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Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers

Teaching practices in health area: contributions for reflexions from Carl Rogers

Prácticas docentes en la salud: contribuciones para una reflexión a partir de Carl Rogers

O trabalho do profissional da área da saúde depende da qualidade técnica e da interação pessoal que institui. Sua formação deve oferecer subsídios para que o egresso utilize características humanistas ao exercer sua prática profissional. Esta pesquisa, realizada com o aporte teórico de Carl Rogers, objetivou verificar a presença da concepção humanista nas práticas educativas dos professores da área da saúde de uma universidade em MG. Optou-se por uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta dos dados procedeu-se por meio de um questionário aplicado a 41 docentes de 05 cursos da saúde. De forma singela, verificou-se a presença de propostas humanistas: nos Projetos Pedagógicos dos cursos, que defendem um ensino centrado no estudante com professores facilitadores e aprendizagem significativa; e nas práticas pedagógicas docentes, delineadas na forma como o professor articula o conteúdo, avalia, planeja, interage com os alunos e utiliza as estratégias de ensino.

Formação dos profissionais da saúde; educação; Humanismo


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