Acessibilidade / Reportar erro

DISCURSOS DE GÊNERO NOS LIVROS INTRODUTÓRIOS À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Discursos de género en los libros introductorios a la Psicología del Desarrollo

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar os discursos sobre gênero presentes em livros introdutórios das disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento de cursos de graduação em Psicologia, em universidades públicas brasileiras. Identificamos, com base em uma consulta aos planos de ensino desses cursos, os dois livros mais citados. Organizamos, examinamos e apresentamos o material, tendo em vista os procedimentos da pesquisa documental: o contexto de produção das obras, suas autorias e as os discursos sobre gênero nas descrições dos marcadores etários (infância e adolescência). A partir das contribuições dos estudos feministas e queers sobre gênero e das contribuições de Michel Foucault sobre o biopoder, identificamos possíveis efeitos do discurso na função controle e limitação dos modos de gestar as experiências de gênero, na infância e na adolescência. Formulamos considerações a respeito desses efeitos e da circunstância de a formação na área se aproximar das críticas ao discurso científico, desde os estudos feministas e queer.

Palavras-chave:
gênero; discurso; psicologia do desenvolvimento

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br