RESUMO
A educação inclusiva é o direito que garante a participação de todos os alunos, assim como a sua participação e também a possibilidade de progredirem dentro do sistema educacional. Ao longo do estudo a seguir, daremos uma breve olhada nesse processo, ainda em andamento, abordando os aspectos mais relevantes em relação à legislação e literatura referente a este assunto. O objetivo principal é propor uma escala de medida do nível de inclusão e conhecer quais são os aspectos fundamentais para realizar uma inclusão verdadeira. O aspecto mais novo incluído neste estudo está relacionado aos resultados da pesquisa empírica, que empresta uma estrutura científica para esse processo. Propomos uma escala de mensuração para a educação inclusiva (CSEI) que - levando em consideração a opinião de 133 professores - inclui 10 fatores considerados essenciais para se chegar a uma conclusão confiável. Além disso, usando modelos de regressão causal e linear, podemos ilustrar o fato de que o conhecimento relativo à inclusão é mais importante do que o conhecimento relativo à deficiência. Além disso, a melhoria nas medidas de integração, bem como a correção de deficiências no ensino, são aspectos fundamentais a serem considerados para se atingir a educação inclusiva.
Palavras-chave:
Inclusão escolar; educação; professores