Acessibilidade / Reportar erro

Pensamento metacognitivo, crítico e criativo em contextos educativos: conceitualização e sugestões didáticas

RESUMO

O presente artigo aborda os conceitos de pensamento metacognitivo, crítico e criativo, abordando uma revisão desde os aportes da psicologia e da neurociência cognitiva, e seu impacto tanto na aprendizagem como no rendimento acadêmico. Como primeiro objetivo, aborda-se uma conceitualização dos processos de pensamento metacognitivo, crítico e criativo segundo a literatura clássica e atual. Em segundo lugar, sugerem-se algumas ações didáticas aos profissionais da educação para estimular o desenvolvimento de cada um dos tipos de pensamento. Como resultado da revisão e da reflexão, conclui-se que o desenvolvimento do pensamento é a chave para fazer mais eficientes os processos de ensino e aprendizagem, posto que o estudante adquire um papel ativo e autonomia na construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, que transcendem as diferentes esferas do desenvolvimento humano.

Palavras-chave:
Metacognição; pensamento crítico; criatividade

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br