Resumo
A entrevista com tarefa tem-se revelado um instrumento útil para os profissionais da educação pois, através das interações dos intervenientes, podemos avaliar os processos e as estratégias aplicados pelos aprendizes numa determinada tarefa. O modelo que seguimos é atribuído a Zimmerman (2000Zimmerman B. J. (2000). Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. Em: M. Boekaerts; P. Pintrich; M. Zeidner (Eds.), Handbook of Self-Regulatio n. New York: Academic Press. 13-39., 2013Zimmerman B. J. (2013). From Cognitive Modeling to Self-Regulation: A Social Cognitive Career Path. Educational Psychologist, 48(3), 135-147.), com uma perspectiva sociocognitiva. Assim, pretendemos, não só averiguar se a entrevista com tarefa pode auxiliar os profissionais a identificar processos autorregulatórios na aprendizagem, como potenciá-los nos aprendizes. Efetuamos seis entrevistas semiestruturadas a dois alunos, ao realizarem um resumo. Os resultados permitem inferir sobre o planejamento estratégico que eles fazem, quais as suas crenças de autoeficácia, a capacidade de automonitorar a tarefa e aplicar estratégias de compreensão. Verificamos também a evolução nos perfis de aprendizagem já que os alunos passaram a: adequar os objetivos das estratégias, interiorizar normas de ação e fazer revisão. Dada a sua pertinência, pretendemos alargar a investigação para lhe conferir maior aplicabilidade e estender o seu potencial.
Palavras-chave:
entrevista; aprendizagem; autorregulação