Acessibilidade / Reportar erro

PROXÊMICA E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA

Proxémica y comunicación no verbal en la interacción en sala de clase

RESUMO

Este artigo relata um estudo realizado sobre a interação professor-aluno em uma escola pública dos anos iniciais, na cidade de Santiago, Chile. O estudo realizou uma análise quantitativa dos quadros das imagens capturadas por uma minicâmera montada em óculos de um grupo de 18 estudantes. Os quadros selecionados foram os que a professora aparece no campo visual dos alunos. A análise foi desenvolvida a partir do conceito de proxêmica e os resultados mostram que há momentos em que a professora da sala de aula interage com os alunos em um nível mais próximo e, em outros, há um distanciamento maior. Além disso, foi possível identificar diferenças entre meninos e meninas quanto aos padrões proxêmicos de envolvimento visual na interação. Os resultados deste estudo sinalizam novos sentidos para a análise da interação professor-aluno com foco em aspectos não verbais na construção das relações de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave:
interação professor-estudante; proxêmica; comunicação não-verbal

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br