Acessibilidade / Reportar erro

A utilidade do wisc na detecção de problemas de atenção em escolares

WISC usefulness in the attention problem detection

Este trabalho é parte de um estudo maior destinado a comparar aspectos neurológicos e psicológicos de escolares e tem como objetivo verificar a viabilidade de utilização da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) para identificação de problemas de atenção em escolares e do Roteiro de Investigação da Atenção (RIA). Foram sujeitos 29 escolares de primeira série de uma escola pública. Os resultados obtidos com o RIA possibilitaram a definição de dois grupos de sujeitos, um com 10 sujeitos com indicativos de problemas de atenção e o outro com 19 sujeitos sem indicativos de problemas de atenção. Os resultados obtidos na análise estatística indicaram a existência de diferença significativa para duas dimensões de QI, o Verbal e Total, que se apresentam inferiores no grupo com indícios de problemas com a atenção. A média obtida entre os resultados dos três subtestes do WISC revelou diferença significativa para Aritmética e Dígitos, com médias inferiores para o grupo de sujeitos com indícios de problemas com a atenção, o mesmo não ocorrendo para o subteste Código.

Atenção; Avaliação; WISC


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br