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Hegemonia e emancipação, elementos representacionais do objeto social da escola

RESUMO

A escola, como espaço de relações ou como estabelecimento educador pela transmissão de conhecimentos, mantém uma relação direta com as famílias. Este estudo problematiza a relação escola / família em grau escolar - ensino médio - no contexto da Cidade de Pasto - Colômbia. O objetivo é explorar as representações sociais que a escola tem pais e mães de família de estudantes de secundaria (ensino médio). Conta-se com informação de 143 pessoas vinculadas a instituições educativas públicas. Com o uso de um questionário de perguntas abertas indagou-se a dimensão de informação e a dimensão de atitude do conteúdo representacional. Os resultados mostram três categorias: desempenho dos docentes, ensino e desempenho de estudantes como parte do conteúdo representacional, as quais mediam na imagem da escola. Estes resultados permitem inferir que existem elementos tendentes à conformação de representações sociais hegemônicas e representações sociais emancipadas.

Palavras-chave:
representação social; família; escola; professores

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