificuldades geram encaminhamentos. A instituição de ensino participante é uma escola municipal de Ensino Fundamental e a sua UBS de referência no território. Esta pesquisa teve como fundamento metodológico a Pesquisa Ação-Participação e a Epistemologia Qualitativa de González-Rey. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com profissionais, as quais foram transcritas e analisadas a partir da análise construtivo-interpretativa. As dificuldades de aprendizagem são definidas a partir de expectativas do sistema educacional e podem gerar encaminhamentos quando a escola suspeita de algum distúrbio ou deficiência, utilizando marcadores genéricos sobre o desenvolvimento infantil. Observa-se a falta de devolutiva da UBS para a instituição escolar. A relação entre os serviços depende da família e dos profissionais da Educação, comprometendo o acompanhamento do desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: psicologia escolar; dificuldades escolares; psicologia do desenvolvimento; sistema único de saúde; ensino público